Ao contrário dos políticos, o novo Volvo XC40 cumpre o que promete: é esportivo e utilitário, justificando as duas primeiras letrinhas da sigla da moda SUV. Esportivo, faz o 0 a 100 em rápidos 6,4 segundos e chega a 230 km/h. E tem espaço interno para justificar o “utilitário”, inclusive um bom porta-malas com capacidade para 460 litros. Além disso, o XC40 tem tração nas quatro rodas.
Existem dezenas de modelos de SUVs, porém a maioria são crossovers, plataformas de automóveis que adotam uma carroceria mais alta e com aspecto mais parrudo, parecendo um jipinho também pela maior altura do solo.
Porém, tem tração apenas na dianteira e ficam longe da esportividade. As propostas de um SUV são difíceis de conciliar: um veículo alto, grande e pesado que tenha comportamento esportivo no asfalto e se entenda bem com estradas precárias com terra, lama ou areia.
“Então, os fabricantes estão nos enganando”? Não, juntar tudo isso em um único veículo é caro e poucos podem pagar por isso. Quem quer um “SUV” cujo preço começa nos R$ 60/70 mil recebe pelo que pagou.
Quer um SUV rápido no asfalto e que encare caminhos complicados? Vá para os modelos Premium, que sempre custam (bem) acima dos R$ 100 mil.
Exatamente essa é a proposta da sueca Volvo (parte do grupo chinês Geely), que agora completa sua família de utilitários esportivos, importando o compacto XC40, o terceiro da família XC.
E o 40 nem é tão compacto, já que tem 4.425 mm de comprimento e 2,702 mm de distância entre eixos. Mas é o menor SUV da família, que já tinha o XC90 e X60. Mesmo custando entre R$ 170 e 215 mil, a Volvo espera aumentar suas vendas anuais de 3.500 veículos para 6.000 com a chegada do XC40.
Tudo indica que existem muitos compradores. Leandro Teixeira, diretor de marketing, diz que “só a pré-venda já passou de 1.000 pedidos”. Quem comprar agora terá espera de 90 a 120 dias.
Primeiro estreiam as versões de topo, Momentum e R-Design (R$ 194.950 e 214.950 respectivamente). A versão mais “simples” do XC40, a T4, virá somente a partir de julho (por R$ 169.950).
Existem várias diferenças de acabamento e sofisticação de equipamentos e as três versões do XC40 mostram também performance distintas. O mesmo motor 2-L de quatro cilindros, da nova família Drive-E, oferece diferentes rendimento devido a acertos no turbocompressor e gerenciamento eletrônico. O câmbio será sempre automático epicíclico de oito marchas.
As versões Momentum e R-Design oferecem 255 cv e na T4 são 192 cv. A Volvo afirma que as duas versões de topo, que aceleram de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chegam aos 230 km/h, fazem do XC40 o SUV mais rápido dos compactos.
Este novo motor Drive-E é de ultima geração, adota o turbo não apenas para performance como também para economia de combustível. Se trata de um downsizing, um motor de relativamente pequeno com rendimento de maior cilindrada. Para isso, tem recursos como baixo atrito interno, comandos variáveis e eletrônica de última geração. Trabalha liso e, dirigido com tranquilidade, é econômico. Mas, a melhor característica desses motores atuais está no torque. No XC40 são 35,9 kgfm que se mantém entre 1.800 e 4.800 rpm. Ou seja, logo depois da marcha-lenta já se tem torque máximo, que se mantém quase até a potência máxima (que ocorre a 5.500 rpm). Um motor com este tipo de desempenho seria impensável poucos anos atrás.
Mesmo assim, tenho saudades do motor cinco-cilindros turbo da Volvo, que tem a suavidade de funcionamento de um seis cilindros com uma bela performance. Aliás, não tenho saudade nenhuma, já que tenho uma Volvo SW 850 T5, de 1998, o “tijolo voador”.
