Em evento realizado na noite de ontem (18/12), na cidade de Xiamen, sul da China, a Contemporary Amperex Technology Limited (CATL) revelou seu projeto de dois modelos de bateria padronizados, chamadas de #20 e #25, durante a conferência Choco-Swap. O programa batizado de Choco-Swap (troca de blocos elétricos que se assemelham a barras de chocolate) marca um passo histórico em direção à padronização da troca de baterias de veículos elétricos.
Durante a solenidade, a CATL exemplificou o seu plano de criar uma plataforma de serviço público tendo como colaboradores os fabricantes de veículos elétricos, instituições financeiras, seguradoras e plataformas de comércio eletrônico, ao possibilitar aos usuários uma experiência de viagem elétrica “mais fácil, segura e econômica”.
Redefinindo a padronização
Na abertura do evento, Robin Zeng, fundador e presidente da CATL, ressaltou a importância da padronização das baterias e das trocas, como fator preponderante no processo de adoção de veículos elétricos. “Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias, sendo o fator principal a padronização das suas dimensões”, ressaltou o executivo no seu discurso de abertura na conferência.
Ele acredita que até 2030 a troca de baterias, o carregamento em casa e o carregamento em estações de carregamento públicas atenderão a um terço das necessidades de reposição de energia dos proprietários de veículos elétricos.
Ainda no evento, Zeng anunciou o lançamento de duas baterias batizadas de Choco-Swap padrão chamadas #20 e #25, comparadas com a gasolina de 92 e 95 octanas RON vendidas na China, devido ao fato de oferecerem boa densidade de energia, além de permitirem um bom alcance e rapidez de troca, uma alternativa elétrica ao combustível fóssil, explicou.
Esses dois modelos de bateria padrão oferecem várias capacidades dependendo de seus sistemas químicos. Cada modelo vem com versões de fosfato de ferro-lítio (LFP) e (lítio-níquel-manganês-cobalto) NMC com diferentes densidades de armazenamento de energia para atender às necessidades de cada usuário.
De acordo com a CATL, essas duas baterias padronizadas são adequadas para veículos de classe A0 e classe A/B, respectivamente. O bloco de troca de bateria 20# é indicada para veículos da classe A0, que na China são definidos como carros urbanos pequenos ou hatch subcompactos,
Já o bloco de troca de bateria 25# é projetado para veículos elétricos de classe A a B. Essa classificação na China corresponde aos carros compactos, já os automóveis classe B são modelos de porte médio.
Para cada variante do módulo Choco-SEB (iniciais em inglês de Swapping Electric Blocks, troca de blocos elétricos) existem dois planos de assinatura:
Bateria 20# Choco-SEB (veículos classe A0)
- Plano de viagem (52 kW·h NMC): 469 yuan/mês (64 dólares)
- quilometragem ilimitada
- Plano familiar (42 kW·h LFP): 369 yuan/mês (50 dólares)
- Limite mensal de 3.000 km
Bateria 25# Choco-SEB (veículos classe A/B)
- Plano de viagem (70 kW·h NMC): 599 yuan/mês (82 dólares)
- quilometragem ilimitada
- Plano familiar (56 kW·h LFP): 499 yuan/mês (68 dólares)
- Limite mensal de 3.000 km
Construção de 30.000 estações de troca de baterias
A CATL também anunciou também durante a apresentação um cronograma para a construção da rede de troca de baterias: até 2025, ela construirá 1.000 estações. A médio prazo, serão construídos 10.000 estações junto com seus parceiros. À medida que o ecossistema de troca de baterias se expande, e no estágio final do programa, serão 30.000 estações em funcionamento.
Segundo os estudos realizados pela CATL, há na China atualmente 100.000 postos de gasolina e assumindo uma participação de um terço no mercado de troca de baterias, 30.000 postos de troca de baterias serão necessários na era dos veículos elétricos.
As estações de troca de baterias padrão da CATL são compatíveis com veículos com distâncias entre eixos variando de 2.550 mm a 3.100 mm. Isso torna as estações de troca de baterias da CATL com a maior compatibilidade de distância entre eixos do setor, ressaltou a marca. Cada estação de troca de baterias padrão é equipada com 14 a 30 compartimentos de bateria, alcançando a maior taxa de utilização de espaço do setor.
Parceria com os fabricantes de carros elétricos
A possibilidade de troca de baterias padronizadas irá mudar os rumos da adoção de veículos elétricos, com isso impactar a usabilidade ao separar o veículo e a bateria. No entanto, a troca de baterias requer maior colaboração em toda a indústria.
“A troca de baterias não é apenas um esforço da CATL, mas também de todos que querem promover o desenvolvimento sustentável. Esperamos reunir mais forças por meio do ecossistema Choco-Swap para promover conjuntamente o desenvolvimento próspero da indústria de troca de baterias”, disse Robin Zeng no evento.
A CATL anunciou oficialmente colaborações com Changan, GAC, BAIC, Wuling e FAW. Dez modelos de troca de bateria foram lançados em conjunto na conferência e serão comercializados a partir do final deste ano. A Changan foi o primeiro fabricante a formalizar uma cooperação com a CATL, para o programa de troca de baterias e durante assinatura do contrato foi apresentado o sedã elétrico a bateria (BEV) Oshan 520 , uma submarca da Oshan que oferece suporte à troca de baterias.
E por fim, a CATL anunciou que durante o evento haviam sido feitos pedidos de assinatura para 107.500 baterias Choco-SEB com mais de 30 empresas, e que todas as suas novas tecnologias de bateria serão usadas nesses pacotes no futuro.
AN