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Em 2016, a Williams de Felipe Massa batia o recorde mundial no pit stop feito em 1,89 segundo. Em 2019, a equipe Red Bull baixou este tempo, na troca de pneus de Max Verstappen, com 1,88 segundos de ação.
Aquele momento mágico, onde tudo o que foi planejado e treinado por muito tempo se cristaliza num único instante: A parada no box. Ali, tudo pode acontecer. Pode-se ganhar ou perder uma corrida. Ou um campeonato…
Como é possível imaginar uma troca de pneus em 1,88 segundo? Se você piscar os olhos, já perdeu.
As equipes de pit stop da F-1 (assim como os Seals, a elite militar da marinha americana) são as mais preparadas do mundo no que se refere a atingir objetivos imediatos e de impacto. Muito treino e um segredo, a ativação do estado de flow, um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiênncia ótima.
O estado de flow pode ser atingido individualmente ou de forma coletiva, como no caso de uma equipe que trabalha em harmonia, com hiperfoco, metas claras e uma certa dose de risco envolvida.
Cadu Lemos, especializado em liderança e espírito de equipe e pesquisador de desenvolvimento humano e performance, criou o conteúdo do programa “PSX – Pit Stop Experience, Vencendo a Corrida Corporativa”, uma técnica vivencial inovadora, que simula situações vividas pelos executivos no dia a dia das empresas. A grande novidade desde o lançamento foi a ferramenta utilizada nas simulações: a réplica exata de um Fórmula 1, com a qual são realizadas competições de troca de pneus como se as equipes estivessem em um pit stop real.
O equipamento, único no mundo, foi desenvolvido por Mário Pati Jr., falecido este ano, um dos maiores conhecedores de automobilismo de competição do Brasil com uma trajetória plena como piloto, chefe e dono de equipe, coach de pilotos e construtor de protótipos. Porém, para que seja utilizado por pessoas de todos os portes físicos, na réplica os pneus pesam menos de dois quilogramas, e a pistola, 800 gramas. Para comparação, os originais pesam 18 kg e 5 kg, respectivamente.
Dezesseis anos depois, o programa que já foi aplicado em eventos do Google, Santander, VW, Unilever, Microsoft, PSA Peugeot Citroën, Itaú, Bradesco, Pirelli, Vivo, McDonald’s, Havaianas entre outros, tem como foco os eventos corporativos, como treinamentos e workshops, convenções, vendas, ativação de marca, relacionamento, capacitação de liderança e de espírito de equipe.
O “Pit Stop Experience”, uma competição em que se ressalta o espírito de colaboração e ativação do flow, é um jogo modular que pode ser disputado por equipes de dois, quatro, oito ou 12 participantes. A réplica é fácil de transportar e de montar, e ocupa um espaço de apenas 4 por 8 metros. A atividade pode durar uma manhã ou um dia inteiro, consiste de uma palestra de Cadu Lemos com as analogias e aprendizados do mundo da Fórmula Um e das empresas.
Em seguida, a parte prática no carro e após o término, as equipes são reunidas para analisar o desempenho, comparando a competição com o dia a dia na empresa, apontando pontos positivos e os que devem ser aperfeiçoados, gerando um aprendizado impactante e perene. O fechamento é feito com um brinde de champanhe entre os participantes.
Segundo Cadu Lemos, nenhuma analogia com o dia a dia corporativo pode ser tão forte quanto à de uma equipe de Fórmula 1. “Atualmente os pilotos não ganham mais corridas sozinhos: eles dependem cada vez mais do desempenho da equipe. Hoje ganha-se e perde-se corridas de acordo com a performance do pessoal nos pit stops, performance esta que está diretamente relacionada ao espírito de equipe. Além disso, a melhor maneira de se conhecer o ser humano é durante o enfrentamento de situações imprevisíveis.”
Cadu diz que esse tipo de atividade não deixa de ser uma brincadeira, mas uma brincadeira muito séria. “Fazemos analogias entre as situações que o pessoal da Fórmula 1 vive nos boxes e o dia a dia das equipes de trabalho nas empresas porque, nos dois casos, há forte pressão pela eficiência, pela comunicação sem ruídos, planejamento estratégico, táticas e liderança.”