O novo motor E-Drive quatro-cilindros também é modular e em breve vai surgir também um XC40 com motor três-cilindros turbo, de 1,5 litro de cilindrada e pouco mais de 150 cv. Ou seja, exatamente o motor 2-L com um cilindro a menos. Esta versão (que ainda não se sabe se será importada) terá câmbio manual de seis marchas.
E mais: este três-cilindros será usado também para um XC40 híbrido, que terá motorização elétrica e a combustão. A Volvo, como a maioria dos fabricantes de luxo, se preocupa em agradar todas as tribos de malucos, dos ecológicos aos fanáticos por desempenho.
Entre as três versão dos XC40 que serão comercializados por aqui, vale a máxima de quando mais caro, mais recursos. As versões de topo, além de acabamento mais luxuoso, muita eletrônica de segurança (de apoio ao motorista e anticolisão) contam também com mimos como borboletas no volante para mudanças manuais de marcha e rodas de aro 20″ — as rodas variam de 18″ a 20″ de acordo com a versão.
Todos os XC40 têm tração nas quatro rodas, rodando normalmente com 90% de força na dianteira e apenas 10% na traseira. Conforme a necessidade, a tração se ajusta automaticamente (com acoplamento viscoso) até chegar a 50-50% nos dois eixos. O que não só ajuda a vencer estradas de terra, mas também garante maior estabilidade no asfalto em pilotagens mais vigorosas e curvas rápidas. Com muita eletrônica, existem cinco modos de condução para se adaptar melhor ao estilo de condução de cada motorista.
Como acontece na linha Premium, são muitos recursos de entretenimento e segurança, uma obsessão da marca sueca. A Volvo fala em “veículo semiautônomo mais barato do Brasil”. Há certo exagero, já que são sistemas eletrônicos existentes em outras categorias de luxo, considerados “auxiliares de direção”.
Mas, realmente o XC40 freia sozinho em situações de emergência quando o motorista não reage, além de “ler” placas e faixas de sinalização de estradas bem conservadas e com padrão internacional, que são poucas no Brasil. A direção com assistência elétrica traz o carro de volta quando se ultrapassa uma linha divisora de faixas e resiste um pouco em mudanças de faixas se o motorista não sinalizar a manobra.
Em estrada de pista dupla em Santa Catarina — rodando a beira mar saindo de Itajaí em direção à Florianópolis — levei várias “broncas” por mudar de faixa sem sinalizar (não havia veículos na minha traseira). Depois de algumas manobras destas, o XC40 sugeria que eu parasse para tomar um café. Minha resposta não era muito educada, usando exatamente o mesmo verbo “tomar”.
Estes recursos são desativados na versão T4 de entrada, mas podem ser programados pelos concessionários, com um custo de R$ 5 mil, segundo a Volvo.
A garantia é de dois anos, mas pode ser estendida por mais dois anos. Melhor comprar os dois anos extras: a manutenção de carros com muita eletrônica é sempre complicada.
Iluminação é Full LED, com lanternas traseiras trazendo o desenho típico da Volvo. E, assim com os SUVs maiores XC60 e XC90, o XC40 mostra em LEDs o “martelo de Thor” nos faróis, sua sinalização de rodagem diurna (DLR, na sigla em inglês).
Com este símbolo escandinavo, a Volvo comemora sua “volta a ser sueca”, mesmo com capital chinês.
Porém, os chineses dão liberdade criativa para a engenharia sueca, bem diferente da época que a Volvo pertenceu à Ford (entre 1999 e 2010). Naquela época, a classificação mais simples era de que “um Volvo era um Mondeo com uma carroceria diferente”.
Nota do escriba: Talvez a matéria que você acabou de ler seja uma pouco tendenciosa. Gosto de Volvo e faz tempo. A foto acima mostra uma das razões. Eu tinha uns oito anos e meu pai Jordão era o orgulhoso dono deste Volvo PV444 de 1951, que ele comprou com uns três anos de uso. Eu adorava ir no banco do passageiro para trocar as três marchas no câmbio do assoalho, um luxo nos carros dos anos 1950 e que se popularizou por aqui exatamente nos primeiros Fusca e nos Volvo importados.
