Creio não haver controvérsias, o Toyota Yaris é bonito. Se a primeira impressão é a que fica, o Yaris começa bem, pois de imediato elogiar sua beleza é uma reação praticamente unânime. E o vermelho, como o do carro em teste, lhe cai bem. E quem não o acha bonito, ao menos não tem primeira impressão negativa.
O Yaris, como é sabido, veio para preencher o vácuo entre o Etios e o Corolla, sendo que está mais próximo do Etios, em que usa a sua base mecânica. Os motores de 1,3-l e 1,5-l receberam mudanças para pequeno ganho de potência e torque, embora esses ganhos não tenham sido suficientes para compensar a diferença de peso — o Yaris pesa ao redor que 200 kg a mais que o Etios —, portanto em termos de relação peso-potência o Yaris perde para os irmãos.
DIFERENÇAS ENTRE MOTORES ETIOS E YARIS | |||
Potência (cv/rpm) | Torque (m·kgf/rpm) | Peso-pot. (kg/cv) | |
Etios 1,3 | 88/98/5.600 | 12,5/13,1/4.000 | 9,74 |
Yaris 1,3 | 94/101/5.600 | 12,5/12,9/4.000 | 11,23 |
Etios 1,5 | 102/107/5.600 | 14,3/14,7/4.000 | 9,01 |
Yaris 1,5 | 105/110/.5.600 | 14,3/14,9/4.000 | 10,45 |
Daí que foi oportuno testar esta versão, a XL com motor 1,3-litro e câmbio automático CVT Multidrive, pois assim teria a “prova dos nove” para tirar a dúvida quanto ao desempenho que teria, pois é o motor menos potente aliado a um tipo de câmbio voltado à comodidade e economia de combustível. Eu temia que o conjunto fosse incapaz de um desempenho livre de críticas.
Pois temi à toa. Este XL do teste não se fez de rogado e andou muito bem na cidade e na estrada. Não é entusiasmante, mas também não é insuficiente. Na cidade parte rápido nos sinais, acelera com agilidade, e na estrada retoma com facilidade, permitindo ultrapassagens rápidas, além de manter com tranquilidade, consistência e sobras, a velocidade de cruzeiro de 120 km/h.
O que decepciona um pouco é o consumo. Com álcool fez 9,4 km/l na estrada, e isso em viagem noturna com esposa a bordo e chuva constante, o que significa viagem sem pressa. Na cidade não atingiu 8 km/l de álcool. Porém, sobre consumo sempre cabe considerar o resultado do Inmetro/PBVE, em que o procedimento de teste é o mesmo para qualquer veículo e só baseados nele é que se pode fazer comparações confiáveis. Segundo esse padrão, o consumo dessa versão do Yaris é de 13/8,9 km/l na cidade e 14,1/9,9 km/l, na estrada. Pela pequena diferença nos consumos entre cidade e estrada se vê que esse câmbio é bem apropriado ao uso urbano, pois nele a boa agilidade é conseguida mesmo com o motor em baixas rotações.
Se na cidade o câmbio CVT agrada com certeza, por ser suave, manter giro baixo, e com rapidez encurtar a relação para proporcionar ágil aceleração, na estrada causa certa estranheza, pois bastam leves subidas ou descidas para resultar numa constante variação da relação de transmissão. Do ponto de vista técnico, tudo bem, pois o sistema imediatamente leva o motor a baixar ou elevar a potência de acordo com a necessidade, porém ao motorista mais conectado com a máquina causa certo incômodo essa constante variação de rotação. Já os desatentos nem haverão de se tocar e acharão tudo ótimo, pois a aceleração é boa, já que o câmbio aproveita bem a potência que o motor produz.
Mas esse CVT Multidrive tem recursos para facilmente atender a gregos e troianos. Na estrada, principalmente as mais sinuosas, como subidas e descidas de serra, e mesmo planas, os mais atentos contornarão essa estranheza usando o modo manual sequencial, que funciona muito bem. São 7 marchas virtuais, ou seja, 7 posições relativas entre as polias do câmbio, e as mudanças são comandadas somente pela alavanca de câmbio, já que esta versão XL não tem borboletas atrás do volante.
