Anunciado ha quase um ano mas publicado somente nesta semana, Silver Surfers mostra a coleção de carros clássicos dos anos 1960 formada por Neil Ellwood Peart (1952-2020), baterista da banda canadense RUSH.
Caso você nunca tenha ouvido falar dele, ha alguns links no final desse texto para ajudar.
Peart sempre se dedicou de maneira exemplar ao que considerava importante e engrandecedor. Desde a óbvia habilidade, técnica, velocidade e energia para se tornar o maior baterista de todos os tempos, ate sua coleção de carros, obviamente muito ajudada pela sua excelente condição financeira, passando pelas letras de quase todas as músicas de dezenove álbuns do RUSH, observação de pássaros, longas viagens de moto — uma delas de 88 mil km — e de carro, ate seus oito livros de não ficção e os quatro como coautor de Kevin J. Anderson, onde exploraram sua criatividade para as letras de músicas em forma de ficção que pode ser considerada cientifica, já que Anderson tem seu trabalho quase todo nesse gênero literário.
Este ultimo livro mostra sua coleção, pequena e de alta qualidade, sete carros que foram sempre parte de sua lista de desejos ao longo de anos. Sempre em prata, exceto o Shelby Cobra, que foi restaurado em 2000, e comprado na cor atual, depois apenas bem mantido, sem novas reformas. Peart gostava das marcas de uso do carro, e decidiu manter como comprou.
A cor escolhida para todos os carros que vieram depois do DB5 — menos o Cobra — lhe ocorreu ao dirigir pela Pacific Coast Highway na California diversas vezes, e notar que o contraste do azul do céu com o reflexo deste na cor prata do Aston permitia fotos muito boas e luminosas. Nesses passeios, sempre via surfistas e disto comparou que ele também “surfava”, mas na estrada. Isso tudo junto trouxe o apelido da coleção e o nome dos livro, surfistas prateados.
Os outros carros sao um Corvette Stingray 1963, Maserati Mistral, Maserati Ghibli, Jaguar E-Type e Lamborghini Miura. Este ultimo era amarelo quando foi comprado, e sendo necessária uma restauração, foi também pintado de prata.
No começo da obra alguns de seus carros ao longo dos anos são comentados, alem de haver um capitulo mostrando sua garagem, construída como local de trabalho para escrever alguns de seus livros, receber amigos e familiares e obviamente guardar os incríveis automóveis.
Ha também fotos de carros mais atuais, como Audi S7 usado nos invernos em Quebec, Canada, onde Peart morou por muitos anos e manteve a casa ate pouco antes de falecer, um magnifico Porsche 911 cabriolet, usado no verão, alem de um BMW Z8 com o qual viajou algumas dezenas de milhares de milhas e foi rascunhando o livro Travelling Music, uma obra excelente para um entendimento dos tipos de musicas que apreciava. Também aparece outro Aston Martin, este um mais moderno DB9, bastante utilizado na Califórnia, onde morou por muitos anos.
Ha imagens de duas motos BMW que foram mantidas, de muitas que foram compradas, usadas em muitas viagens durantes as turnês da banda, e depois vendidas. Foram sempre as BMWs, a primeira delas uma R1100 RS de 1994, as seguintes todas da serie GS, excelentes para asfalto e muito boas fora dele, já que as rotas que ele planejava eram prioritariamente por estradas secundarias quando possível. Sempre para poder rodar em ritmo tranquilo e apreciar os locais, alem de ficar longe de caminhões, principalmente. Peart aproveitava todas as distancias entre cidades onde os shows aconteciam para ir de moto, já que disse a todos da banda que se não pudesse fazer isso não teria mais interesse nas turnês. Uma pessoa interessante, e que via a vida com os olhos de absorver tudo que fosse possível e aprender muito, já que nas suas próprias palavras, não teve formação superior devido a carreira de músico, e procurava compensar isso com muitos livros de diversos assuntos, viagens e hobbies que lhe trouxessem aprendizados.
A coleção dos carros foi leiloada em agosto de 2021 pela empresa Gooding & Company, em Pebble Beach, Califórnia, exceto o Aston Martin DB5, que não atingiu o valor de reserva. O valor pago pelos outros seis carros foi pouco mais de 3,9 milhões de dólares.
Quanto ao livro em si, a impressão foi muito atrasada. Na pré-venda da Amazon nos EUA, a primeira data de entrega era 7 de maio de 2024, mas diversos atrasos, sempre claramente informados, fizeram a entrega se dar apenas agora, em 20 de novembro.
Recheado com excelentes fotos, várias delas do fotografo contratado para o leilão de 2021, mas as outras do próprio Peart e de alguns amigos a parentes, além do mecânico responsável pela manutenção dos carros. Quanto ao texto, leve e variado, com breve história de cada carro, o porquê foi escolhido e comentários sobre como foi encontrado e o que foi feito para chegar ao estado de excelência quase completo. Alguns poucos problemas que o fizeram parar no caminho com quebras também fazem parte do texto.
Gostaria — e não estou sozinho nessa, tenho certeza — que fosse um livro com mais palavras, já que Neil Peart escrevia muito bem, mas sabe-se que uma boa parte foi escrita quando ele já se encontrava diagnosticado com câncer no cérebro que infelizmente o levou aos 67 anos, então não se pode criticar de nenhuma forma.
A galeria a seguir tem algumas imagens do livro (Fotos: Barnes and Noble)
Informações gerais sobre Peart nesse link.
Aqui um texto em que escrevi sobre entusiasmo, depois de ler mais um livro de Peart.
Este outro link fala da origem da musica Red Barchetta, do álbum mais vendido da banda, Moving Pictures.
JJ