A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fecharam nesta manhã acordo aprovado pelos funcionários em assembleia realizada nas instalações da fábrica. Um acordo era necessário após a decisão global de Ford de cessar atuação no segmento de caminhões na América do Sul, o que significa encerrar produção desses veículos na fábrica de São Bernardo do Campo,SP, no bairro do Taboão, onde também é fabricado o Fiesta.
O acordo resultou de ampla e intensa negociação, que visou o melhor para os funcionários impactados por essa decisão. O acordo contempla Plano de Demissão Incentivada (PDI), apoio psicológico, programa de requalificação profissional com cursos realizados em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e possível antecipação do encerramento das atividades de manufatura, a qual depende da negociação com um potencial comprador da fábrica.
“Em um momento desafiador como este, a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC construíram, em conjunto, um resultado benéfico aos funcionários no aspecto econômico e social”, disse o irlandês Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Considero esse processo negocial como exemplar e manteremos de forma contínua o diálogo aberto com todos os envolvidos”.
A compensação financeira oferecida pela Ford será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo.
“Foram mais de 40 dias de luta. Durante todo esse tempo, dialogamos intensamente com a empresa, a sociedade e a matriz da Ford nos Estados Unidos”, disse Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
“Nosso esforço foi incansável. Atingimos nosso objetivo com um acordo importante para os trabalhadores e uma proteção adicional, uma vez que essa negociação independe da venda da fábrica”, adicionou José Quixabeira de Anchieta, coordenador geral do Sistema Único de Representação (SUR) e do Comitê Sindical de Trabalhadores na Ford (CSE).
A Ford informa que as conversas com potenciais compradores da fábrica de São Bernardo do Campo continuam e reafirma seu compromisso em realizar todos os esforços possíveis para obter um resultado positivo.
AE/BS