Estando em uma das marchas, a citada variação de rotação cessa, pois é como se ele estivesse engatado naquela marcha, naquela relação. Ness modo ele só sobe marcha ao atingir 5.800 rpm, e não baixa marcha a não ser quando comandado pela alavanca ou quando o automóvel para, quando então ele automaticamente passa a 1ª.
Para se obter freio-motor em descidas longas como uma serra é necessário passar ao modo Manual e reduzir para a “marcha” que produza o efeito. Nas reduções há uma leve aceleração interina e elas saem suaves. Como são muitas marchas, sete delas, há pouca diferença de giro entre as marchas, portanto essa aceleração interina pode ser bem pequena. As relações das marchas virtuais não são informadas, mas pelo ouvido nota-se que são relações bem próximas numericamente entre si.
Portanto, caso o interessado não goste muito do câmbio, porém sua esposa o adore, ou vice-versa, sugiro experimentar testá-lo usando o modo manual, pois assim verá que esse câmbio atenderá, suficientemente bem, a ambos.
Um dos pontos altos do Yaris é a maciez da suspensão. Bem macia, combina com a proposta do modelo. Mas nem por isso há oscilações desagradáveis de carroceria. Quando provocado em manobras propositalmente abrutalhadas logo se estabiliza. Bom de curva, estável, seguro. Bom comportamento, lembrando que não é um comportamento voltado ao esportivo. Só o que desagrada é a direção não voltar por conta própria ao centro, como o Bob observou na matéria de lançamento.
O espaço interno é excelente, em vista do porte do Yaris. E para todos. Dois adultos viajam muito bem no banco traseiro, com amplo espaço para as pernas e um encosto bastante cômodo. Por ter apoio de braço no centro do banco traseiro, o encosto para o passageiro do meio fica prejudicado. O porta-malas de 310 litros está na média do segmento. O tanque de combustível, de 45 litros, deveria ser 10 ou 20% maior.
O painel está mais para o espartano, mas tem inúmeros recursos, como se pode ver na ficha técnica e de equipamentos que segue abaixo. Os instrumentos e tela multimídia, esta tátil, têm boa visualização, mas ficariam melhores e de melhor gosto se livres do colorido. Um grande defeito é a iluminação dos instrumentos reduzir-se ao se ligar faróis durante o dia, atualmente obrigatório nas estradas, a ponto de ficar muito difícil visualizá-los. Vários carros nacionais têm sensor crepuscular que identificam a situação para manter a intensidade de iluminação diurna.
Luzes de rodagem diurna (DLR) eliminariam esse inconveniente ao dispensar ligar faróis na estrada, mas a Toyota, incompreensivelmente, só as previu como acessório original para instalação nas concessionárias, que o carro testado não tinha.
Acho que o Yaris fará sucesso. Não só é um carro honesto como bonito, e quanto à beleza não digo só por mim, mas pelos comentários que ouvi. Seus concorrentes diretos me parecem ser o Honda Fit, no caso do Yaris hatch, e o Honda City, no caso do sedã. O perfil do interessado parece ser o mesmo.
O preço sugerido do Yaris XL 1,3-L 16V CVT é R$ 65.590. O do XL 1,3-L 16V manual é R$ 59.590, daí se vê que o câmbio CVT custa R$ 6.000. O do Yaris sedã XL 1,5-L 16V manual é R$ 63.990, ou seja, R$ 1.600 mais em conta que este do teste, uma boa opção para quem deseja mais emoção deste novo e belo Toyota, que, a meu ver, oferece boa base a uma futura versão esportiva.
Vale o teste no uso do Yaris XLS sedã feito pelo Juvenal Jorge.