O consultor afirma que, para alcançar seus objetivos, as corporações têm de alinhar esses conceitos e possibilitar que os colaboradores desenvolvam Inteligência Emocional e espírito de equipe, e que, por sua vez, deveriam alinhar seus objetivos pessoais aos da empresa. “Ninguém motiva ninguém, o que as organizações podem e devem fazer é oferecer meios para que seus colaboradores descubram que podem melhorar seu desempenho.”
Cadu Lemos foi um dos pioneiros na aplicação do conceito de teambuilding vivencial no país (trouxe o paintball em 1990), o trabalho de integração e de motivação de equipes, através do qual se desenvolvem estratégias, táticas, comunicação, espírito de equipe e de liderança, estabelecimento de responsabilidades e de metas, tendo trabalhado nestes conceitos desde 1998 em sua consultoria ou ‘aceleradora de pessoas’ como ele diz.
A empresa trabalha com uma visão inovadora, utilizando o conceito de ‘aprender fazendo’ e ao longo da vida e não o de “treinamento”. Além disso, Cadu afirma que o principal índice de desempenho de uma empresa é a satisfação das suas equipes, porque o trabalho começa do indivíduo, passa para a equipe e só depois se reflete no cliente. “O grande patrimônio das empresas não são seus clientes, nem seus produtos, nem mesmo seus ativos, mas seus colaboradores e o índice de ‘flow’ que conseguem ativar.
O principal benefício alcançado nas atividades conduzidas por Cadu Lemos é a consolidação de conceitos relacionados à construção do espírito de equipe que, segundo Cadu, vai além do trabalho “em equipe”, porque é um processo mais profundo, que diz respeito às relações interpessoais, solidificação dos vínculos, aperfeiçoamento da comunicação, transparência, ética , entre outros valores.“É preciso vivenciar esses valores para que o indivíduo tome consciência de que a motivação depende dele, está dentro dele e que somente ele poderá transformar-se num profissional e num ser humano melhor.”
Num mundo em que os produtos e serviços são cada vez mais parecidos uns com os outros e a tecnologia nivela tudo, uma das perguntas mais frequentes nas empresas é: como criar diferenciadores competitivos concretos? Esses diferenciadores são criados a partir das relações que os colaboradores constroem com clientes, parceiros e fornecedores. Para fazer isso as pessoas precisam estar de bem consigo mesmas e motivadas, que é um processo pessoal e que não pode ser imposto. O que as empresas e seus gestores precisam fazer é propiciar e oferecer um ambiente de trabalho em que essa motivação surja da maneira mais natural possível.
Os programas desenvolvidos por Lemos, podem ser utilizadas para os mais diversos fins: em um desses casos, um cliente queria mostrar para sua equipe interna que ela (a empresa) estava preocupada com essa equipe e que a reconhecia como muito importante. Em outra situação: uma companhia de tecnologia precisava integrar duas áreas comerciais. A saída foi realizar uma expedição de jipe em duplas para que os participantes competissem por trilhas desconhecidas e pudessem confiar um no outro, compreendendo que ninguém faz nada sozinho.
Cadu diz, no entanto, que esse tipo de atividade deve estar integrado com um programa da empresa. “Não recomendamos sua realização de forma pontual. É preciso haver continuidade, só assim pode-se avaliar os resultados e as mudanças de atitude desejadas.”
Perfil
Cadu Lemos baseia seu trabalho em nove Cs: Comunicação, Confiança, Compromisso, Cooperação, Conquista, Celebração, Compartilhamento, Continuidade e Causa. Tendo como base o conceito de que nem todos os grupos são equipes e que nem todas as equipes são eficazes, a consultoria oferece uma série de atividades cujo objetivo principal é proporcionar ao participante um ambiente que lhe permita motivar a si mesmo, oferecendo-lhe valores de espírito de equipe e liderança, melhorando o desempenho no trabalho e na vida pessoal.
Contato: Cadu Lemos / 11 98605-8650 / www.cadulemos.com.br