Os responsáveis pelo departamento de lendas urbanas terão um certo trabalho com a chegada do JAC T60, suve médio que desembarcou esta semana no mercado brasileiro com preços de R$ 99.990,00 para a versão de entrada (Pack 2) e R$ 104.990 para a versão topo de linha (Pack 3). O modelo mais em conta sai de fábrica recheado com equipamentos que são vendidos como opcionais na maioria dos seus concorrentes diretos e indiretos, enquanto R$ 5 mil extras garantem o estofamento em material chamado de “couro sintético” e teto solar panorâmico. Sem pretensões de entusiasmar quem gosta de acelerar, seu comportamento dinâmico não decepciona, assim como seu padrão de acabamento; em outras palavras, o conceito criado quando as primeiras importações desse país desembarcam na terra brasilis — carros feios e mal acabados —, está mais longe da realidade de 2019.
Apresentado como concorrente direto do Jeep Renegade Longitude 1.8 (R$ 104.990,00), Hyundai Creta Prestige 2.0 (R$ 107.990,00) e Honda HR-V EXL (R$ 111.900,00), o T60 tem porte comparável com o Chery Tiggo 7 (R$ 116.990,00), Jeep Compass Longitude (R$ 132.990,00) e o Mitsubishi ASX (R$ 117.990,00). Tal situação deverá decidir muitas vendas das mil unidades que o grupo SHC, o importador da marca no Brasil, programou trazer pelos próximos 12 meses. Esse número garante um quê de exclusividade: o Renegade vende 63 vezes mais em suas inúmeras versões, situação semelhante ao Hyundai Creta (50.837 unidades vendidas de janeiro a dezembro deste ano). Já o conterrâneo Tiggo 7 já convive num cenário mais próximo: 1.854 deles foram emplacadas nesse mesmo período. Falando em tempo, a garantia de fábrica para o T60 é de 6 anos.
Além do preço, o amplo pacote de acessórios de série (veja lista em seguida à ficha técnica) é o primeiro, e grande, atrativo para convencer o consumidor que não compra por impulso. À primeira vista o estilo do T60 agrada, quesito onde a boa solução do painel frontal da carroceria se destaca. O para-choque em duas cores e os vincos que criam encaixes para a grade do radiador e os dois blocos ópticos amenizaram sobremaneira a sensação de altura típica desta classe de suve. Tanto faróis quanto as lanternas traseiras estão bem integradas à carroceria desenhada no Centro de Estilo da JAC, situado em Milão, na Itália.
Na lateral, região das portas, os estilistas da JAC aplicaram dois vincos em “V” que se separam em direção à traseira. Retos, a princípio eles parecem perdidos no restante das linhas equilibradas da carroceria, mas têm o sentido de dar um ar dinâmico e leve ao suve, além de reforçar naturalmente a grande superfície das portas. Na tampa do porta de carga uma solução marcante foi determinar uma altura reduzida do vigia traseiro, tornando possível garantir um volume de porta-malas de 650 litros sem rebater os encostos e o assentos traseiros (divididos 60:40), número bem mais expressivo que o Renegade (320 litros), Creta (431) e HR-V (437).. Com encostos e bancos rebatidos esse volume sobe para 1.210 litros.
O interior do T60 versão Pack 3 é bastante agradável difere da versão inferior apenas no revestimento dos bancos (em material sintético que parece couro), e no teto solar. O acabamento é elogiável e não faltam pontos para identificar e adivinhar suas funções: o painel traz três telas, de tamanhos e funções diferentes. A que fica à frente do motorista, por exemplo, denota a origem chinesa: um dos modos de visualização inclui mostradores circulares e oblíquos para informar a velocidade e o conta-giros em uma representação gráfica que não agrega funcionalidade tampouco tem estilo agradável. Ao centro do painel uma tela tátil de 10,25” identificada pelo que a indústria convencionou chamar de “semiflutuante”, ainda que o elemento seja fixado de maneira bem firme… Aplicativos que rodam nos sistemas Android e IOS podem ser operados por ela, sendo que o usuários do ultimo precisam baixar um recurso de apoio.
Mais abaixo estão as saídas do ar-condicionado de controle digital, equipamento apoiado em outra tela tátil de grafismo diferente das duas anteriores. Seus símbolos são claros e sóbrios, desde que você não ande com os faróis acesos durante o dia, algo obrigatório em estradas brasileiras, felizmente desnecessário neste JAC por ter luzes de rodagem diurna.
O quadro de instrumentos digital é configurável em três vistas, como se vê abaixo.
