Desde outubro de 2022, o Mercedes-AMG ONE tem sido o automóvel de produção mais rápido no histórico circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife (laço norte) e tem permanecido imbatível desde então. O único rival é ele próprio. Agora, o embaixador e piloto da marca Mercedes-AMG, Maro Engel, melhorou significativamente o tempo de volta que havia estabelecido anteriormente.
Com um tempo oficialmente medido e autenticado de 6min29,090s para a pista de 20,832 km, o hipercarro com tecnologia de Fórmula 1 superou seu próprio recorde para veículos de produção em mais de cinco segundos. Isso faz do Mercedes-AMG ONE o primeiro modelo de rua a quebrar a marca mágica de 6min30s. O veículo também é o único hipercarro híbrido de série até o momento a enfrentar a pista mais desafiadora do mundo, sendo o líder incontestável na classe dos superesportivos.
Para alcançar os ambiciosos objetivos que haviam sido estabelecidos, uma preparação meticulosa foi necessária. Além disso, as condições da pista tinham que ser ideais para superar a marca de 6min30s. No dia 23 de setembro último, às 18h56, em sua terceira volta cronometrada, Maro Engel alcançou o novo recorde. Com temperaturas de 15 °C (ar) e 20 °C (asfalto), a lendária pista estava seca e oferecia uma condição de aderência ideal.
Assim como Lewis Hamilton e George Russell em seus finais de semana de corrida de Fórmula 1, Maro Engel também precisou utilizar da melhor forma possível a energia elétrica do sistema híbrido. Isso é particularmente desafiador, especialmente numa pista com mais de 20 quilômetros de extensão. Portanto, é importante usar as seções corretas da pista para recuperar energia durante as fases de frenagem e assim armazenar energia na bateria novamente.
Para isso, o piloto utilizou o sistema de Controle de Fluxo de Energia (EFC) de quatro estágios do Mercedes-AMG ONE e, em alguns casos, deliberadamente tirou o pé do acelerador um pouco mais cedo do que faria normalmente. No jargão técnico, isso é conhecido como lift and coast, levantar o pé do acelerador e deixar a velocidade dissipar-se gradualmente, por si só. Testes preliminares no simulador em Affalterbach, sede da Mercedes-AMG GmbH e no próprio Nordschleife forneceram as informações necessárias para que equipe e piloto pudessem implementar a forma ideal para a voltarecorde.
De acordo com as especificações da Nürburgring 1927 GmbH & Co KG, o automóvel foi testado e documentado pela TÜV Rheinland, empresa de testes, inspeções e certificações, para garantir que estava em condição padrão. Um notário confirmou que a tentativa de recorde foi realizada corretamente.
O Mercedes-AMG One é o único hipercarro no mercado que traz a tecnologia híbrida da Fórmula 1 diretamente das pistas para as ruas. Com um motor a combustão e quatro motores elétricos, o híbrido E PERFORMANCE entrega um total de 1.063 cv, com a velocidade máxima limitada a 352 km/h. Outras tecnologias incluem o arcabouço e a carroceria de plástico reforçado com de fibra de carbono (CFRP) a unidade motor/transmissão como parte integrante da estrutura, a aerodinâmica ativa e o chassi com molas e amortecedores suspensos atuados por hastes de compressão (pushrods). Com sua tecnologia de ponta, o Mercedes-AMG ONE de dois lugares oferece até mais que um carro de Fórmula 1 em alguns aspectos. Ele conta com tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, com eixo traseiro híbrido e eixo dianteiro elétrico com vetorização por torque.
Para a tentativa de recorde, foram selecionados os valores máximos de câmber dentro da tolerância normal. O programa de condução Race Plus foi utilizado, resultando numa aerodinâmica ativa, com o ajuste de chassi o mais firme possível, rebaixamento em 37 mm no eixo dianteiro e 30 mm no eixo traseiro e, claro, potência total de todos os motores.
O Sistema de Redução de Arrasto (DRS, a sigla em inglês), erroneamente chamado de asa móvel, é ativado pelo piloto por uma tecla no volante, retraindo os aletas das asas dianteiras e o bordo de fuga da asa traseira superior. Esse sistema reduz o arrasto aerodinâmico, o que proporciona velocidades mais altas nas seções rápidas da pista. Em trechos sinuosos, esses elementos aerodinâmicos retornam à posição padrão inicial proporcionando maior força vertical descendente (downforce) que permite maior velocidade nas curvas.
Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R MO são de série e foram especialmente desenvolvidos para o carro em colaboração com o fornecedor, prática habitual na indústria automobilística, enquanto os freios carbocerâmicos AMG de alto desempenho garantem a maior desaceleração e estabilidade de atuação em todas as situações.
MF