A Audi do Brasil confirmou a produção da nova geração do suve Q3 em sua fábrica em São José dos Pinhais, PR. A fabricação está prevista para começar em 2026 e incluirá tanto a versão padrão quanto a Sportback (carroceria cupê), seguindo os modelos recém apresentados na Europa.
A terceira geração do Q3 ganhou um novo desenho e uma série de inovações tecnológicas. Na dianteira, destaque para a nova grade do radiador e os faróis redesenhados. Já na traseira, o destaque é a faixa luminosa contínua localizada logo abaixo das lanternas, e os quatro anéis da marca que agora são iluminados. As novas rodas, de até 20″, dão ao modelo um visual mais imponente.

A grande novidade é a chegada da versão híbrida plug-in, o Q3 e-hybrid, que entrega uma potência combinada de 272 cv e 40,8 m·kgf. Informa a Audi que com uma bateria de 25,7 kW·h, ele pode rodar até 120 km no modo 100% elétrico, e seu carregamento rápido de 50 kW permite atingir de 10% a 80% da carga em menos de 30 minutos.

O interior foi completamente redesenhado. As borboletas tradicionais atrás do volante deram lugar a módulos fixos com sensores e botões táteis. O lado esquerdo controla as luzes e o limpador de para-brisa, enquanto o direito funciona como seletor de marchas, liberando espaço no console central.
O sistema de infotenimento agora é integrado num único painel elevado, combinando um quadro de instrumentos digital de 11,9″ com uma tela tátil de 12,8″. A Audi também confirmou que o software do sistema multimídia agora será baseado em Android.

No Brasil, os detalhes sobre quais motorizações serão oferecidas ainda não foram divulgados. Atualmente, o modelo vendido no país, tanto na versão padrão quanto na cupê, utiliza o motor 2,0 turbocarregado com injeção direta, tração integral e câmbio robotizado dupla-embreagem de sete marchas.
Na Europa, a linha de motores começa com o 1,5 TFSI de 150 cv e 25,5 m·kgf, equipado com sistema semi-híbrido. Além disso, há duas opções de motores 2,0 TFSI com tração integral, oferecendo potências de 204 cv e 265 cv. Todos eles são equipados com câmbio robotizado de sete marchas.
MF





