Em meados de 2007 os fóruns de motos lotavam a internet com boas pessoas e importantes informações. Me lembro que um dos tópicos mais movimentados de todos os tempos num deles era sobre um comparativo entre a Yamaha Fazer 250 e a Honda Twister. Com mais de duzentas páginas discutindo as qualidades de cada uma das concorrentes. Naquela época a CBX 250 Twister era vendida numa inconfundível cor amarela, não por acaso muito similar à cor da CB 600F Hornet.
O tempo passou e a CBX saiu de linha. Em 2009 foi lançada a CB 300R que trouxe a injeção eletrônica e uma nova proposta. Foi somente em 2015 que o nome Twister voltou porém numa moto totalmente nova e agora com o nome CB 250F Twister. Para linha 2020 a Honda volta a apostar na cor amarela com rodas pretas (foto de abertura), contudo exclusiva para a versão com freios ABS. Além dela ainda temos a versão com freios combinados (CBS) nas cores prata com rodas pretas e vermelha com rodas vermelhas.
A motorização permanece a mesma flex de um cilindro arrefecido a ar de 249 cm³ e quatro válvulas. Alimentado por injeção eletrônica, ele entrega 22,4 cv a 7.500 rpm com gasolina, número que sobe para 22,6 cv quando abastecido com álcool. O torque máximo é o mesmo para ambos os combustíveis 2,28 m·kgf a 6.000 rpm.
Outro destaque é o painel totalmente digital do tipo black-out que melhora a visibilidade dos instrumentos, além do conjunto óptico e luzes de direção todo em LED. As novas cores já estão disponíveis nas lojas com preço sugerido de R$ 14.490,00 na versão CBS e R$ 15.490,00 na versão ABS — valores com base no Estado de São Paulo e não incluem despesas de seguro e frete.
LR