O Jeep Compass foi lançado há um ano exatamente e logo conquistou seu lugar no disputado mercado brasileiro de suves. São quatro versões em ordem ascendente de sofisticação: Sport, Longitude, Limited e Trailhawk.
Sport – é a de entrada, seu motor é o Tigershark 2-litros flex de 159/166 cv com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira; custa R$ 105.990.
Longitude – mesmo conjunto motriz da Sport ou motor Diesel turbo Multijet II de 2 litros e 170 cv acoplado a câmbio automático de 9 marchas com tração 4×4 sob demanda; custam, respectivamente, R$ 114.490 e R$ 141.290.
Limited – com os mesmos conjuntos motrizes da Longitude, mas com maior nível de equipamentos, por R$ 131.990 e R$ 157.990.
Trailhawk – topo de linha, dotada do mesmo conjunto motriz a diesel, câmbio 9-marchas e tração 4×4 sob demanda, de R$ 158.990.
A versão Limited 2,0 Diesel 4×4 testada traz, além das obrigatórias bolsas infláveis frontais, duas laterais, duas de cortina e uma para os joelhos do motorista; acendimento automático dos faróis; ajuste do volante nos dois planos; borboletas de trocas de marcha; luzes rodagem diurna por LEDs; e muitos outros itens que podem ser conhecidos na lista de equipamentos em seguida à ficha técnica.
Essa Limited Diesel 4×4 é o veículo ideal para sair de uma festa vestido de black tie, fazer uma longa viagem e chegar inteiro e limpo a uma fazenda no sertão de Mato Grosso, após passar por aguaceiros e lamaçais infestados de jacarés. Com um Compass com o motor flex Tigershark — desde que não haja os tais lamaçais infestados de jacarés — se poderá fazer o mesmo, pois esse moderno motor proporciona igualmente bom desempenho. Já testei um durante uma semana e posso afirmar isso.
Os números do desempenho — como aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima — mostram resultados praticamente iguais com um ou outro motor, porém a sensação de potência disponível é maior no Diesel. Isso se deve ao maior torque que, além de 74% mais alto, vem em giro mais baixo, 1.750 ante 4.000 rpm do 2,0 flex. Além disso, o câmbio do Diesel é de 9 marchas (o do flex, 6) e me pareceu melhor programado.
Na verdade o está muito bem, salvo um pormenor: no trânsito urbano lento, abaixo de 1.800 rpm ocorre um pequeno tranco ao se procurar retomar velocidade suavemente. É como se houvesse uma tecla liga/desliga no primeiro estágio da aceleração, não há uma progressividade e sim um leve surto, que leva o motor de 1.200 a 1.800 rpm num pulo. Na estrada isso não aparece, mas na cidade essa característica não condiz com o grau de sofisticação do ótimo conjunto motriz deste Compass.
O desenvolvimento do produto Jeep, marca da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) cabe à engenharia da FCA Latin America, encabeçada pelo seu diretor, o engenheiro italiano Claudio Demaria, conhecido pelo seu trabalho na Fiat antes da fusão, especialmente no acerto de suspensão. Por isso o Jeep Compass não foge à regra: é macio na dose certa e muito bom de curva, fora que a direção eletroassistida é das mais prazerosas, e essa é a base para se gostar de um carro: suspensão e direção boas, motor e câmbio vêm depois. Daí que o Compass é mesmo muito bom de guiar.
As suspensões dianteira e traseira são independentes McPherson, estando aí as bases para a sua maciez e bom comportamento. Os freios são todos a disco, com os dianteiros ventilados.
Agora, na estrada esse motor Diesel turbo é um gigante. Sobra potência. Impressiona a força de retomada e a naturalidade com que ele sustenta a velocidade, superando aclives como se estivesse no plano, sem que peça mais acelerador. E vai silencioso, ao menos internamente, e tem funcionamento bem suave. A 120 km/h o giro em nona marcha é 1.850 rpm, e nesse ritmo constante o consumo médio indicado pelo computador de bordo foi de 13,5 km/l, muito econômico, portanto. Na cidade é fácil obter mais de 10 km/l.
Como informação, o consumo de homologação Inmetro/PBVE é 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l, na estrada.
O câmbio automático, epicíclico, como disse, funciona perfeitamente bem, como costumam fazer praticamente todos os epicíclicos multimarcha modernos. Há o modo manual, que entra ao trazer a alavanca para a esquerda, ou usando as borboletas. Ele sobe marcha ao atingir 4.300 rpm, 550 rpm acima da rotação de potência máxima (3.750 rpm) e também reduz caso se acelere a fundo. É bem convencional, portanto, e condizente com a proposta de suve familiar.
Por ter tantas marchas, nove delas, elas são próximas numericamente umas das outras, ou seja, o “degrau” entre elas é pequeno, o que ajuda na suavidade das trocas. Não hesita em subida de serra, sempre coloca a marcha certa no momento certo. Muito bem programado, casa muito bem com o motor Diesel.
A central multimídia Uconnect agora é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. O monitor tem 8,4 polegadas. O pacote opcional High Tech inclui itens como controle de velocidade adaptativo e avisos de colisão frontal e de desvio de faixa, entre outros (ver todos os opcionais na lista de equipamentos de série).
No console central pode-se moldar a tração 4×4 do tipo sob demanda para diferentes condições, como neve, lama, areia. É um autêntico jipe, encara sem susto duras paradas, sendo que consegue aliar essa valentia a bom conforto.
Para mais detalhes, incluindo aí uma rigorosa explicação da tração 4×4 do Compass, valer ler a matéria do colega Luís Fernando Carqueijo, nosso especialista em off-road.
