Se o futuro do automóvel depender desta trinca japonesa, os motores de combustão interna terão vida longa. A Toyota (que tem participação de 20% na Subaru e 5%, na Mazda) revelou que investirá numa nova linha de motores de quatro cilindros em linha. A Mazda mostrou um motor rotativo que pode funcionar com combustíveis alternativos e a Subaru trabalha em um boxer aliado com sistema híbrido. As três fabricantes emitiram declaração conjunta a respeito sexta-feira passada
Durante a conferência conjunta realizada pelas três fabricantes, foram revelados três novos motores que estão em fase de desenvolvimento:
- O 1,5-L de aspiração atmosférica, com cerca de 10% de redução em tamanho e peso se comparado aos atuais motores de mesma cilindrada. Por se tratar de um motor em período de desenvolvimento, informações sobre potência e consumo não foram divulgados, mas segundo a fabricante será mais potente e econômico que os atuais.
- O 1,5-L turbocarregado, com redução de tamanho em torno de 20%, potência similar e um ganho de 30% em eficiência se comparado ao 2,4-L de aspiração atmosférica atualmente em produção. Outra vantagem é a redução de 15% na altura.
- O 2-L turbocarregado, 10% menor, mais potente e 30% mais eficiente em comparação ao atual 2,4-L turbocarregado. A altura máxima também foi reduzida em 10%.
Esses motores estão sendo projetados para os automóveis da Toyota, mas provavelmente em algum momento também serão usados nos carros da Mazda e Subaru.
Além dos combustíveis usuais, o objetivo é que sejam compatíveis com opções alternativas, como a gasolina sintética, biocombustível e hidrogênio líquido.
MF