Mais um automóvel elétrico entra na lista de desejos de uma parte da população que pretende passar para uma nova forma de propulsão. É o BYD Yuan Pro, versão mais compacta, simples e barata do já conhecido BYD Yuan Plus.
Antes de uma análise técnica do novo suve chinês, podemos situá-lo na faixa de alguns suves a combustão, em termos de tamanho, como o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta e o Honda HR-V, portanto não espere espaços internos generosos neste BYD. O porta-malas, por exemplo, leva ínfimos 265 litros de bagagem, menos que o de um VW Gol (285 litros).
Quanto ao visual, o BYD Yuan Pro tem um estilo mais comportado, do tipo daqueles que já foram ousados mas que agora todos já se acostumaram. Ou seja, não surpreende os olhos com soluções estéticas radicais, como vimos há pouco no novo suve elétrico da Kia, o EV5. O BYD Yuan Pro tem, pelo menos, faróis mais tradicionais e uma grade preta que embeleza a frente.
Se o BYD Yuan Pro é mais conservador em sua aparência externa, o mesmo não se pode dizer de seu interior. A cor do estofamento, assim como dos revestimentos internos, é cinza bem claro (cinza Areia), o que não agrada a muitos motoristas, devido à maior dificuldade em deixá-lo limpo como novo. Deveria, haver pelo menos haver opção de interior preto.
As cores externas também demonstram um certo arrojo, pois, além da tradicionais cores branco, cinza e um belo azul escuro (azul Petróleo), há um verde metálico bem claro e uma ousada cor rosada (rosa Queimado). Para essa última cor de carroceria, a única cor para o estofamento e revestimentos internos é um não menos polêmico padrão rosa Pêssego.
Para ser um pouco mais “popular”, se é que podemos chamar assim um suve elétrico, as versões Pro são mais simplificadas do que as respectivas versões Plus dos carros da BYD. Seu motor elétrico dianteiro é de 177 cv e 29,6 m·kgf , o que, conforme divulga o fabricante, proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h, o BYD Yuan Pro alcança 380 km (Inmetro, 250 km), com uma bateria do tipo Blade de 45,1 kW·h. Para recarga, em corrente alternada de até 6,6 kW o tempo necessário é de cerca de 6 horas e, em corrente contínua de até 60 kW, o tempo para 80% da carga total é de cerca de uma hora.
O interior é bastante agradável, e nesse aspecto a tonalidade clara do estofamento ajuda. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, o do motorista em seis direções e o do passageiro, quatro.
À frente do motorista, um painel digital de 8,8 polegadas, com as informações mais importantes para uma condução segura, e, ao centro, o enorme tablet giratório de 12,8 polegadas, com todas as funções e comandos imagináveis. A conexão de Android Auto e Apple CarPlay é sem cabo, e há carregador de bateria de telefone celular por indução. A quantidade de itens de comodidade para motorista e ocupantes é imensa (como em quase todos os carros modernos), o que inclui os sempre úteis pontos de energia USB (um padrão e um do tipo C, dois no console e dois para os passageiros do banco traseiro), além do tradicional ponto de energia de 12 volts.
O que falta, e aí está um dos motivos de ser Pro e não Plus, são os sistemas mais importantes no pacote dos chamados sistemas avançados de assistência ao motorista como, por exemplo, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão.
No final, o preço. Conforme números atuais do mercado de automóveis, um suve elétrico que custa menos que R$ 200 mil chega a ser considerado barato. Assim, os R$ 182.800 necessários para se adquirir um BYD Yuan Pro o colocam como o suve elétrico mais barato do Brasil.
Nesse valor de lançamento, promoção que vai até o dia 10/9, estão incluídos um carregador wallbox de 7 kW·h, um ano de seguro pela Porto Seguro, cinco anos de manutenção (ou 100 mil km) e condições especiais de financiamento. A garantia é de seis anos para o veículo e sistema elétrico de baixa tensão e oito anos para a bateria de tração Blade.
Há também a opção de fazer uma assinatura, com todas as despesas incluídas, com uma mensalidade de R$ 4.480 para um contrato de quatro anos com franquia mensal de 1.000 km.
Na próxima segunda-feira Gerson Borini nos trará mais informações sobre este novo suve elétrico, bem como seu comportamento dinâmico mostrado em vídeo captado na pista do Haras Tuiuti.
GM.