A Toyota acaba de anunciar a chegada do Hiace ao mercado brasileiro, um marco na sua história local, pois o modelo insere a fabricante no segmento de furgões e veículos comerciais leves. Com mais de 50 anos de história e mais de 6 milhões de unidades vendidas em 150 países, o furgão estreia na versão Minibus DX AT 15+1, com preço inicial de R$ 364.990.
As versões Furgão e Refrigerado/Isolado têm previsão de lançamento para novembro, enquanto a versão Ambulância será lançada somente em 2026, pois depende de certificações adicionais.

O Hiace chega com o mesmo conjunto mecânico da Toyota Hilux, com motor 2,8 turbodiesel que entrega 174 cv e 45,8 m·kgf. O câmbio é automático epicíclico seis-marchas, também vindo da picape; e a tração é traseira. A suspensão dianteira é independente com braços triangulares superpostos e barra antirrolagem, enquanto a traseira utiliza eixo rigido com feixes de molas; sendo os freios a disco ventilado nas quatro rodas. Segundo dados do Inmetro, o consumo urbano é de 8,5 km/l, e o rodoviário, 9,8 km/l.

Suas dimensões são: 5.915 mm de comprimento, 1.950 mm de largura (sem os espelhos), 2.280 mm de altura — abaixo do vão livre que costuma ser adotado para garagens de edifícios comerciais e residências que é de 2,40 m — e 3,860 mm entre eixos. O Hiace vem com rodas de aço 16″ e pneus 235/65 R16C. O modelo pesa 2.640 kg em ordem de marcha, suporta 1.180 kg de carga útil e tem um peso bruto total de 3.820 kg.
No interior, o Minibus oferece conforto e comodidade com bancos reclináveis, saídas de ar individuais no teto e alças de apoio. O painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT, central multimídia de 9″ e console multifuncional.

Em termos de segurança, o modelo é equipado com três bolsas infláveis (para os ocupantes dianteiros), cintos de três pontos para todos o ocupantes, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, câmera de ré e sensores de estacionamento. A estrutura reforçada com zonas de deformação programada ajuda a absorver melhor o impacto em caso de colisão.
Um dos principais diferenciadores do Hiace é o programa Toyota 10, que permite estender a garantia para até 10 anos. A garantia de fábrica para uso particular é de 5 anos ou 200 mil km, enquanto para uso comercial, é o mesmo período de tempo, mas com limite de 150 mil km.
MF





