Nas últimas semanas, surgiram matérias sugerindo que os guard-rails, conhecidos dispositivos de segurança nas rodovias, podem não ser eficazes para conter o impacto de veículos elétricos, uma vez que esses veículos são mais pesados do que os convencionais. Essa ideia, porém, está longe de ser verdadeira e, neste artigo, vamos explicar por que os guard-rails são projetados para lidar com uma ampla gama de pesos e velocidades, incluindo os carros elétricos modernos.
A origem do mito
O mito de que os guard-rails não são suficientes para segurar carros elétricos tem origem na comparação superficial entre o peso dos veículos elétricos e o de veículos com motor de combustão interna. Carros elétricos, como o Tesla Model S, o Ford Mustang Mach-E, ou o Audi e-tron, de fato, são mais pesados devido às baterias. Entretanto, afirmar que essa diferença de peso compromete a segurança dos dispositivos de contenção não considera como os guard-rails são realmente projetados e testados.
Como os guard-rails funcionam?
Os guard-rails, também conhecidos como barreiras de segurança e defensas metálicas, são desenvolvidos para suportar o impacto de uma vasta gama de veículos, de pequenos carros de passeio até caminhões de grande porte. A principal função dessas barreiras é evitar que os veículos saiam da pista em áreas críticas, como curvas fechadas, penhascos ou pontes, minimizando o risco de colisões com objetos fixos ou quedas.
Os guard-rails são submetidos a rigorosos testes de impacto de acordo com normas internacionais, como as especificações NCHRP 350 (National Cooperative Highway Research Program) ou as mais recentes normas MASH (Manual for Assessing Safety Hardware). Esses testes incluem veículos de diferentes pesos e tamanhos, desde carros leves até caminhões com mais de 10 toneladas, sendo os parâmetros definidos para absorver e dissipar a energia cinética do veículo durante o impacto.
Por que carros elétricos não representam um risco adicional?
Para contestar a ideia equivocada de que carros elétricos representam um desafio maior para os guard-rails, é importante destacar que, embora sejam mais pesados, eles ainda se enquadram na faixa de testes de colisão para a qual essas barreiras foram projetadas. A massa de um Tesla Model X, por exemplo, está em torno de 2.500 kg, enquanto um picapes médias e caminhões ultrapassam facilmente esse valor. Assim, os guard-rails são mais que capazes de lidar com o impacto de um carro elétrico de até 3.000 kg.
Adicionalmente, os carros elétricos possuem características que podem, na verdade, favorecer a contenção em caso de impacto. A distribuição de peso mais equilibrada devido às baterias localizadas no assoalho, por exemplo, tende a reduzir o risco de capotagem, que é uma das situações mais críticas em colisões. Além disso, o centro de gravidade mais baixo dos carros elétricos significa que eles são menos propensos a subir e passar por cima das barreiras.
Evolução e adaptação dos sistemas de segurança
Os fabricantes de sistemas de segurança rodoviária estão constantemente inovando e adaptando seus produtos às novas realidades do trânsito. Tecnologias como os guard-rails deformáveis, sistemas de contenção de cabo de aço, e barreiras de concreto segmentadas são projetadas para absorver impactos de diferentes magnitudes, conforme o aumento de veículos mais pesados e com diferentes centros de gravidade.
Portanto, a evolução dos veículos, incluindo o aumento da frota de elétricos, é acompanhada pela evolução dos dispositivos de segurança. As normas atuais já consideram um cenário de tráfego misto, em que diferentes tipos de veículos, incluindo suves de grande porte, coabitam as mesmas estradas. A engenharia de segurança rodoviária está sempre um passo à frente, garantindo que, independentemente do tipo de veículo, as barreiras sejam eficazes em proteger vidas.
Conclusão
A ideia de que guard-rails não são suficientes para segurar o impacto de carros elétricos é baseada em uma compreensão superficial e equivocada da engenharia de segurança rodoviária. Os sistemas de contenção são projetados para lidar com uma ampla gama de pesos e tamanhos de veículos, incluindo os elétricos, e são constantemente testados e atualizados para refletir as novas realidades do trânsito. Portanto, não há motivo para pânico: os guard-rails, como sempre, continuam cumprindo seu papel de proteger motoristas, passageiros e pedestres.
GB