Pegue um carro leve, não grande, motor dianteiro e potente, tração traseira, câmbio manual, conversível, dois lugares, boa dinâmica, bons pneus, e eis aí a fórmula básica para deixar este autoentusiasta empolgado e louco para tê-lo.
Agora pegue uma van média, com linhas modernas e chiques, espaçosa, confortável, de rodar suave e silencioso, e com tudo que há para facilitar a vida de uma jovem mãe, e eis que essa moça ficará doidinha para ter uma. A C4 Picasso é esse veículo, pois tudo leva a crer que as mulheres entraram firme nesse projeto ditando detalhes práticos que costumam escapar aos homens e são utilíssimos para a família.
Eu já estava gostando da C4 Picasso versão Intensive. Gostando da suavidade com que rodava, da boa pegada do motor turbo THP, do ótimo câmbio Aisin de 6 marchas, da boa dinâmica, da ergonomia, etc. Em suma, estava já encantado com esse veículo do ponto de vista do motorista exigente quanto à máquina, até que passei na casa de minha filha, jovem arquiteta mãe de dois bebês, e com ela fui dar uma volta.
E ouvi estas palavras: “Pai, pirei nesse carro!”.
Vamos aos motivos dessa “piração”, segundo essa linda autoentusiasta ex-dona de um Alfa Romeo 145 e ex-participante do rali do Jan Balder:
Tem um espelhinho extra junto ao retrovisor interno, convexo para grande campo de visão, útil para ver o que as crianças estão aprontando lá atrás, se uma não está jogando algum carrinho de chumbo na testa da outra, se estão dormindo, essas coisas.
O banco traseiro é bem largo (7 cm mais largo que o do suve que eles têm) e tripartido, o que permite colocar dois bancos de criança (com engates Isofix) nos laterais e a mãe ou babá ir no meio. Esses três bancos, além de terem encostos reclináveis, correm individualmente para frente e para trás, o que permite a mãe ficar um pouco adiante ou atrás e livrar os ombros dos banquinhos.
O assoalho é totalmente plano, o que proporciona conforto para quem está no meio. O veículo testado tinha o Pack Criança, que traz mesinhas tipo avião com iluminação e uma faixa elástica para prender qualquer coisa, o que é útil para prender comidinhas, aparelhinhos de entretenimento infantil passando a Patrulha Canina e a Pepa, cortinas para a segunda fileira de bancos, estes deslizantes. Nas colunas laterais há saídas de ar-condicionado com regulagem de ventilação. Há espaçosos e compartimentados porta-objetos nas portas. Em suma, o banco traseiro é uma verdadeira minicreche.
O porta-malas é gigante — 537 litros até a altura do tampão removível — e livre de protuberâncias, como uma grande caixa.
Os encostos dos bancos traseiros são rebatíveis e ficam quase no mesmo plano do fundo do porta-malas, o que transforma aquilo num furgão.
Na parede esquerda do porta-malas há uma lanterna destacável, bem prática para à noite achar algo essencial tipo mamadeira em meio às malas e sacolas.
Minha experiência de vida ensinou que pequenos detalhes são capazes de levar as mulheres tanto ao desespero quanto à placidez contemplativa, portanto, é prudente ouvir o que elas dizem.
Bom, após essas interessantes intervenções femininas, volto eu aos comentários.
A C4 Picasso é ótima para embalar no sono essa turma toda e assim a gente pode dirigir viajando sossegado escutando baixinho um bom jazz. O silêncio a bordo — provindo do carro, bem entendido — é dos melhores, o que permite colocar o volume do som bem baixinho e mesmo assim ouvi-lo com nitidez.
Apesar de alta — 1.625 mm —, nota-se que tem centro de gravidade baixo, o que contribui bastante para sua destacada agilidade e estabilidade. Sem família a bordo dá para se obter desempenho de atrapalhar a vida de muitos carros sem vocação tão familiar, pois atinge, segundo a fábrica, 210 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E isso gastando pouca gasolina — só gasolina, não é flex, pois é fabricada na Espanha e a Citroën decidiu trazê-la original nessa questão. Segundo o Inmetro faz 9,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, porém na estrada fiz mais de 15 km/l em ritmo normal, sem preocupação de economizar.
Esses números de desempenho e economia não são surpresa para quem, como nós, conhecemos esse brilhante motor 1,6-l THP. Quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, turbo de dupla voluta com interresfriador (intercooler), duplo comando – acionados por corrente – com variador de fase na admissão, injeção direta, 4 válvulas por cilindro. São 165 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 m·kgf entre 1.400 e 4.000 rpm.
Esse motor foi uma grande sacada da PSA, pois ele é “pau pra toda obra”; tanto vai perfeitamente bem num leve hot hatch como os DS3 e Peugeot 208 GT, como num sedã C4 Lounge ou num pesado suve ou semipesada van como esta C4 Picasso de 1.405 kg, cuja carga útil é de 525 kg.
O elevado torque em baixa rotação produz potência consistente em qualquer regime, e isso aliado a um excelente câmbio automático de 6 marchas resulta num veículo cujo desempenho não decepciona nem o maior reclamão de potência que acha que todo carro tem que decolar com um toque no acelerador. O C4 Picasso anda muito bem, esteja certo. Em estrada boa e vazia, sem radar e sem família a bordo, ela viajaria tranquila, estável e silenciosamente a mais de 160 km/h, fácil. A 120 km/h reais o motor sussurra a 2.700 rpm.
