• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Avaliações

OMODA 5 SHS-H E OMODA 7 SHS-P: NOVAS REFERÊNCIAS ENTRE OS SUVES HÍBRIDOS

Estreia global no Brasil reforça a estratégia da Omoda & Jaecoo e desafia Toyota e BYD com o novo sistema híbrido SHS

identicon por Gerson Borini
01/11/2025
em Avaliações, Categorias especiais, ELETROentusiastas, Front Page, GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Omoda & Jaecoo

Fotos: divulgação Omoda & Jaecoo







A Omoda & Jaecoo escolheu o Brasil para um momento histórico: a estreia mundial dos novos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS-P, dois SUVs que ampliam a ofensiva da marca no mercado nacional, com foco em eficiência, conectividade e design futurista.

Mais do que um simples lançamento, trata-se de um marco estratégico. Ele reforça a ambição da O&J em disputar espaço com os híbridos e híbridos plug-in já a venda no País.

A estratégia da marca vai além da ampliação de portfólio. A meta dos executivos é expandir rapidamente a rede de concessionárias, para alcançar volume de vendas de 50 mil veículos/ano em 2026. Em paralelo, a empresa conduz negociações para parcerias industriais locais, passo essencial para aproveitar incentivos governamentais e viabilizar a produção nacional — movimento que consolidaria o Brasil como base estratégica da Omoda & Jaecoo na América Latina.

O evento de lançamento foi realizado no Hotel Unique em São Paulo com a presença dos principais executivos da marca

Durante o evento de lançamento, o presidente global da marca, Shawn Xu, afirmou que o plano inclui nacionalização de componentes, elemento-chave para garantir competitividade e presença sustentável no longo prazo.

O Brasil é o primeiro mercado do mundo a comercializar simultaneamente os dois modelos, ambos equipados com o sistema SHS (Super Hybrid System) — tecnologia já vista no Jaecoo 7 e agora aprimorada para oferecer desempenho de carro a combustão com consumo e suavidade de elétrico. A marca aposta que essa combinação de eficiência e tecnologia embarcada será determinante para conquistar o consumidor que busca eletrificação com racionalidade.

Xu também adiantou que a marca estuda trazer modelos com motor a combustão, ampliando o portfólio local além dos eletrificados. A conferir.

O Omoda 5 se aproxima de uma carroceria suve-cupê

Omoda 5 SHS-H

O Omoda 5 chega para disputar espaço entre os híbridos convencionais (HEV), segmento hoje dominado por modelos como Toyota Corolla Cross Hybrid e Haval H6 HEV.

Com 4.450 mm de comprimento e preço inicial de R$ 159.990 (versão Luxury), posiciona-se como alternativa acessível no universo híbrido, oferecendo design moderno e pacote tecnológico avançado. A topo de gama Prestige tem preço de R$ 184.990.

Deenho do carro é moderno e vibrante

O sistema SHS combina um motor 1,5-l turbo de injeção direta (135 cv e 20,4 m·kgf) com um motor elétrico síncrono de ímã permanente (204 cv e 31,6 m·kgf). O conjunto entrega potência máxima combinada de 224 cv e 30,1 m·kgf de torque máximo — números próximos aos de suves médios turbo, mas com respostas mais lineares e imediatas. O desempenho confirma a promessa: 0 a 100 km/h em 7,9 s e velocidade máxima de 175 km/h.

Clique na foto para ampliá-las e ler as legendas

A transmissão DHT (Dedicated Hybrid Transmission) de terceira geração elimina trancos e reduz perdas mecânicas, simulando a condução de um carro elétrico puro. O consumo homologado junto ao Inmetro reforça a eficiência: 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com alcance que pode ultrapassar 1.000 km.

Silhueta atraente para desafiar os suves do mercado

A estrutura reforçada, onde 78% da carroceria composta com aços de alta resistência, garante rigidez torcional elevada, enquanto o pacote Adas traz 14 assistentes de condução, entre eles controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego.

Interior minimalista e moderno com telas integradas horizontalmente

Por dentro, o Omoda 5 impressiona pelo refinamento e integração digital: dupla tela curva de 24,6” operada por chip Qualcomm 8155, carregador de bateria de telefone celular por indução de 50 W, iluminação ambiente configurável e comandos de voz em português integrados ao sistema O&J OS. O ambiente mistura esportividade e sofisticação, com acabamento em preto brilhante.

Clique na foto para ampliá-las e ler as legendas

Omoda 7 SHS-P

Se o Omoda 5 representa o lado racional da linha, o novo Omoda 7 SHS-P traduz o lado emocional e sofisticado. Maior, mais potente e com alcance elétrico real, ele eleva o patamar da gama Omoda.

Omoda 7 tem desenho sóbrio

O conjunto híbrido combina o mesmo motor 1,5-l TGDI de 135 cv com o motor elétrico de 204 cv, alimentado por uma bateria de 18,4 kW·h, resultando em 279 cv e 37,2 m·kgf. A marca declara 0 a 100 km/h em 8,4 s e alcance elétrico de 60 km (ciclo Inmetro). O alcance total pode ultrapassar 1.200 km, se igualando a rivais como Haval H6 PHEV e BYD Song Plus.

Sobriedade também na traseira

A tração dianteira e a transmissão 1DHT trabalham em conjunto para garantir transições suaves entre os modos de operação, enquanto a recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) ou contínua (DC).

O interior reflete o posicionamento premium: tela central de 15,6” com função deslizante inédita, sistema de fragrâncias L’Essence, bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e massagem multiponto, além de iluminação ambiente de 256 cores.

