Existe um senso comum que diz que quem gosta de moto só pode ter um parafuso a menos. Quem em sã consciência acorda as seis da manhã em pleno domingo? Ainda veste todo o equipamento de proteção num calor inimaginável e sai para estrada de moto? Bom, eu sou um deles e claramente não sou o único. No último domingo o AE foi convidado para conhecer de perto o BMW Motorrad Days — evento anual que reúne fãs da marca em um final de semana todo especial. Neste ano o evento foi nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Fomos de moto, é claro, e na estrada já foi possível encontrar vários grupos de motos, todos se dirigindo para Socorro no interior do Estado de São Paulo.
O encontro é aberto para os motociclistas de todas as marcas, sendo que os diferentes ingressos permitiam desde apenas entrar no evento, até ter acesso aos testes e área vip. O que vi ao chegar foi uma atmosfera muito legal que misturava um encontro de amigos com apaixonados pelas duas rodas. Além de vários veículos disponíveis para teste (falarei disto mais para frente) houve palestras, shows de música, apresentação de manobras, exposição de toda a linha de motos da marca, motos clássicas, customizadas e, de quebra, ainda assistimos as finais do GS Trophy 2020.
Expositores
No estande principal da marca bávara o destaque era a nova linha GS, além da terceira geração esportiva S 1000 RR. Empresas de customização também levaram suas máquinas para o evento, como a Bendita Macchina e Johnnie Wash. Na entrada do pavilhão principal ainda também foram expostos o MINI Cooper S e MINI John Cooper Works Cabrio além do BMW 330i. Na parte interna foi montada uma linha do tempo de motos clássicas da marca como a primeira GS além da R12.
Pudemos assistir uma palestra com engenheiro da marca Sérgio Fossa explicando sobre as novas tecnologias da R 1250 GS, além de tirar dúvidas sobre motos da marca. Nosso editor Josias Silveira conheceu em primeira mão esta moto (leia) .Na parte externa um palco com show musicais durante todo o dia, além de diversos food trucks.
GS Trophy
Uma enorme pista de obstáculos off-road foi montada para a decisão nacional do GS Trophy. A competição de habilidades fora de estrada serviu para selecionar e equipe que vai representar o Brasil no mundial da Nova Zelândia. Além de muita técnica e preparo foi interessante notar como a competição uniu os participantes. Foi comum ouvir dicas e elogios entre os competidores. Até mesmo os motociclistas mais experientes saiam do percurso já pensando em melhorar na próxima volta.
O melhor para o final
O momento mais esperado foram os testes da linha de motos e carros da marca. Nos carros estavam disponíveis o X4, 430i e 330i M Sport. Pude andar no X4 que realmente tem uma grande presença nas ruas, muito conforto e silêncio. Mas quem mais me encantou foi o 330i que apesar de parecer um carro familiar apresentou uma dinâmica muito afiada e surpreendente. Por uma questão de agenda ficou para a próxima o 430i Cabrio — logo eu que sou apaixonado por conversíveis.
Nas motos foi possível andar em três modelos. Começamos pela principal novidade R 1250 GS que parece uma nova moto. Seja pela tecnologia embarcada com modos de pilotagem e ajustes automáticos de suspensão, mas, principalmente pelo motor que responde mais rápido que qualquer outra GS que já pilotei até hoje. Em seguida pude sentir todo o vento do mundo com a S 1000 RR, uma naked que impressiona qualquer um, ela parece se sentir em casa nas curvas da região. Por último pilotamos a “pacata” F 750 GS que surpreendentemente foi a que melhor me vestiu. Mesmo sem o painel digital e a potência das duas primeiras seria a escolha mais racional, principalmente para quem viaja solo.
Ao final do dia voltamos para a estrada deixando para trás Socorro e suas curvas. No ano que vem pretendemos estar de volta quem sabe até competindo na categoria Imprensa do GS Trophy, aquela pista me deixou com água na boca. Afinal, andar de moto nunca é demais.
LR