Nessa época cheia de carros americanos, o padrão eram as marchas na coluna de direção. Quem conheceu isso sabe muito bem o que significa “encavalar marchas”(uma marcha não desengatava, mas entrava a outra. Ou não entrava nenhuma e sempre a alavanca travava).
JS
FICHA TÉCNICA VOLVO XC40 MOMENTUM/R-DESIGN | |
MOTOR | |
Designação do motor | T5 Drive-E |
Arquitetura do motor | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Sistema de tração | Integral |
Cilindrada (cm³) | 1.969 |
Diâmetro (mm) | 82 |
Curso (mm) | 93,2 |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Potência máxima (cv/rpm) | 252/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 35,7/1.800-4.800 |
CÂMBIO | |
Tipo | Automático epicíclico Aisin Warner, 8 marchas, tração integral |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,250; 2ª 3,029; 3ª 1,950; 4ª 1,457; 5ª 1,221; 6ª 1,000; 7ª 0,809; 8ª 0,673; Ré 4,015 |
Relação de diferencial (:1) | 3,329 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,4 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/322 |
Traseiros(Ø mm) | Disco/302 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5Jx19 ou 7,5Jx20 |
Pneus | 235/50R19 ou 245/45R20 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.425 |
Largura sem/com espelhos | 1.863/2.034 |
Altura | 1.652 |
Distância entre eixos | 2.702 |
Bitola dianteira/traseira | 1.601/1.626 |
Distância mínima do solo (mm) | 210 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.762 |
Carga útil (kg) | 458 |
Carga máxima no teto (kg) | 75 |
Tanque de combustível (L) | 54 |
Porta-malas (L) | 460 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,34 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,46 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,83 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 230 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 8ª (km/h) | 58,5/59,5* |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 2.050/2.000* |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 5.900/5.750* |
* com pneus 245/45R20 |
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T5 Momentum | T5 R-Design | ||||
First Edition | First Edition | ||||
ÁUDIO E NAVEGAÇÃO | |||||
Apple CarPlay e Android Auto | • | • | |||
Carregador para smartphone por indução (Wireless) | • | • | |||
Comando de voz | • | • | |||
Conexões: 2 USB dianteiro, 1 USB traseiro e Bluetooth | • | • | |||
Controles do áudio no volante | • | • | |||
Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes c/ subwoofer – 600 W | • | • | |||
Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information) | • | • | |||
BANCOS | |||||
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória | • | • | |||
Banco do passageiro com regulagem elétrica | • | • | |||
Banco e encosto de cabeça traseiros com rebatimento elétrico | • | • | |||
Bancos dianteiros com aquecimento | • | • | |||
Bancos dianteiros com suporte de coxa ajustável | • | • | |||
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico | • | • | |||
Bancos esportivos R-Design com revestimento em couro e nobuck | – | • | |||
Bancos revestidos de couro | • | – | |||
CLIMATIZAÇÃO | |||||
Ar-condicionado digital bizona | • | • | |||
Sistema de qualidade de ar multiativo – Clean Zone | • | • | |||
Teto solar panorâmico elétrico | • | • | |||
INSTRUMENTOS | |||||
Painel central de LCD com 9″ tátil e antirreflexo | • | • | |||
Quadro de instrumentos digital com 12,3″ personalizável | • | • | |||
SEGURANÇA | |||||
Aviso de de cinto de segurança desatado | • | • | |||
Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro (obrigatório) | • | • | |||
Bolsas infláveis laterais | • | • | |||
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço | • | • | |||
Engates Isofix para dois bancos infantis | • | • | |||
Sistema de alerta ao motorista | • | • | |||
Sistema de alerta de colisão traseira | • | • | |||
Sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção | • | • | |||
Sistema de alerta de ponto cego com tráfego transversal e assistente de direção | • | • | |||
Sistema de frenagem automática na cidade | • | • | |||
Sistema de proteção contra impactos laterais | • | • | |||
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote) | • | • | |||
