A 6 Horas de Fuji, no Japão, disputadas na madrugada deste domingo (28) pela hora de Brasília, mostrou por que o FIA World Endurance Championship (WEC) se consolida como um dos campeonatos do automobilismo mundial mais emocionantesl. A corrida, válida como a 100ª da história do Mundial de Endurance, manteve os fãs grudados na tela desde a largada, com disputas intensas tanto na categoria Hypercar quanto na LMGT3.
O circuito do Fuji Speedway, 4,563 km, foi palco de múltiplas intervenções de segurança com Full Course Yellow (bandeira amaerla em toda pista), Virtual Safety Car e Safety Car, consequência de toques e incidentes que embaralharam as estratégias e reacenderam brigas em todos os estágios da corrida. A máxima “amarela chama amarela” nunca fez tanto sentido quanto nesta noite japonesa — para nós — com largada às 11h00 da manhã deste domingo no país do Sol Nascente.

Hypercar: Alpine quebra jejum e vence pela estratégia em Fuji
A vitória nos Hypercar ficou com o Alpine Endurance Team, que subiu ao topo do pódio pela primeira vez em mais de três anos. O trio formado por Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin conduziu o Alpine A424 nº 35 da nona posição no grid até a glória em Fuji.
A corrida da Alpine esteve longe de ser tranquila: a equipe sofreu penalidades por contato e infração nos boxes ainda no primeiro terço da prova. Porém, a estratégia ousada de trocar apenas os pneus do lado esquerdo — são 6 curvas para a esquerda e 10, para a direita — no último pit stop fez a diferença. Milesi voltou à pista à frente dos rivais e segurou com firmeza a pressão de Mikkel Jensen (Peugeot 9X8) e do campeão mundial Kévin Estre (Porsche 963).

Com isso, a Alpine cruzou a linha de chegada com 7,6 segundos de vantagem, diante de um público de 66 mil torcedores japoneses. Foi também a prova que consolidou a diversidade no FIA-WEC 2025: quatro marcas diferentes venceram consecutivamente (Ferrari em Le Mans, Cadillac em São Paulo, Porsche em Austin e agora Alpine em Fuji).

A Peugeot comemorou o melhor resultado de sua curta história nos Hypercars, com Jensen e seus parceiros Vergne e Di Resta na segunda posição. A Porsche completou o pódio com Laurens Vanthoor, seguido por mais um carro oficial de Stuttgart e pelo segundo Peugeot. A Ferrari, que vinha embalada pela vitória em Le Mans, saiu zerada de Fuji e adia a luta pelo título de construtores para a final no Bahrein.

LMGT3: Corvette conquista vitória após punição da Ferrari
Se a disputa nos Hypercars foi emocionante, a batalha na LMGT3 foi puro drama até a bandeirada. Quem cruzou a linha de chegada em primeiro foi o Ferrari da VISTA AF Corse, mas uma punição aplicada após a corrida entregou a vitória ao Corvette nº 81 da TF Sport, pilotado por Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom Van Rompuy.

O início foi dominado pelo McLaren da United Autosports, que chegou a abrir mais de 30 segundos de vantagem com James Cottingham e Sébastien Baud. Mas a alternância de estratégias, problemas técnicos e as constantes neutralizações embaralharam a categoria.
Na parte final, o Ferrari nº 21 parecia caminhar para mais uma vitória, até receber 5 segundos de punição por excesso de mecânicos na área rápida do box. Rovera cruzou a linha com quase 2 segundos de vantagem sobre o Corvette, mas com o acréscimo da penalidade, Eastwood herdou o primeiro triunfo da Corvette na temporada.

O pódio foi completado pelo BMW M4 da WRT, com destaque para o nº 31, que conta com o brasileiro Augusto Farfus no trio de pilotos e levou a equipe ao terceiro lugar. Já o outro representante do Brasil, Dudu Barrichello, viveu uma corrida de altos e baixos: largando da pole position com o Aston Martin nº 10 da Racing Spirit of Léman, chegou a liderar durante sua pilotagem no turno intermediário, mas a equipe perdeu ritmo e fechou apenas na 17ª colocação.
A Ferrari ficou em segundo, seguida pelos BMWs (números 31 e 46), enquanto a Manthey Porsche terminou em quinto. O campeonato segue completamente aberto para a decisão no Bahrein, com quatro equipes na disputa pelo título da LMGT3.
GB
Resultados das 6 Horas de Fuji






