Depois de conhecer a nova linha Audi RS em um evento fechado e estático no Centro Técnico da Audi em São Paulo, SP, onde cada jornalista teve duas horas de exclusividade para explorar os novos modelos, o AE foi convidado para dirigir os carros no Autódromo Capuava em Indaiatuba, SP, e me coube estar presente a este interessante evento realizado anteontem (10/8). Novamente foi uma ocasião cercada de protocolos de higienização sanitária, no qual os jornalistas foram divididos em grupos pequenos, e a cada avaliação o carro era higienizado. Parabéns à equipe da Audi pela organização, respeito e preocupação com o bem-estar de todos.
V-8 biturbo – RS 6 / RS 7 / RS Q8
Primeiramente acelerei os carros com motor V-8 biturbo de 4 litros, 600 cv de potência e 81,6 m.kgf de torque máximo que são o RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8. A aceleração 0-100 km/h de 3,6 segundos nos dois primeiros e 3,8 segundos no RS Q8 já impressiona ao sair do box e entrar na pista. A velocidade sobe rapidamente e chegando na primeira curva já dá para sentir que a potência dos freios está de acordo coma do motor.
O câmbio automático epicíclico Tiptronic de 8 marchas é conectado ao motor através de conversor de torque e há opção de troca de marchas sequenciais pelas borboletas atrás do volante (o nome Tiptronic, no Grupo VW, indica justamente isso e inclui trocas pela alavanca seletora). Para esta avaliação eu optei por dirigir todos os carros no modo Sport automático, podendo assim sentir as reações dinâmicas do carro, visto que foi uma avaliação de apenas duas voltas com cada modelo, em um circuito de apenas 2,7 km e bem travado na sua maior parte. Veja no final o desenho da pista em imagem tirada do Google Earth.
Além da potência exuberante do motor, esses três modelos trazem o recurso do eixo traseiro dinâmico. Em velocidades até 60 km/h as rodas traseiras esterçam em direção oposta às dianteiras em até 5º para melhorar a manobrabilidade do carro. Acima dessa velocidade esterçam para o mesmo lado que as dianteiras em até 1º30′, melhorando a estabilidade do carro, permitindo resposta de direção mais segura para curvas de alta velocidade e manobras de evasão, como troca repentina de faixa de rolamento.
As diferenças de peso e tamanho entre a RS 6 Avant e RS 7 Sportback são mínimas, e a distância entre eixos é a mesma, portanto, como era esperado, o comportamento dinâmico é idêntico na condição avaliada. Talvez somente com muitas horas de direção em um e no outro dê para identificar alguma diferença. Ambos estavam equipados com freio a disco de cerâmica na dianteira, o que permite frenagens muito curtas seguras. O painel da central multimídia tem uma tela onde é possível monitorar vários parâmetros do carro, entre eles a temperatura de freio. Nota-se que é preciso abusar muito para atingir o nível de atenção quanto a essa temperatura.
O RS Q8 é maior e mais pesados que seus irmãos de motor, e apesar da posição de dirigir mais alta, a sensação de esportividade não fica para trás. Acelera como mesmo vigor e freia com a mesma energia. Em 2019 o RS Q8 registrou o tempo de 7:42,253 na volta em Nürburgring, Anel Norte (Nordschleife), tornando-se o suve mais rápido no Inferno Verde.
Nos três carros destaca-se o baixo nível de ruído interno. Através da tela de ajustes da central multimídia é possível ajustar o nível de ruído do motor para aumentar a adrenalina do condutor e dos passageiros. Mesmo no modo mais discreto, o ruído do motor V-8 encanta.
Em todos os carros há no volante uma tecla de acesso rápido ao modo RS de condução, sendo este modo configurável. É até possível desligar todos os modos de auxilio ao motorista, mas essa condição é recomendada apenas em circuito fechado para pilotos experientes.
O que não falta no catálogo de configuração dos carros é modelo de rodas. Nas fotos abaixo vemos três opções com níveis de acabamentos diferentes.
