A cada etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 a equipe McLaren (foto de abertura) dá mostras de reconfirmar o título de campeã entre os construtores e manter a supremacia entre as 10 equipes inscritas nesta temporada. Tal demonstração de força é arranhada muito discretamente pela campanha da equipe Mercedes, que tal qual o time papaia tem dois pilotos em condições de brigar pelos primeiros lugares, George Russel, que ocupa o quarto lugar no campeonato de pilotos e Kimi Antonelli, que está em sexto. Max Verstappen, o todo-poderoso dos últimos quatro ano, é claramente prejudicado pelo desempenho errático do seu Red Bull RB21 e, ainda sem um segundo piloto em condições de apresentar um resultado semelhante, vê Lando Norris e Oscar Piastri se distanciarem na liderança do campeonato, o primeiro com 77 pontos e o segundo, com 74. A diferença cada vez menor entre os dois indica que o australiano, ainda vice-líder temporário, melhora a cada prova enquanto seu companheiro de equipe segue cometendo erros que o prejudicaram na luta pelo título de 2024.

O desempenho da McLaren segue uma curva ascendente desde o final da temporada de 2023 e esse processo tem o dedo do brasileiro Gil de Ferran, falecido no finalzinho daquele ano. Ferran atuou nos bastidores enquanto seu amigo de longa data Andrea Stella lapidou o funcionamento da equipe. Nesse processo o recém-chegado Oscar Piastri foi amadurecendo e ganhando espaço ao mesmo tempo em que Lando Norris vivia um processo mal resolvido de se impor como líder do time comandado por Zak Brown. A toada segue em ritmo cada vez mais marcante e dá mostras de o australiano ter mais chances de chegar ao título do que o rival e companheiro de equipe inglês.

Motivos para tal projeção são vários. Piastri terminou a temporada 2024 em quarto lugar e 290 pontos contra os 374 que deram a Norris o vice-campeonato. Considerando apenas os 10 últimos resultados de 2024 essa diferença poderia ter sido significativamente maior. O inglês largou na pole position nos GPs dos Países Baixos, Itália, Singapura, Brasil e Abu Dhabi, mas converteu essa posição em vitória apenas em Zandvoort e Yas Marina. Na maioria das vezes não se mostrou capaz de segurar o melhor rendimento de Max Verstappen, que aproveitou essa ineficiência e somar 80 pontos a mais na temporada.

Após as quatro primeiras corridas deste ano Norris mostra uma curva de resultados descendente: começou vencendo na Austrália, foi segundo na China e no Japão e terceiro no Bahrein. Em percurso invertido, Piastri ficou em nono, primeiro, terceiro e primeiro nessas mesmas provas, respectivamente. Existe na F-1 o consenso que o australiano é mais frio, racional e psicologicamente mais forte que o inglês, crença justificada pelos dados aqui apresentados. Após a corrida no Bahrein, Norris admitiu que não foi capaz de extrair o melhor do seu carro, um modelo igual ao do seu rival e companheiro de equipe. Na corrida, sua melhor volta (1’35”728) foi 0”588 mais lenta que registro semelhante da parte de Oscar.

Situações como essa não são inéditas na F-1 e configuram cenário igualmente positivo e preocupante para uma equipe caso a situação não seja corretamente administrada. Economicamente interessa mais à equipe o título de Construtores, que garante prêmios e bônus da F-1 e dos próprios patrocinadores. Ocorre que ao piloto o resultado individual é o mais importante, o que pode gerar disputas e divisões internas capazes de impedir que, neste caso, a McLaren seja a maior perdedora. Ao que tudo indica, Piastri demonstra estar em melhor condição de alcançar o resultado também sonhado por Norris.
A temporada prossegue no fim de semana com a disputa do GP da Arábia Saudita em Jeddah. O resultado completo do GP do Bahrein você encontra aqui.
Câmara segue líder na F-3
Rafael Câmara aumentou para 56 pontos sua pontuação na temporada da F-3-FIA e mantém a liderança do campeonato após a segunda rodada de 2025, evento disputado no Bahrein no último fim de semana. O jovem pernambucano soma duas vitórias nas corridas principais, que outorga 28 pontos ao vencedor. Em segundo lugar está o alemão Tim Tramnitz (30), seguido pelo inglês Callum Voison e o dinamarquês Noah Strommsted, ambos com 27. A temporada prossegue no fim de semana de 18 de maio, em Imola (Itália).
WG
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