O Smart Roadster de motor traseiro tricilindro durou apenas quatro anos, se tornando um clássico entre entusiastas de pequenos carros esportivos em toda a Europa. Agora, a Smart está considerando um renascimento elétrico de seu esportivo Roadster, produzido de 2002 a 2005.
“Temos três grandes carros e nenhum deles é um Roadster, mas por que não?”, disse o presidente da Smart Europe, Dirk Adelmann, quando perguntado sobre a perspectiva de um retorno em entrevista ao site da Autocar.
Toda a sua linha atual é composta de crossovers, mas a marca já está trabalhando em um sucessor do microcarro ForTwo que tornou a empresa famosa no início dos anos 2000. O lançamento de um carro esportivo elétrico com uma pegada comparável ao Roadster original — que tinha apenas 3,4 metros de comprimento e 1,2 m de altura — levaria a Smart de volta às suas raízes como fabricante de carros ultracompactos para ambientes urbanos, contrastando com o novo #5, por exemplo, que com 4,7 metros de comprimento e 1,7 m de altura é quase tão grande quanto um Land Rover Defender 110.
Adelmann teve um Roadster como seu primeiro carro, então tem um “relacionamento muito emocional com esse veículo” e prometeu que qualquer sucessor seria fiel ao espírito do original. “Se fizermos um Roadster, tenha certeza de que será muito compacto — com certeza um de dois lugares”, disse ele.
MF