A Nissan Motorsports e a lenda das corridas Chris Forsberg estão revivendo uma era amada na cultura das picapes. Em parceria com o Nissan Design America (NDA), transformaram uma Nissan Frontier em uma ‘fera’ de visual baixo e com alto desempenho.
O resultado é a Nissan Frontier Tarmac Concept, que fará sua estreia mundial no Salão da SEMA (Specialty Equipment Market Association. Associação do Mercado de Equipamentos Especiais) em Las Vegas, entre os dias 5 e 8 de novembro.
Os membros da equipe Nissan Motorsports, Kevin Lutz e Paul Boyer, começaram a sonhar com o projeto em 2021 e estavam ansiosos para torná-lo realidade.
A TARMAC é uma verdadeira homenagem às muscle trucks (picapes com apelo esportivo, motor potente, tamanho e desempenho elevados) do passado, ao mesmo tempo em que apresenta melhorias substanciais de desempenho para se adequar à era moderna.
Forsberg adicionou um supercarregador de deslocamento (blower) arrefecido a água ao motor V-6 de 3,8 litros, bem como um protótipo de admissão de ar frio de compósito de fibra de carbono (CFRP) e escapamento de alto desempenho. Isso aumentou a potência da Tarmac para impressionantes 440 cv e 55,2 m·kgf. Os freios foram instalados usando montagens personalizadas e incluem discos flutuantes e ranhurados para extrema potência de frenagem. Há duas pinças na parte traseira, uma das quais ligada a um freio de mão de acionamento mecânico por alavanca personalizada para prática de drifiting.
A modificação mais marcante está na suspensão: para atingir a postura próxima ao solo, a Nissan Motorsports desenvolveu uma versão personalizada do seu protótipo de suspensão Nismo de rua de alto desempenho para a Frontier, apresentando uma suspensão com amortecedores semiestruturais nos quais as molas são concêntricas com os amortecedores totalmente ajustáveis na frente e um defletor e entalhe em “C” na traseira.
A aparência do conceito reflete seu alto desempenho. Ele apresenta carroceria com CFRP por toda parte, incluindo o defletor da porta da caçamba, capô com tomada de ar e os para-lamas ultralargos, que tornam a carroceria 101,6 mm mais larga do que uma Frontier normal. O CFRP contrasta com a pintura Afterburn Orange. Para colocar toda a potência da Tarmac no asfalto, o time equipou a picape com rodas personalizadas também de CFRP de 20″ com pneus Yokohama Advan 315/35 R20.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Por dentro, há um volante exclusivo de CFRP e bancos Recaro, que são revestidos com estofamento personalizado para complementar o exterior laranja vibrante. E devido ao novo freio de mão, o freio de estacionamento normal foi removido.
A equipe de Forsberg colaborou com os designers da NDA em San Diego, que forneceram dados das principais modificações na postura e na carroceria da picape. O desenvolvimento do carro-conceito durou seis meses.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Hiren Patel, gerente sênior de design exterior da NDA, orientou Forsberg enquanto ele trabalhava na construção personalizada. Patel, que trabalhou anteriormente na Frontier da geração atual, aplicou sua vasta experiência com picapes e suves para ajudar a reinventar esta Frontier como um conceito pronto para as pistas. Aliás, tarmac é um tipo de asfalto. certa rugosidade.
Forsberg tem uma história de décadas de parceria com a Nissan. Tudo começou em 2003, quando ele comprou um 350Z e se conectou com a equipe Nissan Motorsports em corridas na Califórnia. Desde então, ele competiu em inúmeros eventos em veículos Nissan — muitos dos quais ele personalizou com sua equipe internamente — do circuito de drift a corridas off-road.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A Tarmac é a mais recente vitrine da paixão de Forsberg por desempenho e seu relacionamento com a Nissan Motorsports. Ele espera que o conceito lembre as pessoas da praticidade divertida das picapes “muscle”, ao mesmo tempo em que os apresenta aos motoristas mais jovens.
O conceito Frontier Tarmac se junta a uma linha emocionante de veículos Nissan e Infinit estreando no SEMA Show 2024 em Las Vegas.
MF