A Jaguar levou para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, seu suve elétrico a bateria i-Pace e estabeleceu o recorde não oficial de tempo de volta para um veículo desse segmento. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, pilotos do Jaguar i-Pace eTrophy, da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil, participante do Jaguar i-Pace eTrophy, foram convidados para um desafio: quem obteria o melhor tempo de volta com um modelo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem nenhuma modificação, em apenas três voltas. Cacá Bueno venceu o desafio e cravou o tempo de 2min00,056s na volta de 4,309 km do circuito, média de 129,209 km/h.
Após a marca obtida em fevereiro desta ano pelo Jaguar F-Pace SVR de motor V-8 5-L supercarregado de 550 cv, 1min54,576s, média de 135,389 km/h, o i-Pace exibiu novamente as já conhecidas tradições de outras pistas famosas ao redor do mundo, como ocorreu no anel norte (Nordschleife) do Autódromo Nürburgring, na Alemanha, por exemplo. Mas, desta vez, a tradição chegou ao mundo dos carros elétricos.
Além de impressionar pelo desempenho e pela dirigibilidade em pista, o conjunto dinâmico fez com que o i-Pace, em 2018, fosse selecionado para incorporar a primeira classe de turismo de carros elétricos de suporte à Fórmula E, o Jaguar i-Pace eTrophy. A equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil, dos pilotos Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, foi vitoriosa nas duas temporadas. E em Interlagos não foi diferente, realizando tempo abaixo de modelos com motor a combustão mais leves e com potência semelhante.
O desafio
Na pista, o jornalista Eduardo Bernasconi, apresentador da FullPower TV, seguindo o estilo do Stig, piloto do programa britânico Top Gear, conduziu aos boxes o i-Pace e chamou pilotos para o desafio. Após cada um completar as suas três voltas, Cacá Bueno consegui a volta mais rápida, com tempo de 2:00,056. Jimenez ficou apenas 451 milésimos de segundo atrás, com sua melhor volta em 2:00,507.
Assista ao desafio feito pelo Eduardo “Stig” Bernasconi:
“Retornar a Interlagos com o i-Pace, agrega ainda mais para a história e a tradição de Interlagos com mais um recorde estabelecido, mas também traz um novo tipo de segmento para a pista, um carro 100% elétrico, dinâmico e sustentável, mas com o DNA de esportividade e sofisticação de um Jaguar. E, ainda, acreditamos que esse recorde seja muito difícil de ser batido por outros modelos desse segmento, já que o nosso suve é mais leve e esportivo”, destaca Paulo Manzano, diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil (leia o teste do i-Pace por Gerson Borini).
O i-Pace não precisou de pneus especiais de pista, estava com os pneus originais de fábrica, os Goodyear Eagle F1 245/50ZR20, suficientes até para o uso extremo em circuito.
Veja como foi a volta mais rápida de Cacá Bueno:
O Jaguar i-Pace eTrophy
O Jaguar iPace eTrophy entrou para a história do automobilismo ao proporcionar, por duas temporadas, o primeiro campeonato do mundo com carros de turismo 100% elétricos, competindo como preliminar da já consagrada Fórmula E. E o Brasil teve papel de protagonista nessa categoria inovadora: a equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil conquistou dois títulos do campeonato como equipe, 13 vitórias, 15 poles, 30 pódios, 1 título de piloto campeão e 2 vices em dois anos (temporada 2018/19 e 2019/20).
O Brasil também terá na história o recordista de vitórias no campeonato, com sete vitórias: Sergio Jimenez.
Cacá Bueno também se tornou o recordista de poles da história do Jaguar i-Pace eTrophy, largando oito vezes na primeira posição, e um dos cinco brasileiros a vencer uma prova nas ruas de Mônaco.
Confira os números da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil:
Temporada 2018/2019
Título do campeonato
6 vitórias
14 pódios
7 poles
1 título de piloto e 1 vice
Temporada 2019/2020
Título do campeonato
7 vitórias
16 pódios
8 poles
1 vice de piloto
AE