O Chevrolet Corvette renovou seu status como carro dos sonhos dos americanos em 2019, quando o modelo de 8ª geração estreou a configuração de motor central-traseiro junto com um visual totalmente novo. Desde então, o C8 tem representado um sério desafio aos melhores carros esportivos europeus com uma grande vantagem— algo especialmente verdadeiro para sua variante ZR1 de 1.079 cv que está a caminho.
No entanto, ele pode ser que ele não venha a desafiar os melhores daquele continente em seu território. Uma nova notícia do site GM Authority diz que, ao contrário das variantes Stingray, Z06 e E-Ray, o novo Corvette ZR1 não estará disponível na Europa.
Consultada a respeito, a Chevrolet não confirmou nem negou. “Dissemos que o Corvette ZR1 estará disponível em nossos mercados da América do Norte e Oriente Médio”, disse o porta-voz Trevor Thompkins à Road & Track. Não está claro se isso é uma estratégia diante da situação atual de restrições ou apenas indica um plano para o futuro.
Embora as fontes anônimas do GM Authority não tenham declarado por que o ZR1 não chegará ao outro lado do Atlântico, as regras de emissões cada vez mais rigorosas da Europa que devem entrar em vigor no ano que vem (Euro 8) podem muito bem ser as culpadas. O Z06 já tem restrição na Europa, seu escapamento mais restritivo que tira 34 cv e 2,9 m·kgf do seu V-8 de alta rotação; é bem possível que a GM tenha achado que não valia a pena o tempo e a esforço no desenvolvimento de uma nova configuração de motor que aumentasse o desempenho para o punhado de ZR1 que provavelmente venderia lá.
Temos pena dos nossos amigos do outro lado do Atlântico, pois essa nova versão do Corvette tem um desempenho absolutamente colossal. Seu V-8 biturbo de 5,5 litros produz 1.079 cv e 114,5 m·kgf. O ZR1 não só entrega mais potência do que qualquer Corvette de fábrica já feito, mas também é o V-8 mais potente que uma fabricante americana já colocou num carro de produção.
E, claro, não é apenas carro para retas; o Corvette topo de gama feito para enfrentar curvas de qualquer tipo. O ZR1 pode vir com uma asa traseira de elevada força descendente e outros itens focados em pista como parte do pacote ZTK. Outros mimos incluem o teto de compósito de fibra de carbono, rodas leves opcionais e emblemas ZR1 por todo o veículo — assim como a volta da janela traseira dividida inaugurada no C2 Stingray de 1963.
Sentimos muito sua má sorte, Europa.
MF
Nota: Matéria publicada no site da revista Road & Track nesta data.
Autor Kristin Shaw