Comandos de praxe, como controle dos vidros elétricos, travas de portas (ambos no descana-braço da porta do motorista) regulagem dos retrovisores externos (na aba esquerda inferior do painel central) comando de partida do motor, e mais abaixo algo cada vez mais raro: um acendedor de cigarros, ao lado do qual está o sinal dos tempos modernos, uma porta USB que carrega com eficiência celulares e que tais. Outras duas portas USB estão instaladas no console do compartimento traseiro, espaço com bastante conforto. Deve-se destacar que o espaço interno é bastante amplo, cortesia dos 2.620 mm de distância entre eixos em um carro cujo comprimento total chega a 4.410 mm, com largura e altura de 1.660 mm e 1.800 mm, respectivamente.
Andando com o T60
Movimentar toda essa estrutura de 1.365 kg fica a cargo do motor 1,5 turbo, somente a gasolina, de quatro cilindros em linha e dotado de duplo comando de válvulas variável e 16 válvulas, o que contribui para obter 168 cv a 5.500 rpm e 21,4 m·kgf numa faixa relativamente ampla que vai de 2.000 rpm até 4.500 rpm. O câmbio CVT é seis marchas, com modos Drive e Sport, com trocas manuais pela alavanca seletora somente. A aceleração a partir da imobilidade não provoca emoções embora seja razoável — 0 a 100 km/h em 9,6 s — e nas retomadas o desempenho do T60 é coerente com sua proposta. Segundo a JAC, a velocidade máxima ele chega a 195 km/h.
À clássica suspensão dianteira do tipo McPherson, com braço de controle triangular, mola helicoidal e barra antirrolagem, associa-se à traseira por eixo de torção, mola helicoidal e barra antirrolagem integrada ao eixo; os amortecedores são pressurizados.
Freios a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, mostram-se eficazes para frear o veículo que roda sobre pneus 215/50R17. Entre os sistemas de apoio ao motorista, o T60 conta com a assistência a frenagens de emergência, que mantém a pressão de aplicação dos freios mesmo que o motorista alivie a força no pedal ao notar ruído e trepidação proveniente do ABS atuando, o que acabaria resultando em maior espaço de frenagem que o veículo é capaz Outro apoio importante é a estratégia de prioridade do freio sobre o acelerador.para a eventualidade do motorista não conseguir desacelerar o carro por qualquer motivo, estratégia que muitos carros têm atualmente.
Avaliando o T60 em uma estrada sinuosa, sob chuva leve e piso com aderência reduzida, a sensação de equilíbrio e estabilidade foi marcante. O limpador de para-brisa funciona com diferentes velocidades e varre uma boa área do amplo vidro, mesmo sob chuva forte. O volante de aro circular revestido em couro tem boa pega e diâmetro e a calibração da assistência elétrica da direção é correta. O ruído interno para a categoria do veículo é reduzido e elogiável.
Infelizmente até o encerramento desta matéria JAC não informou o consumo de homologação do modelo junto ao Denatran.
O garbo do JAC T60 é uma evidência — mais uma — de que a indústria automobilística não tem mais nacionalidade, restando só o preconceito em alguns casos. Andando-se no T60 com uma venda nos olhos não se sabe onde ele é feito.
WG
Mais fotos:
FICHA TÉCNICA JAC T60 2020 | |
MOTOR | |
Descrição | 4 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor com interresfriador, gasolina, injeção no duto, projeto AVL, fabricação JAC |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Diâmetro x curso | 74 x 84,8 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm) | 168 / 5.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 21,4 / 2.000 a 4.500 |
TRANSMISSÃO | Transeixo com câmbio automático CVT de 6 marchas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente à frenagem e prioridade sobre acelerador |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 17 |
Pneus | 215/50R17 |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.410 |
Largura | 1.800 |
Altura | 1.660 |
Distância entre eixos | 2.620 |
Distância mínima do solo | 204 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.265 |
Capacidade do porta-malas (L) | 650 (1.210 com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível (L) | 50 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 195 |
EQUIPAMENTOS JAC T60 – PACK 2 |
Acesso ao interior sem chave |
Acionamento elétrico de todos os vidros com estratégia antiesmagamento |
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis |
Ajuste elétrico do banco do motorista |
Assistente de partida em aclive |
Câmera 360º 3D |
Câmera de ré |
Comandos do multimídia e climatização por touch pad no console central |
Computador de bordo |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle da pressão dos pneus com leitura da pressão individualmente |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis com acendimento automático |
Fechamento dos vidros com comando na chave |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Freios com ABS (obrigatório), com assistente d frenagens de emergência e função prioridade do freio sobre o acelerador |
Luzes de conversão estática |
Luzes de rodagem diurna (DRL) |
Multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas no console central com conectividade Android Auto e Apple CarPlay |
Quadro de instrumentos digital com tela de TFT e três modos de apresentação |
Retrovisores externos com acionamento elétrico |
Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Volante multifuncional |
OPCIONAIS – PACK 3 R$ 5.000 |
Teto solar elétrico e banco em couro sintético |