O mercado de carros elétricos está sendo um desafio para os fabricantes. Nos últimos anos as principais empresas do setor fizeram grandes planos para priorizar a produção de EVs, mas as vendas não seguem o mesmo ritmo. Conforme já noticiamos no AE, Porsche e Tesla estão com as vendas em queda, enquanto isso, a GM adiou o lançamento do primeiro Buick EV. Agora, foi a vez da Ford mudar de planos.
Na última quarta-feira (21/08), a Ford anunciou uma grande mudança em relação aos seus futuros lançamentos, começando com o cancelamento de seu suve de sete lugares, que era previsto para 2026. Este suve era uma das grandes apostas da marca por ser um modelo de maior volume em comparação ao Mustang Mach-E. Outro projeto cancelado foi o de uma picape monobloco de tamanho similar ao da Maverick.
Por enquanto, a empresa não possui planos para lançar algum carro elétrico caso não tenha certeza que este gerará lucro em seu primeiro ano de vendas. No momento, esta alteração de planos está ocorrendo apenas nos Estados Unidos, sendo que para a Europa não está previsto nenhuma mudança em relação aos elétricos, devido a proibição da venda de veículos de combustão interna em 2035.
Segundo a Ford, o próximo suve de sete lugares que seria elétrico chegará ao mercado como um veículo híbrido, e informou em nota que esses novos suves híbridos “estenderão o alcance do veículo em viagens em relação aos automóveis elétricos puros”. A empresa também confirmou que a próxima geração de picapes empregará alguma forma de hibridização em um esforço para reduzir as emissões globais.
MF