O Toyota Hiace, produzido na Argentina, chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano. A informação foi confirmada por Gustavo Salinas, diretor comercial regional da Toyota para América Latina e Caribe, durante uma coletiva de imprensa em Buenos Aires.

Inicialmente, para avaliar a aceitação do mercado, será lançada a versão Commuter, com capacidade para 13 passageiros mais motorista; e posteriormente, a versão Van, focada em carga, também deverá ser oferecida.

O motor 2,8 turbodiesel entrega 163 cv a 3.600 rpm e 42,8 m·kgf entre 1.600 e 2.200 rpm. O câmbio é automático epicíclico de seis marchas com tração traseira.
A suspensão dianteira é independente com braços superpostos e barra antirrolagem, enquanto a traseira utiliza eixo rigido com feixes de molas; sendo os freios a disco ventilado nas quatro rodas.

O Hiace mede 5.915 mm de comprimento, 1.950 mm de largura, 2.280 mm de altura e 3,860 mm entre eixos.
A fabricante ainda não informou a lista de equipamentos que serão disponibilizados para o nosso mercado, mas na Argentina a versão para passageiros oferece multimídia de 9″ com tela tátil, ar-condicionado com saídas para os passageiros traseiros, câmera de ré, cinto de três pontos para todos os ocupantes, luzes de cortesia de LED e portas USB.

O modelo conta ainda com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, três bolsas infláveis (motorista, passageiro e central dianteiro) e assistência de frenagem de emergência.

O Hiace é produzido no completo industrial de Zárate, província de Buenos Aires, desde 2024, sendo que a fábrica recebeu um investimento de US$ 50 milhões para viabilizar a operação por regime CKD, com o apoio de 13 fornecedores argentinos e 97 brasileiros. A capacidade inicial de produção é de 4 mil unidades por ano, com potencial para atingir 10 mil no médio prazo.
MF





