É do cobhecimento de muitos, se não todos, que o primeiro carro a ter portas articuladas no teto em vez de nas laterais foi o Mercedes-Benz 300 SL (W198), lançado em 1954. Mas poucos sabem que não se tratou de solução estilística, mas necessidade. Sendo o chassi totalmente tubular,t não havia espaço para acesso ao interior da maneira conhecida, seria preciso “pular” sobre a lateral do chassi. Como o carro foi planejado para ser baixo (1.300 mm), uma diminuta porta “normal” faria o teto ser um obstáculo considerável à passagem de cabeça. Assim, portas articuladas no teto resolveriam o problema. E as portas abertas para cima assemelhar-se-iam às asas de uma gaivota (gullwing em inglês). Esse é um caso de a necessidade ser a mãe da invenção.

Você provavelmente está se perguntando como eram as portas do 300 SL Roadster, se o modelo não tinha teto. Simples: o chassi tubular era diferente e tinha um ponto rebaizado, desse modo ele pôde ter portas nornaia, cujos vidros podiam ser baixados, ao contrário de fixos no Gullwing, mas podiam ser removidas.
A imitação da solução no nundo todo seria inevitável, uma vez que essa maneira de abtir portas não foi patenteada. Quando o 300 SL de competição (W194) foi planejado, a engenharia sob comando de Rudolf Uhlenhaut engendrou essa maneira inédita de abertura de portas baseada no regulamento de carros esporte que obrigava duas portas mas sem especificar como deveriam ser.
Por que falar em asas de gaivota
Dia desses, pensando nos amigos que já não esrão mais aqui — são muitos — veio-me á cabeça o grande Marcus Zamponi, o Zampa, que nos dexou há 15 anos. Uma das histórias mais incríveis dele foi o sufoco passado a bordo de um “filhote’ do Mercedes 300 SL Asa de Gaivota na questão das portas, o nacional Hofstetter, ao tesstá-lo quando trabalhava na revista Autoesporte: o de não conseguir levantar as asas de gaivota sob o calor carioca de 40 ºC para sair do veículo…
Todo esse episódio, que mais parecem cenas de filme de terror, conto-o em detalhes na matéria “Dez anos sem o querido Zampa”.
Já o Hofstrtter foi objeto de coluna de Dougkas Mendonça com a matéria “Hofstetter, um esportivo nacional inspirado no design italiano“, na qual a história do exótico esportivo é contada.
Alguns Asa de Gaivota
Num rápido levantamento, alguns exemplos de carros ccm portas asa de gaivota:
Mercedes-Benz SLS AMG
DeLorean DMC-12 (“ator” principal do filme “De volta para o futuro”)
Tesla Model X
GAC Hyptech HT
Pagani Huayra
Bricklin SV-1
Gumpert Apollo
CL
A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