A versão testada é a Intensive e com todos os opcionais disponíveis. A de entrada, a Seduction, que já vem bem recheada de equipamentos, custa R$ 121.400. Esta Intensive começa em R$ 132.000. Sua cor, chamada de Sable (areia em francês), custa mais R$ 1.540, havendo também as cores vermelho Rubi, azul Lazuli e preto Ônix por esse preço; sem preço adicional apenas a branca Banquise.
Ela veio com o pacote Pack Luxe, que custa mais R$ 20.000. Há o pacote Pack Comfort, mais barato, de R$ 9.900 (mas que está incluído no Pack Luxe). Sendo assim, esta versão do C4 Picasso testada custa R$ 153.540. Veja, no final, a lista de equipamentos completa, mais os detalhes desses dois pacotes de opcionais.
Para famílias maiores, é bom lembrar que há a Grand C4 Picasso, de 7 lugares, já testada por nós.
AK
FICHA TÉCNICA CITROËN C4 PICASSO INTENSIVE 2018 | |
MOTOR | |
Denominação | EP6CDTM |
Tipo | 4-cil., 4-tempos, transversal, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 85,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 165/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 24,5/1.400 a 4.000 |
Formação de mistura | Injeção direta, gerenciamento Bosch MED17.4 |
Pressão de superalimentação (bar) | 0,8 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo dianteiro, câmbio automático Aisin EAT6 epicíclico de 6 marchas mais ré, trocas manuais e sequenciais por borboletas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,048; 2ª 2,375; 3ª 1,557; 4ª 1,160; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,194 |
Relação do diferencial (:1) | 4,065 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrad ao eixo |
DIREÇÃO | |
Caixa de direção | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 16 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,3 |
Diâmetro do volante direção (mm) | 375 |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/304 |
Traseiro (Ø mm) | Disco/290 |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7J x17 |
Pneus | 205/55R17V (Michelin Primacy HP) |
Estepe | Temporário, 135/90R16M, roda de aço |
CONSTRUÇÃO | |
Arquitetura | Monobloco em aço, capô de alumínio, porta de carga e assoalho do porta-malas em compósito de fibra de vidro, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal calculada (m²) | 2,373 |
Área fronta corrigida (Cx x A, m²) | 0,688 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.428 |
Largura sem/com espelhos | 1.826/2.117 |
Altura | 1.625 |
Entre-eixos | 2.785 |
Bitola dianteira/traseira | 1.585/1.590 |
Distânica mínima do solo | 120 |
Porta-malas (L) | 537/630 com banco traseiro todo avançado |
Tanque de combustível (L) | 57 |
PESOS | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.405 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 210 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,4 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,9 |
Estrada (km/l) | 12 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 44 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.700 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 6.000 |
EQUIPAMENTOS CITROËN C4 INTENSIVE 2017 |
Abertura e travamento das portas “mãos livres” (Keyless) |
Acionamento automático das luzes de emergência em frenagens fortes |
Acionamento automático do limpador traseiro ao engatar ré (limpador de para-brisa ligado) |
Ajuste de alttura do banco do motorista |
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros |
Alarme periférico e volumétrico |
Alerta de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros desatados |
Bancos dianteiros com aquecimento |
Bolsas infláveis: frontais, laterais e de cortina (6 bolsas) |
Câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro |
Central multimídia com tela tátil de 7″ com GPS 3D, mirrorscreen |
Cintos de segurança de três pontos para cada banco |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de esforço |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho auxiliar de vigilância para o ambiente do banco traseiro |
Espelhos retrovisores de acionamento elétrico e rebatíveis |
Faróis bixenônio autodirecionais com acendimento automático |
Faróis e luz traseira de neblina |
Freio de estacionamento elétrico automático com sistema de ajuda à partida em aclive |
Iluminação do solo próximo à porta |
Lanternas traseiras com efeito 3D |
Limpador do para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade |
Tela panorâmica cenrral de alta definição de 12″ mais 4 grupos de comandos no volante |
Teto panorâmico |
Volande direção com ajuste de altura e distância |
OPCIONAIS |
PACK COMFORT – R$ 9.900: bancos de couro e tecido Finn / Pack Bancos Relax: apoios de cabeça “supercomforto”, bancos dianteiros com massageador elétrico, banco do passageiro com extensão para apoio de pernas de acionamento elétrico; park assist 360º: visão 360º por meio de 4 câmeras integradas, monitoramento de ponto cego, retrovisores apontam para baixo ao engatar ré, detectores de obstáculos dianteiros com indicação gráfica e sonora |
PACK LUXE – R$ 20.000: Pack Comfort mais: pack Drive Assist: leitor de placas de velocidade, comutação automática farol alto/baixo, retrovisres eletrocrômicos, alerta e correção de desvio involuntário de trajetória; Park Assist, estacionamento em vagas longitudinais automático; banco de couro “Claudia”, ajuste elétrico do banco do motorista com memória |