A Ducati acaba de apresentar, aqui mesmo no Brasil, a nova Scrambler, a menor motocicleta de seu portfólio. Com atualizações bastante interessantes em relação à versão já conhecida, a Ducati Scrambler 2025 está ainda mais leve e tem mais opções de cores, por meio de kits de capas intercambiáveis que podem ser substituídas em apenas 45 minutos.
A versão que chega para nós, já disponível na rede de concessionárias da marca, é a Icon, que sempre foi a versão de entrada da família Scrambler. Outras versões, como a Full Throttle, mais esportiva e inspirada nas provas de Flat Track em ovais de terra, ainda não foram anunciadas para o nosso mercado.
A Ducati Scrambler reviveu, há pouco menos de uma década, uma versão de suas motocicletas com motores monocilindro de 250, 350 e 450 cm3, que eram mais apropriadas para o fora de estrada do que as originais das quais originavam e que as chamou de Scrambler. O estilo retrô daquela nova Ducati de 2016 ficou fantástico, já que, considerando os mais de 60 anos de atualizações tecnológicas, a Ducati Scrambler atual realmente nos remete àquela gloriosa época.
Já a Ducati Scrambler 2025 mantém o visual retrô da versão anterior, mas traz uma boa quantidade de atualizações tecnológicas, como, por exemplo, o novo gerenciamento do acelerador Ride by Wire. Essa solução faz com que a resposta do motor seja mais rápida e mais, além de permitir a adoção tanto do controle de tração, com seus dois modos eletrônicos de pilotagem (Road e Sport), quanto do sistema de troca rápida de marchas sem embreagem, o Quick Shift (acessório opcional).
Entre outras melhorias, como a embreagem mais suave e mais compacta, o que reduziu o volume lateral e deu mais espaço para o pé do piloto, o motor Desmodue de 803 cm3 foi otimizado para cumprir as exigências do Euro 5, mantendo, no entanto, os valores de potência e torque anteriores, de 73 cv a 8.250 rpm e 6,7 m·kgf a 7.000 rpm. Essas modificações ainda renderam a esse motor da Ducati Scrambler, um bicilindro em V a 90o, uma redução de 2,5 kg em seu peso total.
Com um novo e mais leve quadro de aço de treliça tubular, que tem agora o subquadro traseiro parafusado, a nova Ducati Scrambler 2025 perdeu 4 kg, tornando-se a mais leve motocicleta da marca disponível no Brasil. Entre outras modificações, a balança traseira é totalmente nova e o amortecedor traseiro, que antes ficava posicionado lateralmente, foi para o centro do quadro.
A melhor sacada da nova Ducati Scrambler Icon, no entanto, é a possibilidade de personalização já no momento da compra. Disponível apenas na cor preta (Thrilling Black), esse padrão é obtido pelas capas plásticas dessa cor — no tanque, no farol, nas laterais e nos para-lamas — mas que podem ser mudadas em pouquíssimo tempo por um conjunto de capas plásticas de oito cores diferentes, o que muda radicalmente a “cara” da motocicleta.
Além dos kits de cor, a linha de equipamentos acessórios é grande, a começar por três propostas de escapamentos da marca Termignoni, de maior performance ou de maior beleza, passando por bancos especiais, um deles com 15 mm a menos na distância do solo, e pedais, espelhos e bolsas flexíveis.
O auge da personalização da nova Ducati Scrambler é a edição especial Van Orton, com apenas 50 unidades em todo o mundo. Essa motocicleta, personalizada pelo estúdio Van Orton Design, terá apenas uma unidade disponível para venda no Brasil e tem, no conjunto de capas plásticas intercambiáveis, a arte dos irmãos Van Orton, dois artistas digitais italianos.
A Ducati Scrambler Icon tem preço especial de lançamento de R$ 72.990, para as primeiras 50 unidades vendidas, sendo que a única edição especial Van Orton tem preço de R$ 82.990. Mas apenas um será o comprador, o primeiro que chegar. Então corra!
GM