A Ford Motor Company Brasil oficializou hoje, dia 19 de fevereiro, que encerrará as operações de sua fábrica em São Bernardo do Campo.
O que era apenas um boato de bastidores (o saudoso colunista Roberto Nasser chegou mesmo a divulgar tal informação sobre as intenções da empresa) acabou se tornando oficial no dia de hoje com a publicação da nota na qual a Ford do Brasil anuncia que encerará as operações da Fábrica de São Bernardo do Campo, onde são produzidos os modelos Fiesta e de sua linha de caminhões Cargo e série F- (350 e 4000).
O anuncio atingirá 2.800 trabalhadores e custará de US$ 460 milhões e foi feito como reflexo da pressão que a empresa vem sofrendo para reestruturar suas operações visando torna-las lucrativas.
A empresa declara ter avaliado diversas alternativas antes da decisão final de fechamento da planta fabril, todavia incrementos nos investimentos seriam necessários, algo que foi descartado pela empresa, cujas perdas no mercado sul-americano, segundo informações do Wall Street Journal, foi de US$ 678 milhões em 2018.
A empresa pretende concentrar suas operações em atividades mais lucrativas como a produção de caminhonetes e veículos comerciais.
O anúncio provocou um aumento no valor das ações da Ford, nos Estados Unidos, em mais de 3,2% no dia de hoje.
De acordo com a empresa, os veículos da Série F-, Cargo e Ford Fiesta serão comercializados até o término dos estoques.
A decisão da fabricante do oval azul se dá justamente no ano do centenário da abertura da sua filial no Brasil.
DA