O 911 mais rápido e mais potente homologado para uso de rua está em vias de ser lançado: o 911 GT2 RS. A versão foi apresentada anteontem (30/6) no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, evento que vai até hoje (2/7). Seu motor biturbo de seis cilindros horizontais opostos e 3,8 litros entrega nada menos que 700 cv e 76,5 m·kgf. Com peso em ordem de marcha de 1.470 kg, o GT2 RS, de tração traseira, acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h. A versão anterior do GT2, de 3,6 litros, desenvolvia 620 cv e 71,4 m·kgf.
O motor é baseado no 3,8 litros de 580 cv do 911 Turbo S. O ganho de potência é resultado de turbocompressores de maior capacidade. Novo sistema de arrefecimento adicional está de acordo com as altas cargas, e em temperaturas do ar elevadas água é borrifada nos interresfriadores quando em operação de sobrepressão para esfriar o ar de admissão e assegurar potência ideal mesmo sob condições extremas.
O câmbio é o robotizado PDK de duas embreagens, sete marchas, e o sistema de escapamento é de titânio, pesando cerca de 7 kg menos do que o usado no 911 turbo, além de gerar um som sem precedentes.
Pela primeira vez na história, a Porsche Design está celebrando a apresentação deste carro esporte de alto desempenho com o lançamento de um relógio de pulso em edição especial. Numa reverência ao mundo do automobilismo, o relógio 911 GT2 RS é oferecido apenas para os proprietários do novo veículo e só pode ser adquirido, desde ontem, juntamente com o novo modelo GT nos Porsche Centers.
No chassi, há o eixo traseiro direcional e os pneus são UHP (ultra-alta performance). O veículo conta com o controle de estabilidade Porsche com calibração especial no modo Sport.
As portentosas tomadas e saídas de ar e a imponente asa traseira evidenciam o cuidado com a aerodinâmica deste novo GT2. Pneus dianteiros 265/35ZR20 e traseiros 325/30ZR21 conseguem dados impressionantes de frenagem e velocidade em curva. Os freios de compósito de cerâmica são de série.
Os para-lamas dianteiros, aberturas das caixas de rodas, carcaças dos espelhos retrovisores Sport Design, entradas de ar nas seções laterais posteriores e peças da traseira são feitas de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), assim como muitos dos componentes do interior do carro. Para tornar o veículo tão leve quanto possível, o capô é feito do mesmo material, enquanto o teto é feito de magnésio. Esses dois componentes da carroceria têm uma larga faixa lateral em relevo.
Os engenheiros da Porsche desenvolveram o pacote opcional Weissach, que possibilita uma redução de peso adicional em torno de 30 kg. O pacote inclui elementos adicionais feitos de CFRP e titânio. O teto e o arco de proteção para o caso de capotagem, por exemplo, são feitos de CFRP, assim como os braços de suspensão em ambos os eixos. Rodas de magnésio reduzem tanto o peso total como o peso não suspenso, proporcionando maior desempenho das já impressionantes características do chassi. A tampa do porta-malas e o teto com acabamento em padrão de carbono são decorados com uma faixa central da mesma cor da carroceria, criando um visual diferenciado.
O interior do 911 GT2 RS é dominado pelo acabamento em Alcantara vermelho e couro preto, além de peças interiores com acabamento em CFRP — todos itens de série. O volante esportivo do GT2 RS traz borboletas para troca de marchas. O motorista e o passageiro acomodam-se em bancos-concha com acabamento em manta de carbono. Como em todos os 911, o gerenciamento de comunicações Porsche é responsável pelo controle do áudio, navegação e comunicação.
O pacote Sport Chrono opcional amplia as funções desse gerenciamento, incluindo um mostrador de desempenho que pode ser usado para mostrar, armazenar e avaliar tempos de volta na pista. O pacote também inclui um cronômetro no painel, com mostradores analógicos e digitais. Além disso, no 911 GT2 RS o Chrono Package vem com um disparador de volta.
O cronógrafo GT2 RS
A Porsche Design se uniu à Porsche Motorsport para desenvolver o cronógrafo 911 GT2 RS. Ele é reservado exclusivamente para proprietários do 911 GT2 RS. Em seu coração está o primeiro mecanismo de movimentação desenvolvido pela Porsche Design, resultado de um trabalho de três anos. O relógio calibre 01.200 inclui uma função flyback, ponte de movimentação com trilha de carga otimizada e um certificado oficial de autenticidade do COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres). A caixa do cronógrafo é feita de titânio.
A função flyback é inspirada no automobilismo esportivo e é um item especial do relógio da Porsche. Num cronógrafo tradicional, os botões têm que ser pressionados três vezes para medir intervalos de tempo consecutivos: a primeira pressão para o cronômetro, a segunda o reposiciona e a terceira reinicia o processo de medição. Em cronógrafos que contam com função flyback, esses procedimentos acontecem automaticamente e em rápida sucessão.
A função stop e o mostrador de tempo corrente são claramente separados com marcações amarelas. Muitos dos detalhes do relógio são baseados no carro esportivos de alto desempenho. O botão da corda de tungstênio é inspirado pelas rodas do 911 GT2 RS. A face do relógio é feita de CFRP, enquanto o desenho do mostrador é similar ao painel de instrumentos e o conta-giros.
O 911 GT2 RS e o relógio correspondente são oferecidos exclusivamente nos Porsche Centers em todo o mundo. O veículo e o relógio são fabricados individualmente de acordo com o desejo dos clientes e entregues juntos.
O 911 GT2 RS será disponível no mercado brasileiro. Datas de lançamento, preços e configurações, porém, ainda não estão confirmadas pela Porsche do Brasil. Na Europa a versão custa € 285.220 (equivalente a R$ 1,08 milhão) e o cronógrafo € 9.450 (R$ 35.700).
AE/BS