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Home Matérias Avaliações

NOVO NISSAN KICKS PLATINUM 2026: MUDANÇA DA ÁGUA PARA O VINHO (COM VÍDEO)

MOTOR 1,0 TURBO E CÂMBIO DUPLA-EMBREAGEM O ELEVAM A UM NOVO PATAMAR DINÂMICO E TECNOLÓGICO

identicon por Gerson Borini
25/11/2025
em Avaliações, Categorias especiais, Front Page, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor







O Nissan Kicks chega à linha 2026 com mudanças que vão muito além do desenho renovado. A evolução mais perceptível não está apenas na aparência mais robusta e com maior presença estética, mas sobretudo na maneira como o suve se comporta. Avaliei durante uma semana a versão topo de linha Platinum com o novo motor 1,0 turbo de injeção direta associado a câmbio robotizado automático de 6 marchas de dupla embreagem, banhada a óleo. É um conjunto que finalmente alinha o Kicks ao nível tecnológico e dinâmico esperado para o segmento.

Proporções adequadas para o formato da carroceria

O exemplar testado, na chamativa combinação vermelho Malbec com teto preto, realça o novo repertório visual do modelo. Linhas mais altas nas caixas de roda, frente com assinatura luminosa marcante em LED e proporções mais sólidas o colocam num patamar de presença visual superior à qual o Kicks de primeira geração sugeria.

Porte  grande

O novo 1,0 turbo e por que ele muda tudo

A transformação mais evidente do Kicks está no conjunto motriz. O novo 1,0 litro turbo GDI de três cilindros entrega 120/125 cv de potência máxima a 5.000 rpm e torque máximo de 20,4/22,4 m·kgf a 2.000 rpm, alterando por completo a relação do carro com o acelerador comparado com a geração anterior.

Seu gerenciamento privilegia respostas rápidas nas transições típicas de tráfego urbano, onde pequenas correções de pedal são suficientes para alterar o ritmo de rodagem sem a hesitação que marcava o antigo 4 cilindros 1,6-l de aspiração atmosférica com câmbio CVT.

Conjunto motor-câmbio é o mesmo do Renault Kardian com os devidos ajustes para nova aplicação

Esse ganho não surge apenas do turbo, mas da integração com o câmbio de dupla embreagem banhada a óleo, que executa trocas com mínima interrupção de torque. Em acelerações e retomadas, o Kicks agora progride com convicção, mantendo rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro e favorecendo consumo. No percurso rodoviário entre São Paulo e Campinas, abastecido com gasolina, o consumo foi de 16 km/l, número alinhado às expectativas de um conjunto eficiente e bem programado.

Registro da primeira viagem com o veículo de São Paulo a Campinas; perfeita visibilidade dos instrumenetos e conta-giros onde deve estar, à esquerda

O câmbio DCT e a lógica de progressão

Se há um elemento responsável por elevar a qualidade dinâmica do Kicks, é a calibração do câmbio. As duas embreagenss em banho de óleo evitam o comportamento típico das embreagens de dupla embreagem a seco, que em alguns casos alternam entre trancos e hesitação em situações de manobra, rampas e conversões lentas. O Kicks, ao contrário, apresenta progressão de acoplamento suave e tem o mesmo e cômodo  avanço lento (creeping) dos câmbios automáticos com conversor de torque (epicíclicos e CVT) sem renunciar à eficiência mecânica da dupla embreagem.

Botões para o câmbio é questão de costume para o uso

A atuação das marchas é coerente com a entrega de torque do motor, permitindo que o carro se mantenha em regimes intermediários, onde a resposta do turbo é mais direta. As borboletas no volante, quando utilizadas para trocas de marchas em modo manual, reforçam a sensação de controle e em descidas longas a lógica de retenção de marchas do câmbio evita o indesejado aumento de velocidade, dispensando intervenções de freio mais prolongadas.

Ótima posição de dirigir com borboletas no volante e visibilidade total

Suspensão, NVH e a surpresa dos 19”

Ao observar as rodas de 19 polegadas com pneus 225/45 R19 desta versão Platinum, é natural supor que a suspensão sofra com impactos mais secos e ruídos de rodagem. O que se percebe, no entanto, é um acerto progressivo, que preserva o conforto mesmo sobre superfícies irregulares. O controle dos movimentos longitudinais e laterais da carroceria é eficiente, e os movimentos da carroceria se dissipam sem oscilações residuais. Trata-se de um resultado que combina o trabalho estrutural do arcabouço CMF-B High Spec com uma calibração de amortecimento que favorece conforto sem comprometer estabilidade.

