A Nio revelou oficialmente em (21/12), o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) sob a marca Firefly, durante o seu evento anual, o Nio Day 2024, realizado na cidade de Guangzhou, província de Guangdong. Trata-se da sua terceira marca, depois da Nio que atua no segmento de luxo, e Onvo, focada nas famílias.
Referido como o “pequeno carro elétrico inteligente e de ponta”, o modelo foi concebido e pensado para os mercados globais. A princípio, o plano original da Nio era que modelo fosse lançado inicialmente na Europa, mas a estratégia precisou ser revista. Isso ocorre após vendas da Nio não acompanharem as projeções previstas no Velho Continente, além das tarifas adicionais imposta pela União Europeia, que entraram em vigo em outubro último, aos veículos produzidos na China com destino a Europa.
Diante disso, William Li, presidente e fundador da Nio, confirmou durante a conferencia que a marca Firefly será lançado oficialmente na China em abril de 2025. O modelo tem preço de 148.800 yuans (20.390 dólares) e os clientes chineses já podem encomendá-lo, mediante um depósito de 199 yuans (27 dólares).
O programa Firefly começou a ser delineado há dois anos já pensado para competir em mercados externos. A Nio definiu como competidores para a marca Firefly, modelos como o MINI da BMW, o Smart que faz parte da joint venture entre a Mercedes-Benz e Geely, além do Volkswagen ID.3. Daniel Jin, executivo-chefe da Firefly, disse que a marca tem previsão de ser lançada na Europa no segundo trimestre de 2025, com a América Latina e o Sudeste Asiático em seguida.
Projeto inspirado nos vaga-lumes
O desenho do compacto elétrico é obra designer Kris Tomasson, vice-presidente sênior de design da Nio desde 2015. Americano, Tomasson é formado em desenho industrial, já teve passagens pela BMW e Ford.
Na apresentação, Tomasson, dissertou sobre o visual do modelo, que foi inspirado nos vaga-lumes (daí o nome firefly em inglês). “Começamos com algo que era simples, mas icônico: um vaga-lume. O vaga-lume é pequeno, elétrico e vibrante de energia e totalmente hipnotizante. Ele se tornou a base da nossa identidade visual.”
Para se destacar dos principais rivais, Firefly apresenta um trio de luzes circulares ladeado por uma grade preta hachurada. Modelo apresenta um capô curto e uma linha de teto ligeiramente inclinada, que se funde com a larga coluna traseira, um recurso estético que visa maximizar o coeficiente aerodinâmico. Na traseira também são encontrados o trio de lanternas circulares com o mesmo acabamento hachurado. O diâmetro de giro do é de 9,4 metros, o que é adequado para as estreitas ruas europeias, de acordo com a Nio.
O projeto foi pensado para otimizar o espaço e oferecer uma experiência confortável mesmo nos percursos diários. São 92 litros de bagagem no porta-malas dianteiro (que pode ser lavado, pois conta com função de drenagem), já espaço do porta-malas traseiro ainda não foi confirmado, mas pode levar 277 litros, ou até 1250 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Outro ponto que a Nio enfatizou durante a apresentação foi a segurança do Firefly. A estrutura da carroceria emprega aço de alta resistência e ligas de alumínio, comparável a modelos de luxo e uma rigidez torcional de 35.700 newtons/grau, a mais forte em sua classe, de acordo com a marca. Outro destaque é o emprego de nove bolsas infláveis de série.
Detalhes técnicos, como potência, alcance e tamanho do conjunto de baterias ainda não foram anunciados. A Nio ressaltou que os modelos Firefly terão suporte à troca de baterias como já oferecidos em outros modelos da marca. Segundo William Li, as estações de troca de bateria da linha Firefly terão um projeto mais simples para economizarem tempo e custos na infraestrutura.
A nova marca será vendida nas mesmas concessionárias da Nio, diferentemente da Onvo, que tem suas próprias agências. O posicionamento de mercado da Firefly é semelhante ao que a MINI é para a BMW.
AN