O nome de uma motocicleta pode dizer tudo. Pode, mas não sempre. No caso da Yamaha, a família MT leva essa sigla devido ao termo “Master of Torque”. Ou seja, essas motocicletas no estilo naked (sem carenagem) têm o torque do motor privilegiado, algo que aflora a sensação do motociclista na hora de torcer o acelerador.
A primeira Yamaha dessa família esteve por aqui há cerca de 20 anos e fazia jus ao nome. A Yamaha MT-01, com seu motor em “V” de 1.670 cm3 não tinha potência tão impressionante quanto a cilindrada, mas seu torque era mesmo “master”: 15,3 m·kgf, o que resultava em boa potência mesmo em baixa rotação.
Dessa forma, a Yamaha resolveu batizar suas motocicletas de torque avantajado com o nome MT, mesmo que sua cilindrada não seja tão impressionante quanto aquela já saudosa MT-01.
Quem já pilotou qualquer uma das Yamaha MT pode concordar que elas são essencialmente divertidas, tanto a Yamaha MT-03, com seu bicilindro de 321 cm3, quanto a Yamaha MT-07, também com um motor de dois cilindros com 689 cm3 de cilindrada.
A boa notícia é que essas duas Yamaha MT estão chegando renovadas, mantendo seu espírito de alta diversão mas incorporando novos detalhes e funcionalidades.

Com o nome agora de Yamaha MT-07 Connected, essa motocicleta passa a ter acelerador eletrônico, o que a habilita aos modos eletrônicos de pilotagem a serem selecionados pelo piloto, por meio de controles no punho do guidão. A motocicleta tem também controle de tração.
O motor permanece o mesmo, um biciclindro Crossplane (virabrequim plano) de 689 cm3 de oito válvulas e dois comandos no cabeçote, com potência máxima de 73,4 cv a 8.750 rpm e torque máximo de 6,9 m·kgf a 6.500 rpm. O câmbio de seis marchas tem agora embreagem assistida e deslizante, que se torna mais leve no acionamento do manete e evita travamento da roda traseira em reduções de marcha.
A suspensão dianteira passa a ser invertida, com bengalas de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso na roda, e o freio dianteiro tem agora pinça de apoio radial. A suspensão traseira é monoamortecida com 130 mm de curso na roda.

A Yamaha MT-07 está completamente diferente no visual, adotando um estilo mais atual. A carenagem dianteira é nova e tem agora farol de canhão de LED com luzes de rodagem diurna que formam “olhos”. Os piscas agora também são de LED, assim como a nova lanterna traseira.
Os piscas da nova Yamaha MT-07 têm desligamento automático, após 15 segundos ou 150 metros, e ainda é possível ligá-lo por apenas três segundos, com um leve toque no botão.

A grande novidade é o painel de instrumentos de TFT de 5 polegadas, com quatro temas diferentes à escolha do usuário e modos dia e noite (estes podem ser mudados manual ou automaticamente). Esse painel de instrumentos é conectado ao smartphone por meio de Bluetooth, daí o novo nome da motocicleta.

Um aplicativo da Yamaha, o Y-Conntect, faz a ponte entre motocicleta e piloto, que pode manusear seu telefone os suas músicas, por meio de comandos no punho esquerdo do guidão (com uso de intercomunicador). Esse aplicativo também permite navegação por GPS, mas para isso é necessário a adoção de um outro aplicativo específico.
A Yamaha MT-07 tem uma boa posição de pilotagem e nesta versão o guidão ficou 9 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais recuado, o que deverá melhorar o controle das manobras. Os pedais estão 10 mm mais baixos.

Dentro de sua categoria, a pequena (mas não tanto) Yamaha MT-03 Connected sempre foi uma motocicleta muito divertida. Seu motor bicilindro de oito válvulas e 321 cm3 fornece o torque de 3 m·kgf a 9.000 rpm, mas a potência, quando solicitada, vem: 41,3 cv a 10.750 rpm. Dá para concluir que a diversão da MT-03 é muito maior quando o conta-giros está lá no alto. O câmbio da Yamaha MT-03 é de seis marchas e a embreagem também é assistida e deslizante.
A suspensão dianteira da Yamaha MT-03 é agora do tipo invertida com bengalas de 37 mm de diâmetro, com 130 mm de curso na roda. A suspensão traseira é monoamortecida e tem regulagem de pré-carga da mola, com 125 mm de curso na roda.

A Yamaha MT-03 não ganhou um painel de TFT, continua com o LCD (cristal líquido), porém totalmente digital. Ele também tem conectividade por Bluetooth, por meio do aplicativo Y-Connected, mas não conta com o suporte de um navegador GPS.

O visual da Yamaha MT-03 também foi renovado, com farol de projetor de LED e luzes de rodagem diurna também de LED. Setas e lanterna traseira são novas e também todas de LED. Novas carenagens incluem banco do piloto 6 mm mais estreito e banco do garupa 20 mm mais largo.
A nova Yamaha MT-07 Connected está disponível nas cores preta (Matt Dark), cinza (Ice Fluo) e azul (Racing Blue), custando R$ 57.990, mais frete, com entregas a partir de maio.
A Yamaha MT-03 Connected terá as cores preta (X-Black), cinza (Ice Fluo) e azul (Racing Blue), custando R$ 33.990, mais frete, com entregas a partir de abril.
GM