A Mercedes-Benz do Brasil convidou jornalistas brasileiros para uma degustação de potência e tecnologia na pista do Autódromo Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde foi realizado o AMG Performance Tour. Na sexta-feira passada o evento era para a imprensa especializada e no final de semana houveo AMG Private Lounge, uma ação que reúne proprietários de veículos esportivos da marca a fim de proporcionar a troca de experiências
O maior destaque era a apresentação e experimentação do Mercedes-AMG A 35, além dos novos AMG GLC 63 e AMG GT C Roadster, estes porém apenas em mostra estática.
Veículos Mercedes AMG para teste
A 35 4MATIC – 306 CV; 40,7 m·kgf – R$ 279.900,00
C 43 Coupé 4MATIC – 390 cv; 53 m·kgf – R$ 400.900
GT 63 S 4MATIC – 639 cv; 91,8 m·kgf – R$ 1.163.900,00
E 53 4MATIC – 435 + 22 cv EQ Boost; 53 m·kgf – R$ 592.900,00
CLS 53 4MATIC – 435 + 22cv EQ Boost; 53 m·kgf – R$ 643.900,00
Veículos Mercedes-AMG em exposição
GLC 63 4MATIC – 476 cv; 66,3 mkgf – R$ 549.900,00
AMG GT C Roadster – 557 cv; 69,3 m·kgf – R$ 1.256.900,00
AMG
Quando o carro leva esse sobrenome é indicativo de que coisa boa tem por baixo do capô do motor. A sigla é referencia aos nomes dos seus idealizadores Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher, que em 1967 criaram a AMG, sendo o ‘G’ referente à cidade de Grosspach (cidade natal de Aufrecht). O foco nesse momento era o desenvolvimento de carros de corrida.
O primeiro grande resultado da AMG foi a vitória na sua categoria e segundo na geral da 24 Horas de Spa de 1971 utilizando o AMG Mercedes 300 SEL 6,8, um pesado sedã de luxo competindo com carros mais leves que foi uma grande sensação e fez o nome AMG ecoar pelo mundo esportivo.
Com o tempo a AMG foi expandindo seus negócios e produtos, oferecendo kits para melhorar desempenho e kits de carroceria para modificar o visual dos carros. A excelente qualidade dos serviços e peças levou a Daimler-Benz AG (atual Daimler AG) a entrar em acordo com a AMG, passando a oferecer seus produtos nas concessionárias da marca.
Após cerca de seis anos de parceria, a AMG foi finalmente comprada pelo fabricante alemão e passou a ser uma das melhores divisões especiais de marcas premium na indústria automobilística.
Impressões ao dirigir
Todos os carros da linha AMG têm inúmeras possibilidades de ajustes para condução, porém como teria a oportunidade de dar apenas uma volta no travado circuito, decidi que iria dirigir todos os carros no modo de câmbio automático e com o ajuste em Sport. As outras opções seriam Eco, Comfort, Sport+ e Race em alguns modelos, além de permitir um ajuste totalmente individualizado.
Primeiramente fui ao AMG A 35 4MATIC. Apesar de ser o mais manso da lista com apenas 306 cv, o visual do carro é bem arrojado com destaque para o defletor de ar no teto traseiro. A carroceria com estilo hatchback reforça a esportividade do modelo, desconectando-se totalmente daquele primeiro Classe A, o W 168 lançado na Europa em 1997 e fabricado em Juiz de Fora, MG, de 1999 a 2006. Esse primeiro Classe A foi aquele reprovado no teste do alce.
O motor 2-L turbo de quatro cilindros em linha entrega os 306 cv a 5.800 rpm com torque máximo de 40,8 m·kgf. O câmbio é automático epicíclico de 7 marchas e a versão é dotada de pneus 235/35R19. Vai de 0-100 km/h em 4,7 segundos com velocidade máxima limitada em 250 km/h. Toda essa aceleração pode ser sentida já na saída do boxe, assim como nas retomadas de velocidade após as curvas. Com peso de 1.555 kg, o carro apresenta uma relação peso-potência de 5,1 kg/cv.
O AMG A 35 4MATIC, como o nome dia, tem tração integral continuamente variável podendo distribuir torque para os eixos na proporção 100% dianteira e 0% traseira, variando até 50/50 em caso de necessidade, o que se traduz em melhor capacidade de tração no contorno de curvas.
O segundo carro que dirigi foi o AMG C 43 Coupé Sport, que apesar de ter menor número de apêndices aerodinâmicos, a sua carroceria cupê de 2 portas remete aos esportivos de tempos mais antigos.
