A Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria do Transporte do Estado, emitiu nota hoje (1/4) informando que passará a haver lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática de pedágio.
Diz a nota que a operação começou em 11 de fevereiro com o equipamento instalado em três praças da rodovia SP-255, sob concessão da ViaPaulista, no km 117,22 ((Boa Esperança do Sul); km 165,6 (Jaú); e km 331,5 (Coronel Macedo).
Na malha da Entrevias, os equipamentos estão instalados e estão em fase de homologação pelo DER. Só após finalizado esse processo é que será iniciada a operação.
A Artesp quis dar uma de boazinha e fez questão de dizer na nota que “a fiscalização ao cumprimento dos limites de velocidade nas praças de pedágio segue o previsto no Código Brasileiro de Trânsito” (sic) — a Agência não sabe que o nome da peça legal é Código de Trânsito Brasileiro, o que é lamentável.
Acrescenta que não houve qualquer nova regulamentação. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) são os órgãos responsáveis pela fiscalização das regras de trânsito nas rodovias estaduais paulistas, e não houve nenhuma alteração em relação a isso com a previsão de implantação de lombadas eletrônicas nas pistas de pedágio de cobrança automática, e que, portanto, nem a Artesp nem as concessionárias realizam a aplicação e o processamento das multas.
A fiscalização já existia, continua a nota, mas passou a ser intensificada com as lombadas eletrônicas, que são equipamentos implantados e operados de acordo com as normas e procedimentos definidos pela Resolução 396 do Contran, de 13/12/2011.
Continua a nota com o óbvio: o respeito aos limites de velocidade nas proximidades das praças de pedágio está diretamente ligado a segurança viária. Quando o veículo se aproxima em “alta velocidade” (nossas aspas) da pista de pedágio automático, não há tempo hábil para que o motorista consiga realizar a frenagem caso o veículo à frente reduza a velocidade ou pare por causa da não abertura da cancela (nosso grifo), por falta de crédito ou má colocação do TAG (transponder) da operadora, por exemplo), o que pode ocasionar colisão traseira, colocando em risco os ocupantes de ambos os veículos. A instalação das lombadas eletrônicas nas pistas de pedágio automático reforça os protocolos de sinalização e campanhas educativas promovidas pelas concessionárias para conscientizar os motoristas..
Só que, com a medida, as colisões traseiras deverão ser antecipadas das proximidades das cabines para o ponto da placa de 40 km/h. Muito espertos, esses senhores da Artesp…
Com relação a cancelas em pedágios de cobrança automática, só mesmo uma mente muito idiota ou doentia para conceber uma aberração dessas. O nome de uma das operadores que oferecem o serviço de cobrança automática é justamente Sem Parar. Não sabemos como ainda não foi processada por propaganda enganosa…
Portanto, leitor ou leitora, fique bem atento ou atenta a mais uma medida que visa sobretudo tungar o nosso bolso. Você sabe muito bem a distância que fica a placa de sinalização de velocidade (40 km/h) das cabines.
E mais atenção ainda, porque se você passar à “espantosa” velocidade de 68 km/h (velocidade verdadeira) você terá sua CNH suspensa por um ano, ganhará 7 pontos e será multado em R$ 880,41.
Por isso, recomendamos enfaticamente ler ou reler a matéria https://www.autoentusiastas.com.br/2014/09/tabela-de-velocidade-medida-e-considerada/
E o ex-prefeito cinquentinha, João Dória Jr, mudou de alcunha. Agora é o governador quarentinha!
AE/BS