AK
FICHA TÉCNICA | ||||||||||
MOTORIZAÇÃO | ||||||||||
Motor | 1,,3l Dual VVT-I | |||||||||
Designação do motor | 1NR-FBE | |||||||||
Tipo | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação de folga, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal, flex | |||||||||
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 80,5 | |||||||||
Cilindrada (cm³) | 1.329 | |||||||||
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 | |||||||||
Potência (cv/rpm, G/A) | 94/101/5.600 | |||||||||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 12,5/12,9/4.000 | |||||||||
Rotação de corte (rpm) | 5.800 | |||||||||
Formação de mistura | Injeção no duto | |||||||||
TRANSMISSÃO | ||||||||||
Tipo | Transeixo CVT Multidrive de 7 marchas virtuais + ré, tração dianteira | |||||||||
Ligação motor-câmbio | Conversor de torque | |||||||||
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 | |||||||||
Relação de diferencial (:1) | 5,833 | |||||||||
SUSPENSÃO | ||||||||||
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||||||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||||||||
DIREÇÃO | ||||||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||||||||
Relação de direção (:1) | 18,6 | |||||||||
Número de voltas entre batentes | 3,8 | |||||||||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 | |||||||||
FREIOS | ||||||||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |||||||||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d | |||||||||
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem | |||||||||
RODAS E PNEUS | ||||||||||
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) | |||||||||
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário 175/65R14T, 80 km/h)) | |||||||||
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, lugares, subchassi dianteiro | |||||||||
DIMENSÕES (mm) | ||||||||||
Comprimento | 4.145 | |||||||||
Largura sem espelhos | 1.730 | |||||||||
Altura | 1.490 | |||||||||
Distância entre eixos | 2.550 | |||||||||
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 | |||||||||
Distância mínima do solo | 150 | |||||||||
PESOS E CAPACIDADES | ||||||||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.135 | |||||||||
Peso bruto total (kg) | 1550 | |||||||||
Carga útil (kg) | 415 | |||||||||
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 | |||||||||
Porta-malas (L) | 310 | |||||||||
Tanque de combustível (L) | 45 | |||||||||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||||||||
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 | |||||||||
Rotação a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 | |||||||||
EQUIPAMENTOS YARIS XL 1,3 HATCHBACK CVT |
ESTILO |
Acabamento interno de portas e bancos revestidos parcialmente em couro |
Acabamento de volante e manopla da alavanca seletora do câmbio em couro |
Acabamento interno das portas em tecido |
Acabamento externo preto na coluna central |
Base manopla do câmbio com acabamento cromado |
Controle áudio e computador de bordo no volante |
Defletor de teto traseiro |
Descansa-braço dianteiros |
Espelhos externos com acionamento elétrico cor do veículo e repetidoras de setas |
Espelhos externos acionamento elétrico cor do veículo rebatíveis com comando no descansa-braço e com repetidoras de seta |
Grade dianteira com detalhes cor do veículo, acabamento Total Black e detalhes cromados |
Grade inferior tipo colmeia |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas com acabamento na cor prata |
Para-choques na cor do veículo |
Rodas de liga de alumínio 15″ com acabamento na cor prata |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas |
Abertura interna do tanque combustível |
Acelerador elétrico com comando eletrônico |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste elétrico de altura do facho dos faróis |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente |
Chave presencial (Smart key) |
Computador de bordo com 12 funções: hodômetro total e parcial, autonomia, velocidade média, relógio, termômetro ar externo, marcha em uso e luz de condução econômica |
Condução ECO indicada no quadro de instrumentos |
Console central com dois porta-copos iluminados |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Descansa-braço traseiro c/ porta-copos |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro 50:50 |
Espelho interno eletrocrômico |
Faróis com acendimento automático e luz de acompanhamento |
Lanternas traseira em LED |
Jogo de tapetes dianteiro em borracha |
Luz de leitura traseira |
Luzes de leitura dianteiras |
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron |
Para-sóis com iluminação |
Partida por botão |
Porta-garrafas nas quatro portas |
Porta-moedas localizadas no painel |
Porta-objetos com tampa no console central |
Porta-revistas no dorso dos bancos dianteiros |
Sensor de chuva |
Smart entry, destravamento de porta sem chave |
Tomada 12 V no console central |
Vidros elétricos um-toque subida/descida com antiesmagamento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Apoios de cabeça (5) com regulagem de altura |
Assistente de partida em aclive |
Aviso de cintos dianteiros não atados |
Aviso sonoro de faróis ligados (carro estacionado, porta-malas aberto com carro em movimento) |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de três pontos (5) |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para 2 bancos infantis com fixação superior |
Faróis e luz traseira de neblina |
Imobilizador de motor |
Lavador de para-brisa intermitente |
Travamento automático de portas a 20 km/h |
ÁUDIO |
Antena-short pole |
Quatro alto-falantes |
Sistema de áudio AM/FM, CD player, MP3, tomada USB, Aux-in e Bluetooth |
Sistema de áudio central multimídia com tecnologia Harman, tela tátil de 7″, AM/FM, MP3, tomada USB no console central, Bluetoooth e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento SDL |