Embora já existam muitos carros atraentes, o mundo do automóvel está em constante evolução, o que significa que sempre haverá lançamentos entusiasmantes. Nos próximos anos surgirá uma grande variedade de veículos interessantes, desde elétricos inovadores a supercarros com motores V-8, Alguns já foram anunciados, outros foram apresentados como carros-conceito, e alguns são apenas um sonho, mas faz sentido esperar. Segundo a revista americana Road & Track, estes são os próximos carros programados, em ordem alfabética de marca, para chegar ao mercado nos próximos anos
BMW Série 3 e i3 (2026)
Como pão com manteiga da BMW, a série 3 tipificou o sedã esportivo compacto de luxo há décadas. Ela está prestes a passar por uma transformação significativa, que a BMW previu recentemente com seu Vision Neue Klasse concept. O série 3 não apenas terá um novo arcabouço, mas também pela primeira vez oferecerá uma variante elétrica, que devera ser chamado de i3, nome do compacto elétrico produzido entre 2014 e 2023. As proporções do carro-conceito evocam a era de ouro dos sedãs esportivos da BMW em termos de linhas retas, balanços curtos e superfície lisa.
BMW M5 Touring (2025)
A última iteração do BMW M5 sedã conta com uma propulsão híbrida recarregável na tomada controversa que aumenta muito seu peso em comparação com seu antecessor. Mas os entusiastas ainda têm algo para se animar, que é a chegada da camioneta M5 Touring. Independentemente do seu sistema de propulsão, a ideia de uma camioneta com motor V-8 de mais de 700 cv é animadora. Ela disputará espaço com a Audi RS 6 Avant e a próxima camioneta Mercedes-AMG Classe E.
Bugatti Tourbillon (2026)
Como a Bugatti poderia superar o hipercarro Chiron de 16 cilindros? Com o novo Tourbillon híbrido, é claro. Ele também tem 16 cilindros, embora não no mesmo arranjo W-16 — é um V-16 —, e a configuração híbrida eleva a potência até absurdos 1.800 cv. Apenas 250 serão construídos, e o preço será astronômico, 3,8 milhões de euros (R$ 23,75 milhões) mas é impressionante ver o nível de luxo alcançado pela Bugatti com este carro. (Leia mais)
Chevrolet Corvette ZR1 (2025)
ZR1 significa o melhor desempenho que o Corvette com motor de combustão interna entrega, mas o novo C8 ZR1 surpreenderá. Ele conta com uma versão V-8 biturbo do Z06 de 5,5 litros de absurdos 1.039 cv e velocidade máxima de 344 km/h. O ZR1 levará o nome Corvette a novos patamares de desempenho e, embora ainda não se saiba seu preço, certamente este também alcançará um novo patamar.
Dodge Charger (2025)
Para quem se decepcionou com o fim do motor V-8 Hellcat supercarregado, o novo Dodge Charger substitui o antigo cupê Challenger e o sedã Charger. A nova geração oferece muito do que um entusiasta aprecia, desde seus estilos de carroceria de duas e quatro portas, praticidade de hatchback e escolha de motores a gasolina e elétricos. O modelo a combustão terá motores de 425 cv e 557 cv, enquanto o Charger Daytona EV terá uma variante de 679 cv.
Honda Prelude (2026)
Para alegria dos entusiastas, o Prelude está de volta. Depois de mostrar um carro-conceito em Tóquio no ano passado, a Honda confirmou que a produção do Prelude chegará em breve com um conjunto motriz híbrido. Uma motorização que não seria surpresa num Prelude moderno, porém a silhueta continua elegante e não tão baixa quanto o Toyota GR 86 e o Mazda MX-5/Miata.
Hyundai Vision 74 (2025)
A Hyundai ainda não confirmou se realmente colocará o impressionante Conceito Vision 74 em produção, mas um boato proveniente de um site japonês sugere que ele pode ser revelado em breve. Este conceito retrô em forma de cunha pode ser uma adição interessante ao portfólio da Hyundai, sendo que sua atual linha não dispõe mais de um cupê esportivo de duas portas desde o encerramento da produção do Genesis Coupé, em 2016.
Jeep Recon (2026)
Este novo elétrico orientado para o fora de estrada, o Recon 4×4, foi estilizado para parecer um pouco com um Wrangler, mas pode ser muito mais moderno por dentro e oferecer uma experiência de condução mais refinada. A Stellantis também sugeriu que poderia ser oferecido com motores a combustão. A conferir nos próximos meses suas especificações, tamanho, preço e recursos.
Lucid Gravity (2025)
O sedã Lucid Air, de desempenho impressionante, permite antever o mesmo para o suve Gravity capaz de levar a Lucid Motors a uma nova arena. Ele oferece três fileiras de bancos, grande alcance e muita potência, além de um interior luxuoso. Resta saber se a Lucid oferecerá um suve de alto desempenho como o sedã.
Nissan GT-R (2028)
Com uma incrível potência de 1.359 cv, o estilo do carro-conceito Nissan Hyper Force parece ser o plano de um futuro carro esportivo de alto desempenho. É assim que a próxima geração do Nissan GT-R pode parecer. A eletrificação está chegando ao lendário e rápido cupê, e indica o que a Nissan espera alcançar com o próximo Godzilla.
Porsche 718 (2025)
A Porsche confirmou há alguns anos que os próximos 718 Boxster e 718 Cayman seriam elétricos em meados da década. Desde então, de tempos em tempos o carro em testes é flagrado na estrada e em Nürburgring, tudo em completo silêncio. Como esses modelos serão descontinuados no ano que vem, quem quiser um Porsche esportivo de motor central a gasolina não tem tempo a perder.
Rivian R3X (2026)
Com traços do Lancia Delta Integrale em sua forma e proporções, o Rivian R3X chamou atenção em sua estreia. A Rivian diz que ainda está longe de se tornar um veículo de produção, e temos que aguardar mais sobre suas especificações à medida que se aproxima da realidade. Há também uma versão R3 mais simples e que deve custar menos. Mas nuvens financeiras escuras pairam sobre e Rivian Automotive. É preciso esperar para ver.
Toyota EV Sports Car (2026)
Embora a Toyota ainda não tenha confirmado o lançamento de um novo carro esportivo, tudo indica que ele virá em breve. Um pequeno modelo esportivo de dois lugares foi um dos 15 conceitos mostrados em 2021. Em 2023, o novo executivo-chefe da Toyota, Koji Sato, sugeriu que seu antecessor Akio Toyoda se concentrasse no desenvolvimento de mais carros de alto desempenho. E mais recentemente a Toyota mostrou o Conceito FT-Se, que parece um renascimento, mas elétrico, do icônico MR2.
Volkswagen Scout suve e picape (2026)
A Volkswagen comprou os direitos da marca americana de veículos utilitários International Harvester em 2020, e confirmou planos para reviver a marca Scout como um suve elétrico e uma submarca de picapes a partir de 2026. A fabricante chegou ao ponto de lançar um vídeo emocional de seus futuros modelos, um suve e uma picape. Estes são destinados a concorrer com os Rivian R1T e R1S.
MF