RS Q3 2,5-L TFSI
Cheguei para avaliar o RS Q3 Sportback sem grandes expectativas, pois achava que os 48,9 m.kgf de torque e 400 cv de potência não deveriam encantar como os V-8. Esse motor é hoje o único 5-cilindros de ciclo Otto no mundo. Entrei no carro com espírito de quem dirige um suve de shopping center. Mas a aceleração de arrancada para sair do boxe e entrar na pista mudou tudo que havia pensado até aquele momento. Com cerca de 500 kg a menos que o RS 6, a relação peso-potência é de 4,43 kg/cv, não muito longe dos 3,72 kg/cv da RS 6 Avant. Apesar de ser quase um segundo mais lento no 0-100 km/h, a sensação de esportividade é potencializada pelo câmbio S tronic de 7 marchas conectado ao motor por sistema de dupla embreagem em banho de óleo.
As trocas de marcha, ainda utilizando o modo automático Sport, são precisas e sem escorregamento. Nas saídas de curva a marcha necessária já está pré-engatada, bastando apenas tocar progressivamente no acelerador para sentir a aceleração do suve.
O sistema de controle dinâmico não tem todos os recursos dos seus irmãos maiores, mas o trabalho de calibração e integração feita entre os sistemas é muito bom. E certamente o shopping center não é o melhor lugar para ir com este suve médio.
R8 – V-10 5,2 litros aspirado
Os 610 cv de potência a 8.100 rpm e 56 m.kgf de torque máximo a 6.700 rpm são traduzidos numa relação peso-potência de 2,77 cv/kg. O Audi R8 é um carro de pista homologado para andar nas ruas — sua altura é de apenas 1.240 mm. Com ajuste de suspensão mais firme que seus companheiros, e centro de gravidade baixo e posicionado próximo ao centro do carro, a sensação de aceleração chega a ser mais amena, embora a impressão de velocidade seja elevada pela maior proximidade do solo . Mas não dá para se enganar, pois o 0-100 km/h de 3,2 segundos e velocidade máxima de 330 km/h atestam seu DNA.
O motor montado na posição central-traseira deixa uma distribuição de peso igualitária entre os eixos. Desta maneira as reações do volante são diretas e fazem o carro apontar muito facilmente para o ápice das curvas. A frenagem em aproximação das curvas é superestável e extremamente eficaz. Após receber orientação do piloto profissional Alan Hellmeister, que me acompanhava, aprendi a extrair um pouco mais da capacidade da tração integral do carro no contorno e na saída das curvas.
O câmbio S tronic de 7 marchas com dupla embreagem com discos banhados a óleo tem funcionamento exemplar e irrepreensível. O sistema lê a maneira esportiva que o carro está sendo conduzido e prontamente seleciona a melhor marcha para aquela condição. Ainda na condução automática Sport, nas reduções de marcha, o sistema executa a aceleração interina com maestria, deixando um simples motorista parecer um piloto extraordinário para quem o vê pelo lado de fora.
O ajuste da suspensão do R8 é outro atributo que mereceria mais um dia inteiro de observações e avaliações. Inclusive com a tradicional análise técnica do AE no elevador. Quem sabe a Audi nos cede um para esta atividade no futuro. Vamos aguardar!
Mercado
A expectativa inicial da Audi do Brasil era vender cerca de 330 carros dessa gama RS em 2020, e aparentemente a meta já foi alcançada. Em minieventos com potenciais compradores realizado nas últimas semanas, várias vendas foram confirmadas.
Com as inúmeras possibilidades de personalização ao encomendar o carro, os dirigentes da Audi do Brasil comentam que dificilmente teremos dois carros iguais no Brasil. Ficou a curiosidade para ver o RS 6 Avant que um comprador escolheu cor externa verde musgo metálico e interior caramelo. #savethewagons
O primeiro lote de 25 unidades do R8 foi comercializado em 4 dias e tem chegada prevista para outubro. Dessa maneira a Audi já iniciou as reservas para o segundo lote.
O portfólio RS não está limitado a esses cinco modelos avaliados. A Audi anuncia para 2020 o RS 4 e RS 5 para setembro, o TT RS para novembro, juntamente com o RS 6, RS 7 e RS Q8. Já o RS Q3 nas versões hatch e Sportback chegam em janeiro de 2021.
Esses resultados demonstram que o autoentusiasmo ainda está em alta no segmento premium do mercado. E esse entusiasmo começa a ser sentido também no setor de carros elétricos premium. As primeiras 80 unidades do suve elétrico e-tron, testado pelo AE em julho 2020, já foram todos vendidos. Adicionalmente a Audi confirmou a chegada do e-tron GT para 2021. A conferir!
GB