O último trimestre do ano começou com crescimento nas vendas totais, porém com média diária de emplacamento de leves 2% abaixo de setembro. Na mesma métrica diária o varejo esteve 6% inferior. Novamente quem compensou foram as vendas diretas, elas vêm salvando os números e cobrando o seu preço nos resultados. O mês de outubro de 2024 foi ligeiramente melhor, ~1%.

Mercado não está ruim, longe disso, mas, sim, o crescimento ficou para trás. Repetir a culpa nos juros ao financiamento seria chover no molhado. Outubro foi mês bom para alguns modelos, para outros nem tanto, há dança nas cadeiras em curso.

No total licenciaram-se 260.717 autoveículos novos, sendo 248.083 leves (192.787 automóveis e 55.296 comerciais leves), 10.664 caminhões e 1.970 ônibus. No acumulado de dez meses, comparando com ano passado, os leves ainda exibem um crescimento de 2,5%, que vem minguando, Minha aposta segue sendo um empate até o final do ano.
Vendas diárias de leves ficaram em 10.786 unidades (setembro, 11.023), foram 23 dias úteis. Ao longo dos anos, vemos que a linha 2025 cruzou novamente com a de 2024 em outubro (gráfico abaixo).

Na invasão chinesa, todo mês estreia um novo participante, BYD e GWM protagonizam os espaços de EVs e PHEVs, mas as outras vêm cavando brechas e se encaixando, GAC, Omoda, todas apostando fichas nos compradores de Compass e afins, na estratégia de oferecer mais por menos e deixando a rede de assistência se apresentar mais adiante, quando comecem as manutenções mais sérias.

O programa do governo federal, Carro Sustentável, também vem cumprindo o seu papel. Na tabela abaixo os números se mostram confusos. Aacontece que com o lançamento do VW Tera, o Polo foi imediatamente impactado, cedendo espaço para o irmão mais novo e mais caro. Sem ele o mês de outubro praticamente empataria com 2024, o que significa que os subsídios do governo federal mantêm um acréscimo de 4~5 mil automóveis mensalmente. Tem a sua importância.

Quando olhamos varejo e vendas diretas por fabricante, nota-se que Fiat (-9%), Chevrolet (-22%), Jeep (-33%) e Toyota (-20%) são as que mais vêm perdendo terreno para BYD e GWM. A VW vem tirando proveito da coqueluche que se tornou o Tera e crescendo nos dois modais de vendas. Possível arrancar mais conclusões, a VWB, depois do Tera, cresceu 10% no total, porém é visível que ela melhore a qualidade de suas vendas, com mais varejo e menos atacado.

Na tabela de híbridos aparece agora a Peugeot, com seu semi-híbrido, solução igual ao da Fiat e que será copiada por seus concorrentes, com lançamentos apontados para 2026.

Ranking do mês e dos dez meses
Fiat, em outro mês bom, emplacou 50.652 unidades, VW ficou com 41.767, Chevrolet em 3º, 26.939, Hyundai agora sozinha na 4ª posição, 24.170 e encostando na GM, Toyota sofrendo com a interrupção de produção da fábrica de motores de Porto Feliz, por conta do tornado em setembro, ficou com 12.763 unidades, com Jeep na cola. No acumulado de dez meses temos Fiat com 435.275, VW, 347.668, Chevrolet em 3º, 218.884, Hyundai, 162.981, Toyota, 150.791, Renault, 104.956, depois Jeep, BYD, Honda, Nissan.
Nos automóveis um novo líder, o Tera (foto de abertura), que vem cativando clientes e roubando mercado de todos, até da própria VW. Foram 10.162 unidades emplacadas, Argo em 2º, 9.981, HB20, 9.687, estes dois também por conta do programa Carro Sustentável, Polo na sequência, caindo para a 4ª posição, 9.150, Creta em 5º, Onix, T-Cross, HR-V, Mobi e Compass fechando a lista dos dez primeiros. Nissan Kicks com bom volume de vendas, somando as duas versões.
Em dez meses o Polo disparado na liderança, 102.862 unidades, provavelmente encerre o ano na frente, depois o Argo, 83.957, T-Cross, 73.105, HB20, 68.467, Onix, Creta, Mobi, Corolla Cross, HR-V e Tracker.
Nos comerciais leves a Strada na frente de todos, até dos automóveis, com 14.041 picapes licenciadas, Saveiro num ótimo 2º posto, 6.437, Toro em 3º, Hilux em 4º, S10 à frente da Ranger por duas unidades (sempre a rivalidade) e a Rampage num surpreendente 7º lugar, com 3.053 unidades, batendo seu recorde de vendas. No acumulado do ano a Strada já vendeu 115.348 unidades, 1% abaixo do mesmo período do ano passado, mas frente às circunstâncias comemorável, despois Saveiro, 54.792 (+23%), Toro, 41.590, Hilux, 41.362. Ranger em 5º, S10 em 6º.
Este mês teremos mês cheio de vendas do novíssimo Renault Boreal, e do Honda WR-V, segmento de Suves com cada vez mais gente para dividir o bolo.
Até dezembro!
MAS








