A Porsche está ampliando sua gama de modelos com o novo 911 Carrera T. Redução de peso, novo ajuste dinâmico e o câmbio manual de seis marchas se tornam a combinação perfeita para o uso em track days, estradas sinuosas ou para aqueles que apreciam câmbio manual pura e simplesmente. Com vidros mais leves e isolamento acústico reduzido, o carro pesa apenas 1.478 kg, sendo 42 kg mais leve que o Carrera. Pela primeira vez, a versão também está disponível com carroceria conversível.
A letra ‘T’ representa Touring, e na Porsche isso remonta à destinação do 911 T como um carro de turismo em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973. A versão voltou à gama de modelos 911 em 2017, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. O 911 Carrera T é de oitava geração, Tipo 992.1.
O motor boxer 6-cilindros biturbo de 3 litros entrega 394 cv e 45,9 m·kgf. O câmbio é manual de seis marchas e traz a aceleração interina automática que eleva a rotação do motor exatamente à que ele terá no momento em que a marcha inferior for engatada, não importa se freando ou não. Como punta-tacco deixa de ser essencial para reduções suaves, o motorista/piloto pode se concentrar melhor no pedal de freio, embora o sistema possa ser desligado.
Como curiosidade, as seis marchas são as mesmas do anterior câmbio manual de sete marchas.
Com o Pacote Sport Chrono padrão, o Carrera T cupê faz 0-100 km/h em 4,5 segundos com máxima de 295 km/h, já o conversível 4,7 e 293, respectivamente.
Pela primeira vez a fabricante está equipando o T com eixo traseiro direcional como item de série, em combinação com uma relação de direção que a torna mais rápida, facilitando uma condução mais entusiasmada. O ajuste da direção no eixo traseiro foi desenvolvido especificamente para o modelo.
A versão também vem de fábrica com suspensão ativa, que possibilita rebaixamento da altura de rodagem em até 10 milímetros. E é vendida sem os bancos traseiros, embora estes possam ser acrescentados sob pedido sem custo adicional. Bancos-concha de plástico reforçado com fibra de carbono, com encosto fixo, são opcionais. Os pneus dianteiros são 235/45 ZR20 e os traseiros, 305/30 ZR21.
Um adesivo com o logotipo do padrão de troca de marchas em cada uma das janelas laterais identifica a versão. A alavanca do câmbio possui pomo de madeira laminada de nogueira, e na frente dela há um emblema com o logotipo ‘MT’ (Transmissão Manual). O logotipo do padrão de troca de marchas também está impresso no painel à frente do passageiro.
O cupê tem preço público sugerido de R$ 929.000 e o conversível, R$ 991.000. As entregas estão previstas para 2025.
MF