Surpresa no conforto e preocupação na proteção da roda quanto a ralar em meios-fios

Além da absorção competente, a filtragem de NVH (ruído, vibração e aspereza) evoluiu. Ruídos estruturais e de baixa frequência são bem isolados, e mesmo em piso mais abrasivo a cabine permanece bem silenciosa. A direção eletroassistida complementa a percepção de refinamento ao oferecer variação natural de esforço: leve nas manobras, firme e centrada em velocidades mais altas.

Molduras plásticas ao redor do veículo destacam suas formas avantajadas

Vida a bordo: telas, bancos e novas soluções

Por dentro, o Kicks adota um ambiente que a Nissan chama de monolito tecnológico: duas telas de 12,3 polegadas, unidas em um mesmo plano visual, reorganizam a interação do motorista com informações e entretenimento. A ergonomia evoluiu, os comandos têm distribuição coerente, e materiais de toque frequente apresentam qualidade superior ao padrão anterior.

Utilização de tecido nos painéis internos colaboram para maior conforto acústico

Os bancos com tecnologia Zero Gravity (utilizado em todos os carros da Nissan), são inspirados em estudos de sustentação corporal, e distribuem pressões de forma homogênea, minimizando a fadiga lombar em viagens mais longas. No banco traseiro, o entre-eixos de 2.656 mm garante bom espaço longitudinal para dois adultos, ainda que a largura limite o terceiro ocupante, como é típico do segmento.

Quando a eletrônica trabalha a favor

O pacote de assistências ao motorista é um dos elementos mais sofisticados do novo Kicks. O ProPILOT, operando em nível de autonomia SAE 2, mantém o veículo centralizado na faixa com correções discretas e atua sobre frenagem, direção e aceleração de maneira esperada. Em uso real, não transmite intrusão, e sim um apoio para que o motorista aceite o sistema e o utilize com confiança.

A central multimídia também utilizada para ajustes adicionais do veículo

O conjunto inclui controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e retomada, monitoramento de pontos cegos com intervenção, alerta de tráfego transversal traseiro e conjunto de câmeras de 360° com boa definição que tornam manobras em pouco espaço menos estressantes.

Conclusão

Ao final da semana de avaliação, o Kicks 2026 Platinum se apresenta como um produto que finalmente traduz em experiência a expectativa criada pela marca. O trem de força supera com folga a impressão dinâmica da geração anterior, o trabalho de suspensão demonstra maturidade, e a evolução em conectividade e assistência ao motorista é evidente.

O resultado é um modelo que não apenas subiu de nível, como entra no núcleo competitivo da categoria, onde Volkswagen Nivus/T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker atuam com propostas distintas, mas igualmente avançadas.

Foto AE

O novo Kicks entrega não apenas números, mas uma sensação clara de que há engenharia bem aplicada por trás. É esse tipo de evolução que faz um modelo deixar de ser uma escolha racional para se tornar uma decisão consciente, técnica e emocional.

Preço: R$ 199.000

GB

Ficha técnica resumida — NISSAN KICKS PLATINUM 2026

MOTOR 1,0 12V Turbo GDI, 3 cil., injeção direta, flex
POTÊNCIA 120 cv (G)/125 cv (A) a 5.000 rpm
TORQUE 20,4 m·kgf (G)/22,4 m·kgf (A) a 2.000 rpm
CÂMBIO Automático robotizado, dupla embreagem banhada a óleo, 6 marchas, trocas manuais sequenciais por borboletas
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira eletroassistida
SUSPENSÃO McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
FREIOS Discos ventilados (dianteira) / discos (traseira)
RODAS E PNEUS 19″ — pneus 225/45 R19
COMPRIMENTO 4.366 mm
ENTRE-EIXOS 2.656 mm
LARGURA 1.815 mm
ALTURA 1.633 mm
PESO 1.366 kg
PORTA-MALAS 470 litros
TANQUE 45 litros
0-100 km/h 12,4 s
CONSUMO  16 km/l (rodoviário, gasolina)
PRODUÇÃO Resende, RJ, Brasil






Tags: Kicks PlatinumNissan CMF-BNissan Kicks 2026Nissan Kicks DCTProPILOT NissanSUV compacto turbo
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Fotos: Divulgação BYD

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