O motor V-6 de 2.996 cm³ entrega 390 cv a 6.100 rpm com torque máximo de 53 m·kgf que é disponível entre 2.500 e 5.000 rpm. O câmbio automático epicíclico 9G-TRONIC de 9 marchas ajuda bem na aceleração de 0-100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade máxima também é limitada em 250 km/h. A relação peso-potência é 4,5 kg/cv.
O comportamento em curvas deste modelo é surpreendente, sendo fácil encontrar o ponto de tangência interno e a reaceleração é notável. Diferente do AMG A 35, que pela minha posição de dirigir, acabei tendo esse ponto mais difícil de avistar devido à coluna dianteira e perdendo, assim, a possibilidade de explorar todo seu potencial.
A capacidade de frenagem é otimizada pela utilização de pneus 225/40R19 na dianteira e 255/35R19, na traseira.
Agora era a vez do AMG GT 63 S, a versão 4-portas do esportivo utilizado como Safety Car da Formula 1. Seu motor V-8 biturbo de 3.982 cm³, entrega estonteantes 639 cv entre 5.500 e 6.500 rpm e o brutal torque de 91,8 m·kgf entre 2.500 e 4.500 rpm.
Dotado de pneus 275/35R21 na dianteira e 315/30R21, na traseira, este bólido de 2.120 kg tem uma relação peso-potência de apenas 3,3 kg/cv, o que permite acelerar de 0-100 km/h em 3,2 segundos e chegar à velocidade máxima de 315 km/h — limitada! Nada mau!!!
Para ser bem sincero, nesta breve avaliação deste modelo não foi possível explorar ou sentir muito mais do que a capacidade de aceleração e frenagem. A descarga de adrenalina ao sentar ao volante deste supercarro e acelera-lo é tão grande que se leva um bom tempo para “vestir” o carro e sentir todas suas reações.
Depois de toda adrenalina era hora de fazer um resfriamento e relaxamento nos motores de “apenas” 53 m·kgf de torque. Primeiramente entrei no AMG E 53 4MATIC, versão apimentada do Classe E, que vem com motor 6-cilindros em linha de 2.999 cm³ que entrega 435 cv a 6.100 rpm. Potência esta que é aumentada em 22 cv devido a utilização da tecnologia EQ Boost, como explicado na matéria do Bob Sharp sobre o Mercedes-Benz C 200 EQ Boost.
Se para alguns o motor de 6 cilindros em linha pode parecer uma arquitetura ultrapassada, veja que este motor é o estado da arte em termos de tecnologia e outra tradição da Mercedes-AMG. Além de proporcionar um ótimo balanceamento e equilíbrio naturais, é todo construído com materiais de baixo peso, não tem correias de acionamento de acessórios e além do turbo de duas volutas possui um compressor elétrico auxiliar para evitar o “lag” do turbo em baixas rotações.
A relação peso/potência de 4,5 kg/cv já demonstra que não tem nada de manso nesse modelo de quase 5 metros de comprimento (4.959 mm). Uma olhada rápida nos pneus traseiros com 275 milímetros de seção transversal (275/30R20) é outro indício que a sessão adrenalina não acabou. Os pneus dianteiros são 245/35R20.
Aceleração e frenagem são destaques do modelo. O contorno das curvas é feito de maneira sublime e qualquer erro no traçado, no esterço do volante ou aceleração demasiada é compensado pelo eficiente sistema de controle de estabilidade. Todo esse excelente comportamento dinâmico é auxiliado pelos sistema de tração integral continuamente variável. A tração é traseira, porém ocorre transferência de potência para o eixo dianteiro de acordo com a demanda.
O último carro avaliado foi o AMG CLS 53 4MATIC que possui a mesma motorização, câmbio e tração integral do AMG E53, porém montado em uma carroceria de CLS coupé quatro-portas Com 5.001 mm de comprimento total era o maior veículo avaliado no AMG Performance Tour.
Novamente a relação peso-potência de 4,55 cv/kg demonstra que a Mercedes-Benz não brinca quando o sobrenome dos seus modelos levam a sigla AMG. A aceleração 0-100 km/h é completada em 4,5 segundos e a velocidade máxima limitada em 250 km/h.
Para proporcionar maior conforto e estabilidade do corpo do motorista no banco, ao esterçar o volante para um lado, infla-se o lado oposto do encosto do banco, proporcionando assim maior apoio para as costas, retornando a sua condição original ao final da curva.
Ao todo foram 2.205 cv avaliados em um total de cinco voltas no autódromo em menos de 2 horas de test drive, que com toda adrenalina descarregada deixa qualquer autoentusiasta muito mais entusiasmado.
GB
Seguem abaixo as fichas técnicas (.pdf) e lista de equipamentos de cada carro conforme o padrão divulgado pela Mercedes Benz.
Mercedes AMG_C_43_4MATIC_Coupe