Sistema de proteção em saída de estrada | • | • | |||
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária | • | • | |||
Sistema Inteligente de informação | • | • | |||
SISTEMAS DE TRAVAMENTO E PREVENÇÃO | |||||
Abertura / fechamento do veículo sem chave | • | • | |||
Alarme | • | • | |||
Chave com controle remoto integrado e memória | • | – | |||
Chave revestida em couro com controle remoto integrado e função memória | – | • | |||
Partida do motor sem chave | • | • | |||
Sensor de monitoramento interior | • | • | |||
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras | • | • | |||
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas | • | • | |||
Travamento privado para o porta-malas | • | • | |||
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque | • | • | |||
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA | |||||
Assistente de descidas íngremes | • | • | |||
Assistente de direção semiautônoma até 130 km/h | • | • | |||
Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist) | • | • | |||
Assistente de partida em aclive e declive | • | • | |||
Borboletas no volante para trocas de marchas manuais | –- | • | |||
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) | • | • | |||
Computador de bordo | • | • | |||
Configurador de modo de condução – Drive Modes | • | • | |||
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) | • | • | |||
Função desliga/liga nas paradas (start/stop) | • | • | |||
Sensor de chuva | • | • | |||
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro | • | • | |||
Sistema de entretenimento e conectividade (Sensus Connect) | • | • | |||
Volante com regulagem de altura e distância | • | • | |||
Volvo on Call | • | • | |||
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO | |||||
Faróis com acendimento automático | • | • | |||
Faróis com função antiofuscante | • | • | |||
Faróis com luzes direcionais ativas | • | • | |||
Faróis de neblina de LED | • | • | |||
Faróis Full LED com nivelamento automático | • | • | |||
Luzes de rodagem diurna (DRL)de LED | • | • | |||
INTERIOR | |||||
Acabamento interno – R-Design | – | • | |||
Acabamento interno – Urban Grid Alluminium | • | – | |||
Descansa-braço braço dianteiro | • | • | |||
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos | • | • | |||
Espelho retrovisor interno com escurecimento automático | • | • | |||
Gaveta porta-objetos sob o banco do motorista | • | • | |||
Jogo de tapetes | • | – | |||
Jogo de tapetes R-Design | – | – | |||
Manopla de cambio R-Design revestida em couro | – | – | |||
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • | |||
Pedais esportivos R-design | – | • | |||
Porta-copos no console dianteiro | • | • | |||
Porta-luvas com gancho porta-bolsas | • | • | |||
Porta-objetos nas portas dianteiras | • | • | |||
Porta-objetos no console central | • | • | |||
Volante esportivo R-Design revestido em couro | – | • | |||
Volante revestido em couro | • | – | |||
EXTERIOR | |||||
Barras de teto alumínio | • | – | |||
Barras de teto black piano | – | • | |||
Defletor traseiro | – | • | |||
Defletor traseiro R-Design | – | • | |||
Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memória | • | • | |||
Espelhos retrovisores externos com escurecimento automático | • | • | |||
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico | • | • | |||
Friso dos vidros laterais com acabamento em black piano | – | • | |||
Grade frontal Momentum | • | – | |||
Grade frontal R-Design | – | • | |||
Para-choques esportivos R-Design | – | • | |||
Soleira de porta R-design | – | • | |||
CHASSI | |||||
Chassi Dynamic | • | – | |||
Chassi Sport | – | • | |||
Controle dinâmico de estabilidade e tração – DSTC | • | • | |||
Freio de estacionamento elétrico | • | • | |||
RODAS | |||||
Rodas de alumínio 19” Black Diamond com pneus 235/50 R19 | • | – | |||
Rodas de alumínio 20” Black Diamond com pneus 245/45 R20 | – | • | |||
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS | • | • | |||
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM | |||||
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free | • | • | |||
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens | • | • | |||
Estepe temporário | • | • | |||
Tomada 12 V | • | • |