O primeiro Jeep Cherokee híbrido para o mercado mexicano saiu oficialmente no dia 9 último da linha de produção do Complexo de Toluca, México. Este será a única fábrica a produzir este veículo para o mercado mexicano. O localtorna´se também um polo de fabricação e exportação para o Jeep Cherokee híbrido, o segundo suve da marca produzido no país, ao lado do Wagonner S elétrico a bateria (BEV).

Com a chegada do Cherokee híbrido, o modelo posiciona o México como um polo fundamental na estratégia de eletrificação da Stellantis. Além de atender à demanda interna, o Complexo de Toluca abastecerá no futuro os mercados dos Estados Unidos e Canadá.
“A qualidade de produção que alcançamos é um exemplo de excelência tecnológica e de manufatura. Estamos muito orgulhosos de que os clientes mexicanos em breve poderão ter um suve Jeep fabricado localmente.”, disse Carlos Rivera, ´vice-presidente de Manufatura da Stellantis México.

Em dezembro passado, Toluca iniciou os testes de fabricação do Cherokee Híbrido, quando foram produzidas 25 unidades para validar processos, qualidade e cronograma antes da produção seriada.
O modelo estará disponível em duas versões: Limited 4×4, com preço de 899.900 pesos mexicanos (R$ 270 mil), e a Overland 4×4, com preço de 949.900 pesos mexicanos (R$ 290 mil). Valores em conversão direta.
Arcabouço STLA Large

Um dos aspectos mais interessantes do novo Jeep Cherokee reside em seu projeto. Seu arcabouço é o STLA Large (Grande) do Grupo Stellantis, com flexibilidade para acomodar motores a combustão interna, motorização semi-híbrida e híbrida e motores elétricos a bateria.
O Jeep Cherokee (código KM), foi oficialmente revelado em 21 de agosto de 2025. Visualmente, apresenta um exterior completamente redesenhado, que buscou equilibrar o apelo robusto com um mais sofisticada. O modelo é mais longo, mais alto e mais largo que seu antecessor, conhecido pelo código KL.
A dianteira apresenta linhas retas, com uma grade estreita com as sete fendas para entrada de ar. Os faróis de LED retangulares e luzes de rodagem diurna em formato de “U” lhe conferem uma assinatura visual inconfundível.

O perfil geral é simples, retilíneo e brinca com formas grandes e robustas que são a essência da Jeep. O modelo conra com uma ampla área envidraçada e maçanetas embutidas. As rodas de liga de alumpinio podem ser aro 17 e 20 polegadas.
Na traseira, tampa do porta-malas exibe linhas arrojadas, com presença de vincos. Esse detalhe, somado ao recorte com acabamento em preto dedicado à placa e pelas amplas lanternas retangulares com iluminação de LED, transmitem um aspecto mais robusto ao modelo.

Referente às dimensões, o novo Cherokee mede 4.778 mm de comprimento, 2.123 mm de largura e 1.715 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.870 mm. Isso significa que a nova geração é 119 mm mais longo, 25 mm mais largo e 50 mm mais alto. Há também um aumento de 163 mm na distância entre eixos, o que resulta em um interior mais espaçoso.
Interior com mais espaço
No interior, os designers da Jeep buscaram inspiração no suve elétrico a bateria Wagoneer S, para criar o habitáculo do novo Cherokee. O motorista conta com um volante multifuncional com dois segmentos do aro achatados opostos e um painel de instrumentos digital colorido de 10,2 polegadas. Ao centro, encontra-se a tela de infotenimento de 12,3 polegadas com funcionalidade sem fio Android Auto e Apple CarPlay, que roda o sistema de infotenimento Uconnect 5 da Jeep.

A Jeep passa a oferecer de série com o novo pacote Connect ONE com assinatura de 10 anos. O sistema permite atualizações remotas, chamadas de emergência automáticas e conectividade com o aplicativo Jeep para telefone celular.
O Jeep também buscou maximizar o espaço interno do Cherokee, parte disso se deve ao console central reformulado, que apresenta um seletor de marchas rotativo. Também foram suprimidos inúmeros botões e controles, quando comparado com o interior do Cherokee KL, já que os designers da Jeep priorizam agrupar os comandos no sistema de infotenimento. Entretanto, foram mantidos os controles dedicados para o ar-condicionado.

Disponível nas versões de entrada Cherokee, Laredo, Limited e Overland, a execuçao da versão Cherokee é ´preta de série. Já o revestimento branco Ártico está disponível nas versões Laredo, Limited e Overland, e a imitação de couro está disponível nas versões Limited e Overland. Bancos dianteiros ventilados e bancos traseiros aquecidos são opcionais.
A lista de opcionais é ampla e variada, incluem equipamentos como o teto panorâmico, câmera de 360º, espelho retrovisor digital, tampa do porta-malas com acionamento elétrico por sensor de movimento e assistência Alexa integrada. Sistema de áudio estéreo com 6 alto-falantes é padrão, sistema Premium Alpine com 10 alto-falantes é opcional.

Referente ao conjunto de recursos de segurança e auxílios ao motorista, o novo Cherokee oferece o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres e ciclistas e monitoramento de ponto cego com detecção de tráfego transversal traseiro.
Propulsão híbrida
O novo Cherokee apresenta, pela primeira vez, um conjunto propulsor híbrido. O novo sistema é composto por um motor 4-cilindros turbocarregado de 1,6 litro, e 177 cv, dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio de 1,08 kW·h, para uma potência combinada de 210 cv e 31,8 m·kgf de torque. Este conjuntop motriz é produzido na fábrica da Stellantis em Dundee, Michigan, EUA.

O trem de força híbrido é combinado ao câmbio automático CVT e um sistema de tração nas quatro rodas padrão com desconexão do eixo traseiro para minimizar consuimo. Este, combinado, ´d estimado de 15,6 km/l, e o veículo tem alcance de 800 km com um único tanque de combustível.
O motorista tem à disposição o sistema de tração Selec-Terrain com quatro modos de condução: Auto, Sport, Neve e Areia/Lama. Os ângulos de entrada e saída são 19,6 e 29,4 graus, respectivamente. Ângulo da rampa é de 18,8 graus e a distância em relação solo é de 200 mm. A Jeep divulga o peso em ordem de marcha de 1.940 kg e capacidade de reboque de 1.587 kg.
AN