AK
FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS LIMITED 2,0 DIESEL 4X4 | |
MOTOR | |
Denominação | 2.0 MultiJet II 948TE |
Descrição | 4 cilindros em linha, Diesel, turboalimentado com interresfriador, arrefecido a líquido |
Localização e posição | Dianteira, transversal |
Combustível | Diesel S-10 |
Taxa de compressão (:1) | 16,5 |
Diâmetro e curso (mm) | 83 x 90,4 |
Cilindrada (cm³) | 1.956 |
Potência máxima (cv/rpm) | 170/3.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 35,7/1.750 |
Material bloco/cabeçote | Alumínio/alumínio |
Nº de comandos de válvulas/acionamento | Dois/corrente |
Válvulas por cilindro/onde/atuação | 4, cabeçote, indireta por alavancas-dedo |
Formação de mistura | Injeção direta common-rail Bosch, pressão de injeção 1.600 bar |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio/rodas motrizes | Automático, 9-marchas à frente e uma à ré, 4 rodas motrizes (traseiras sob demanda), comando pela alavanca seletora e borboletas |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,70; 2ª 2,84; 3ª 1,91; 4ª 1,38; 5ª 1,00; 6ª 0,81; 7ª 0,70; 8ª 0,58; 9ª 0,48; ré 3,80 |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,33 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente McPherson, 2 braços transversais, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,3 |
FREIOS | |
Servoassistência/tipo | Sim/a vácuo por bomba |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/305 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/278 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7Jx18 |
Pneus | 225/55R18 |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.416 |
Largura sem/com espelho | 1.819/2.033 |
Altura | 1.645 |
Distância entre eixos | 2.636 |
Bitola dianteira/traseira | 1.540/1.540 |
Distância mínima do solo | 218,3 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 28,7 |
Ângulo de saída (º) | 31,9 |
Ângulo central (º) | 23,2 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.717 |
Carga útil (kg) | 400 |
Rebocável sem/com freio (kg) | 400/1.500 |
Capacidade do porta-malas (L) | 410/1.191com banco rebatido |
Capacidade do tanque (L) | 60 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10 |
Velocidade máxima (km/h) | 194 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l) | 9,8 |
Estrada (km/l) | 11,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 65,0 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.850 |
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) | 3.600 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE LIMITED 2,0 DIESEL 4X4 |
Acendimento automático dos faróis |
Ajuste do volante em altura e distância |
Alarme |
Alavanca do câmbio com revestimento em couro |
Alerta de limite de velocidade e manutenção programada |
Ar-condicionado automático bizona |
Assistente à frenagem |
Assistente de partida em aclive |
Assoalho do porta-malas com revestimento duplo |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco do passageiro dianteiro rebatível |
Banco traseiro bipartido 60:40 e rebatível |
Bancos revestidos parcialmente em couro |
Bolsa inflável de joelhos para o motorista |
Bolsas infláveis de cortina |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais |
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Borboletas para trocas de marcha no volante |
Câmera de ré |
Chave presencial – acesso sem chave |
Cinto traseiro central de 3 pontos |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura |
Comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante |
Computador de bordo (distância, consumo médio e tempo de percurso) |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Controle de estabilidade para trailer (quando com engate Mopar) |
Controle eletrônico anticapotagem |
CORES, todas sólidas: preto Shadow, verde Recon com teto preto, branco Ambiente com teto preto |
Descansa-braço com porta-objetos |
Detector de pontos cegos |
Direção eletroassistida |
Encosto de cabeça traseiro central |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico |
Estepe temporário |
Estrado do teto com acabamento cromado |
Faróis de xenônio |
Faróis e lanternas com assinatura em LED |
Faróis e luz traseira de neblina |
Freio a disco nas 4 rodas com o obrigatório ABS |
Freio de estacionamento elétrico |
Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo |
Ganchos de fixação de carga no porta-malas |
Iluminação do porta-malas |
Limitador de velocidade |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro |
Luzes de rodagem diurna (DRL) |
Maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Painel de instrumentos de TFT em cores de 7” |
Parafuso antifurto nas rodas |
Para-sóis com espelhos |
Porta-objetos sob o assento do banco do passageiro |
Rádio integrado ao painel com RDS e porta USB |
Repetidoras de seta nos retrovisores |
Retrovisores externos de acionamento elétrico |
Revestimento externo nas colunas das portas |
Rodas em liga aro 18’’e pneus 225/55R18 |
Seletor para 4 tipos de terreno (Selec-Terrain) |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de áudio com tela tátil de 8.4”, Apple Carplay e Android Auto, e comando de voz, seis alto-falantes, USB e Bluetooth |
Teto na cor preta |
Tomada 12 V no porta-malas |
Tomada 12 V no console |
Tração 4×4 Jeep Active Drive Low |
Travas elétricas nas portas e porta-malas |
Válvula antirrefluxo de combustível |
Vidros elétricos um-toque com antiesmagamento nas 4 portas |
Volante com acabamento em couro |
OPCIONAIS |
Cores metálicas (R$ 1.650): prata Melfi com teto preto, vermelho Tribal com teto preto, preto Carbon, cinza Antique com teto preto, azul Pacific com teto preto, marrom Horizon com teto preto |
Cor perolizada (R$ 2.160): branco Polar com teto preto |
INTERIOR: bancos de couro cinza, caramelo ou preto (sem acréscimo de preço) |
Teto solar elétrico panorâmico, R$ 7.560 |
Kit Protection (R$ 1.100): protetor de cárter, protetor de tanque, para-barros dianteiro e traseiro, emblema exclusvo |
Pacote High Tech (R$ 14.830): controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, comutação automática farol alto, aviso de colisão frontal, rodas de 19″ com pneus 235/45R19, abertura elétrica da porta de carga, tomada auxiliar de 127 V, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de áudio premium Beats de 508 W, partida remota e assistente de estacionamento |