Recentemente o AE recebeu um e-mail do leitor Paulo Lucas pedindo conselhos sobre como escolher sua primeira motocicleta. De nossa conversa surgiu uma sugestão para este texto. De antemão aviso que o assunto é muito vasto e temos por padrão editorial não indicar um modelo A ou B. Porém traremos algumas dicas básicas que podem ajudar para quem quer começar no apaixonante mundo das duas rodas.
Por muitos anos o mercado brasileiro contava com poucas opções, com no máximo duas em cada categoria. Quem não se lembra das disputas entre Suzuki GS 500 e Honda CB 500? Hoje felizmente isso mudou e nunca tivemos tantas opções de motos por aqui. Apesar dessa variedade ser excelente para o consumidor, pode também deixar ainda mais indeciso quem está começando.
A primeira pergunta que deve ser feita é qual o uso da moto. Todo veículo é pensado e fabricado com um propósito. Conhecendo o seu tipo de uso fica mais fácil fazer esta escolha. Será uma moto para não depender mais do transporte público e usada diariamente? Uma para passear nos finais de semana e realizar eventualmente uma viagem? Será usada em vias bem pavimentadas ou por estradas de terra também? Além de todas essas perguntas é fundamental saber se teremos um passageiro/garupa durante o trajeto. Deste modo já poderemos descartar algumas categorias e incluir outras.
O segundo ponto para ser considerado é porte físico do piloto(a). Pessoas mais altas geralmente gostam da categoria Trail justamente por ter mais espaço para as pernas. Enquanto que pessoas mais baixas podem ter dificuldades de plantar bem os pés no chão em motos com maior altura do banco. Além disso, é preciso respeitar a carga máxima da motocicleta. Não são raros os casos em que o total de piloto mais garupa superam esse limite comprometendo assim a segurança do conjunto. Informações como a carga e altura do banco podem ser facilmente encontradas nos sites dos fabricantes.
Vou listar abaixo algumas categorias de motos encontradas em nosso mercado. Você verá que não listamos motos de média/alta cilindrada. Acredito que a evolução das motos deve ser gradual. Em alguns países da Europa é preciso começar com uma moto de menor potência e somente depois de um tempo sem incidentes é que a permissão para motos maiores é conquistada. Para quem mesmo assim pretende começar com uma moto maior indico que antes seja feito um curso de pilotagem. Em locais assim e com instrutores reconhecidos que realmente aprendi a pilotar motos. Nas aulas de motoescola é ensinado apenas como passar no percurso, muitas vezes com informações desencontradas e até mesmo erradas.
Cub ou Scooter
São veículos geralmente equipados com câmbio automático tipo CVT ou semiautomático dispensando o uso da embreagem — apenas acelerador e freio. Suas principais vantagens estão na baixa altura do banco e também na facilidade de pilotagem. Todos contam com um prático espaço sob o banco para guardar alguns itens ou o capacete. Por terem motores pequenos são muito econômicos, porém não indicados para rodovias. As desvantagens são a menor capacidade de carga e suspensões de menor curso — o que pode influenciar no conforto locais com asfalto ruim. Lembrando que também temos scooter maiores, esses sim mais aptos para pegar estrada.
City ou Street
São as motos mais vendidas e geralmente usadas para trabalho e entregas. Têm por vantagem o baixo custo de manutenção e consumo de combustível. Apensar de contar com embreagem e marchas são fáceis de pilotar — não por acaso são os modelos mais usados em motoescolas. Também podem ser consideradas motos Naked como a categoria abaixo, porém têm motores de menor cilindrada e consequente menor desempenho. Esta acaba sendo uma desvantagem para que gosta de viajar, ainda que muitas delas sejam vistas na estrada. É a escolha de primeira moto por muitos brasileiros justamente pelo baixo custo de aquisição. Ainda nesta categoria temos as motos Trail de baixa cilindrada com maior curso de suspensão e rodas raiadas. A motorização é a mesma porém com mais conforto em buracos e mais aptas para andar em estradas de terra.
Naked > 200 cm³
Estas, juntamente com a categoria abaixo, são as motos mais indicadas (em minha opinião) para quem está começando. São motos com potência suficiente para viajar até mesmo com garupa. Têm pneus e freios melhores além de uma resposta de motor mais imediata — o que pode te tirar de algumas situações perigosas. Suas desvantagens são o maior custo de aquisição e consumo de combustível. Porém são o degrau perfeito para quem pretende no futuro comprar uma moto de alta cilindrada. Nos últimos anos é uma das categorias que mais recebeu novos lançamentos com motos cada vez mais completas, potentes e equipadas.
Trail > 200 cm³
Neste segmento a motorização é semelhante à da categoria acima. A principal diferença está novamente nas suspensões e rodas de aro maior. São muito usadas na cidade para se obter maior conforto em buracos e ondulações. Conseguem viajar com maior desenvoltura e também andar por estradas de terra sem problemas. As desvantagens são as mesmas da categoria anterior, sendo a Trail geralmente mais cara que sua versão Naked. É preciso ter em mente que a maior altura do banco ao solo pode atrapalhar os mais baixos.
Considerações finais
Por fim lembramos que uma das principais diferenças entre os carros e as motos são os equipamentos de segurança. Num carro, após comprar o primeiro veículo só precisamos afivelar o cinto de segurança e estamos prontos. Nas motos é preciso investir também em equipamentos de segurança. Além do capacete lembre-se de comprar ao menos: um par de luvas para motos, jaqueta e botas. São itens básicos que podem literalmente salvar a sua pele, mesmo para quem anda em baixa velocidade e dentro da cidade.
Uma boa notícia é que quando comprei minha primeira moto em 2006 quase nenhuma loja oferecia motos para teste. Atualmente isso mudou e a maioria das marcas já tem essa opção nas concessionárias. Não deixe de fazer um teste antes da compra, somente assim poderá conhecer a moto de verdade. Minha recomendação final é que sempre que possível escolha motos com freios ABS. Investir em segurança faz toda a diferença. principalmente na vida de um piloto iniciante.
LR