A Omoda & Jaecoo escolheu o Brasil para um momento histórico: a estreia mundial dos novos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS-P, dois SUVs que ampliam a ofensiva da marca no mercado nacional, com foco em eficiência, conectividade e design futurista.
Mais do que um simples lançamento, trata-se de um marco estratégico. Ele reforça a ambição da O&J em disputar espaço com os híbridos e híbridos plug-in já a venda no País.
A estratégia da marca vai além da ampliação de portfólio. A meta dos executivos é expandir rapidamente a rede de concessionárias, para alcançar volume de vendas de 50 mil veículos/ano em 2026. Em paralelo, a empresa conduz negociações para parcerias industriais locais, passo essencial para aproveitar incentivos governamentais e viabilizar a produção nacional — movimento que consolidaria o Brasil como base estratégica da Omoda & Jaecoo na América Latina.

Durante o evento de lançamento, o presidente global da marca, Shawn Xu, afirmou que o plano inclui nacionalização de componentes, elemento-chave para garantir competitividade e presença sustentável no longo prazo.
O Brasil é o primeiro mercado do mundo a comercializar simultaneamente os dois modelos, ambos equipados com o sistema SHS (Super Hybrid System) — tecnologia já vista no Jaecoo 7 e agora aprimorada para oferecer desempenho de carro a combustão com consumo e suavidade de elétrico. A marca aposta que essa combinação de eficiência e tecnologia embarcada será determinante para conquistar o consumidor que busca eletrificação com racionalidade.
Xu também adiantou que a marca estuda trazer modelos com motor a combustão, ampliando o portfólio local além dos eletrificados. A conferir.

Omoda 5 SHS-H
O Omoda 5 chega para disputar espaço entre os híbridos convencionais (HEV), segmento hoje dominado por modelos como Toyota Corolla Cross Hybrid e Haval H6 HEV.
Com 4.450 mm de comprimento e preço inicial de R$ 159.990 (versão Luxury), posiciona-se como alternativa acessível no universo híbrido, oferecendo design moderno e pacote tecnológico avançado. A topo de gama Prestige tem preço de R$ 184.990.

O sistema SHS combina um motor 1,5-l turbo de injeção direta (135 cv e 20,4 m·kgf) com um motor elétrico síncrono de ímã permanente (204 cv e 31,6 m·kgf). O conjunto entrega potência máxima combinada de 224 cv e 30,1 m·kgf de torque máximo — números próximos aos de suves médios turbo, mas com respostas mais lineares e imediatas. O desempenho confirma a promessa: 0 a 100 km/h em 7,9 s e velocidade máxima de 175 km/h.
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A transmissão DHT (Dedicated Hybrid Transmission) de terceira geração elimina trancos e reduz perdas mecânicas, simulando a condução de um carro elétrico puro. O consumo homologado junto ao Inmetro reforça a eficiência: 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com alcance que pode ultrapassar 1.000 km.

A estrutura reforçada, onde 78% da carroceria composta com aços de alta resistência, garante rigidez torcional elevada, enquanto o pacote Adas traz 14 assistentes de condução, entre eles controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego.

Por dentro, o Omoda 5 impressiona pelo refinamento e integração digital: dupla tela curva de 24,6” operada por chip Qualcomm 8155, carregador de bateria de telefone celular por indução de 50 W, iluminação ambiente configurável e comandos de voz em português integrados ao sistema O&J OS. O ambiente mistura esportividade e sofisticação, com acabamento em preto brilhante.
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Omoda 7 SHS-P
Se o Omoda 5 representa o lado racional da linha, o novo Omoda 7 SHS-P traduz o lado emocional e sofisticado. Maior, mais potente e com alcance elétrico real, ele eleva o patamar da gama Omoda.

O conjunto híbrido combina o mesmo motor 1,5-l TGDI de 135 cv com o motor elétrico de 204 cv, alimentado por uma bateria de 18,4 kW·h, resultando em 279 cv e 37,2 m·kgf. A marca declara 0 a 100 km/h em 8,4 s e alcance elétrico de 60 km (ciclo Inmetro). O alcance total pode ultrapassar 1.200 km, se igualando a rivais como Haval H6 PHEV e BYD Song Plus.

A tração dianteira e a transmissão 1DHT trabalham em conjunto para garantir transições suaves entre os modos de operação, enquanto a recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) ou contínua (DC).
O interior reflete o posicionamento premium: tela central de 15,6” com função deslizante inédita, sistema de fragrâncias L’Essence, bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e massagem multiponto, além de iluminação ambiente de 256 cores.
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O sistema de som Sony com 12 alto-falantes, cancelamento ativo de ruído, painel digital em cores, volante aquecido e níveis de silêncio até 10 dB melhores que em suves convencionais, reforçam o conforto.
Em segurança, o Omoda 7 eleva o padrão: estrutura com 72% de aços de alta resistência, oito bolsas infláveis e pacote Adas com 19 assistentes, incluindo reconhecimento de pedestres, assistente de curvas e chassi transparente com visão 540°.
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SHS – A nova arquitetura híbrida
O coração técnico de ambos os modelos é o Super Hybrid System (SHS), plataforma proprietária da Chery International, diferente dos sistemas híbridos paralelos convencionais. Essa arquitetura explica a suavidade e o silêncio característicos, como demonstrado na Maratona de Eficiência publicada recentemente pelo AUTOoentusiastas, em que o Omoda 5 SHS-H percorreu mais de 1.300 km com um único tanque — comprovação prática da eficiência prometida
O segredo está na eficiência térmica de 44,5%, nas baterias LiFePhO (lítio-ferro-fosfato) de alta densidade e na transmissão DHT com 98% de eficiência mecânica. Isso resulta em condução naturalmente elétrica em baixa e média carga, com o motor a combustão atuando preferencialmente como propulsor do gerador.
O Omoda 5 desfila juventude
Comparativo e contexto de mercado
O Omoda 5 HEV entra numa faixa competitiva, entre R$ 160 mil e R$ 185 mil, onde coexistem suves a combustão, elétricos e híbridos. Sua principal vantagem está no equilíbrio entre desempenho e consumo: com 224 cv, supera vários rivais e entrega aceleração próxima à de suves médios turbo, mantendo consumo exemplar. O design futurista e a cabine tecnológica o colocam mais próximo de concorrentes de categoria superior, como o Haval H6.
Já o Omoda 7 SHS-P enfrenta diretamente os suves híbridos plug-in como o Haval H6 PHEV e o BYD Song Plus DM-i. Embora ofereça potência e sofisticação semelhantes, chega com proposta mais acessível (a partir de R$ 254.990 na versão Luxury e R$ 279.990 na Prestige) e equipamentos exclusivos, como o sistema de fragrâncias e o cancelamento ativo de ruído.
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A marca oferece 7 anos de garantia para o veículo e 8 anos para o sistema elétrico. Até o fim de 2025, a rede deverá contar 80 concessionárias. E a aposta no custo de propriedade é outro fator mostrado pela marca onde as três primeiras revisões terão custo total de R$ 3.215.

Conclusão
O lançamento simultâneo dos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS-P mostra que a Omoda & Jaecoo está tecnicamente preparada para contribuir com a eletrificação nacional. Mais do que dois novos produtos, os suves simbolizam a maturidade da engenharia chinesa, agora em sintonia com centros europeus de desenvolvimento, em busca de maior eficiência energética, conforto e integração digital. Um avanço notável para uma marca tão jovem e ambiciosa.
GB