Clique na foto para ampliá-las e ler as legendas

O sistema de som Sony com 12 alto-falantes, cancelamento ativo de ruído, painel digital em cores, volante aquecido e níveis de silêncio até 10 dB melhores que em suves convencionais, reforçam o conforto.

Em segurança, o Omoda 7 eleva o padrão: estrutura com 72% de aços de alta resistência, oito bolsas infláveis e pacote Adas com 19 assistentes, incluindo reconhecimento de pedestres, assistente de curvas e chassi transparente com visão 540°.

Clique na foto para ampliá-las e ler as legendas

SHS – A nova arquitetura híbrida

O coração técnico de ambos os modelos é o Super Hybrid System (SHS), plataforma proprietária da Chery International, diferente dos sistemas híbridos paralelos convencionais. Essa arquitetura explica a suavidade e o silêncio característicos, como demonstrado na Maratona de Eficiência publicada recentemente pelo AUTOoentusiastas, em que o Omoda 5 SHS-H percorreu mais de 1.300 km com um único tanque — comprovação prática da eficiência prometida

O segredo está na eficiência térmica de 44,5%, nas baterias LiFePhO (lítio-ferro-fosfato) de alta densidade e na transmissão DHT com 98% de eficiência mecânica. Isso resulta em condução naturalmente elétrica em baixa e média carga, com o motor a combustão atuando preferencialmente como propulsor do gerador.

O Omoda 5 desfila juventude

Comparativo e contexto de mercado

O Omoda 5 HEV entra numa faixa competitiva, entre R$ 160 mil e R$ 185 mil, onde coexistem suves a combustão, elétricos e híbridos. Sua principal vantagem está no equilíbrio entre desempenho e consumo: com 224 cv, supera vários rivais e entrega aceleração próxima à de suves médios turbo, mantendo consumo exemplar. O design futurista e a cabine tecnológica o colocam mais próximo de concorrentes de categoria superior, como o Haval H6.

Já o Omoda 7 SHS-P enfrenta diretamente os suves híbridos plug-in como o Haval H6 PHEV e o BYD Song Plus DM-i. Embora ofereça potência e sofisticação semelhantes, chega com proposta mais acessível (a partir de R$ 254.990 na versão Luxury e R$ 279.990 na Prestige) e equipamentos exclusivos, como o sistema de fragrâncias e o cancelamento ativo de ruído.

Clique na foto para ampliá-las e ler as legendas

A marca oferece 7 anos de garantia para o veículo e 8 anos para o sistema elétrico. Até o fim de 2025, a rede deverá contar 80 concessionárias. E a aposta no custo de propriedade é outro fator mostrado pela marca onde as três primeiras revisões terão custo total de R$ 3.215.

Os dois lado a lado nota-se que não há uma identidade comum na grade como vemos em marcas ocidentais

Conclusão

O lançamento simultâneo dos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS-P mostra que a Omoda & Jaecoo está tecnicamente preparada para contribuir com a eletrificação nacional. Mais do que dois novos produtos, os suves simbolizam a maturidade da engenharia chinesa, agora em sintonia com centros europeus de desenvolvimento, em busca de maior eficiência energética, conforto e integração digital. Um avanço notável para uma marca tão jovem e ambiciosa.

GB

Ficha Técnica Resumida — Omoda 5 SHS-H x Omoda 7 SHS-P

Omoda 5 SHS-H (HEV) Omoda 7 SHS-P (PHEV)
Motorização 1,5 L Turbo + motor elétrico (HEV) 1,5 L Turbo + motor elétrico (PHEV)
Potência combinada 224 cv / 30,1 m·kgf 279 cv / 37,2m· kgf
Transmissão DHT de 3ª geração 1DHT (híbrido plug-in)
Tração Dianteira) Dianteira
Bateria 1,83 kW·h 18,4 kW·h (carregamento AC/DC)
Aceleração 0–100 km/h 7,9 s 8,4 s
Velocidade máxima 175 km/h 180 km/h
Alcance elétrico — 60 km (Inmetro)
Consumo urbano / rodoviário 15,1 / 13,2 km/l 14,0 / 11,9 km/l
Comprimento / largura / altura (mm) 4.447 / 1.824 / 1.588 4.660 / 1.875 / 1.670
Entre-eixos (mm) 2.610 2.720
Peso em ordem de marcha (kg) 1.546 1.855
Porta-malas (L) 372 590
Tanque de combustível (L) 51 60
Suspensão dian./tras. McPherson / multibraço McPherson / multibraço
Rodas / Pneus 18” — 215/55 R18 19” ou 20” — 235/50 R19 ou 235/45 R20
Bolsas infláveis 7 7 ou 8 (conforme versão)
Pacote Adas 14 assistentes (versão Prestige) 19 assistentes
Garantia 7 anos veículo / 8 anos sistema elétrico 7 anos veículo / 8 anos sistema elétrico
Preços (inicial / topo) R$ 159.990 / R$ 184.990 R$ 254.990 / R$ 279.990

 







Tags: BYD Song Pluscarros híbridosChery InternationalHaval H6Omoda & JaecooOmoda 5 SHS-HOmoda 7 SHS-Psistema SHSSUV híbridoSUV hibrido plug-inToyota Corolla Cross Hybrid XRV
Próximo
Imagem: criação do autor com uso de inteligência artificial

SEMICONDUTORES: O PROBLEMA NÃO É SOMENTE A FALTA DE CHIP

Nenhum resultado
View All Result
" "
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

" "

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17