A Dana completou nesse dia 10 de julho setenta anos de Brasil. A empresa é uma das principais fabricantes do setor automobilístico mundial e líder no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia para os fabricantes de veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada e industriais.
Segundo Raul Germany, responsável pelas operações da Dana para o Brasil, a empresa sempre investiu no País e no trabalho iniciado por pioneiros e que antecede o próprio estabelecimento da indústria automobilística brasileira: “Temos muito orgulho da nossa história, sem dúvida um diferenciador, potencializado pela força de uma companhia global, com tradição e que investe para ser líder em tecnologias”, enfatiza.
“Em um momento como este, focamos na reflexão, reconhecimento e celebração. Quanto mais os anos passam, maior o convite para uma ponderação mais profunda, revisitando lembranças, fazendo o reconhecimento ao trabalho de muitos, que hoje damos continuidade. Nosso fundador no Brasil, o imigrante Ricardo Bruno Albarus, além de pioneiro, serve de exemplo do espírito empreendedor que sempre temos que exercer, dos desafios e oportunidades que nosso País apresenta, principalmente agora que precisamos retomar o ritmo de crescimento da indústria automobilística nacional”, salienta Germany.
Há alguns anos a Dana promove movimentos para melhor se estruturar para crescer, baseada na combinação da ampliação do portfólio de produtos e no fortalecimento da cadeia de suprimentos. Através da aquisição, em dezembro de 2016, das operações de forjaria e usinagem de eixos dianteiros pesados e componentes em Campinas e Jundiaí (SP), a Dana fortalece também o foco nos mercados de componentes fora-de-estrada e de exportação, fornecendo para os mais variados países e continentes, há muitos anos.
Dando continuidade aos renovados esforços de crescimento e fortalecimento no mercado de reposição, para o qual possui uma ampla e tradicional linha de componentes automoblísticos da marca Spicer (suspensão e direção, juntas homocinéticas e kits de reparo, cardã e componentes, eixos diferenciais, dianteiros e traseiros, e componentes), tanto no segmento leve quanto de veículos comerciais, a Dana ampliou sua equipe de vendas, técnicos e de desenvolvimento de produto, e nomeando representantes nacionais e internacionais, além de inaugurar um Centro de Distribuição em Diadema (SP), todos exclusivamente dedicados para este mercado.
“Nossa organização passou por vários momentos, evoluindo e aprendendo, a exemplo de nossa sociedade, economia e País. Desafios, dores do crescimento, lições aprendidas, esperança renovada, novos investimentos. Correções de rumo, reconhecimento, alegrias. Sempre fortalecidos por valores sólidos e inegociáveis, como a ética, integridade, honestidade. Investindo nas pessoas, nas comunidades, na indústria, no País. Com segurança. Pela segurança”, completa.
A tradição e o orgulho dos muitos feitos que celebramos são parte desta história que seguimos escrevendo, e servem sempre de inspiração para olharmos para a frente, para continuarmos melhorando, aprendendo, crescendo, buscando novas oportunidades e formas de melhor balancear os nossos negócios, nos aproximando de nossos clientes para que possamos melhor atender e assim ampliar também nossa presença nos mercados de reposição e exportação, fortalecidos pela segurança e a força da nossa gente, das nossas comunidades, dos nossos fornecedores e clientes”, finaliza Raul Germany.
A Dana foi fundada em 1904. Com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega 27.000 pessoas em 34 países e 6 continentes e se dedica a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo. Registrou em 2016 vendas de aproximadamente US$ 5,8 bilhões. Foi novamente selecionada pela Forbes Magazine como uma das 100 empresas mais confiáveis dos Estados Unidos. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador, que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Diadema, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP), com cerca de 3.000 funcionários.
JJ