A GM Mercosur no Brasil apresentou hoje pela internet, ao vivo, duas novas versões para a família Onix, o hatchback Onix RS e o sedã Onix Plus Midnight (foto acima). As versões, produzidas também em Gravataí, Rio Grande do Sul, são posicionadas entre a topo de linha Premier e a LTZ e mantêm o motor tricilindro 1-litro turbocarregado de 116 cv acoplado a câmbio automático epicíclico de 6 marchas. Vendas começam em outubro e preços não foram divulgado.
A FCA Fiat Chrysler Automobiles América do Sul informa ter chegado ao 500.000º motor Firefly na fábrica de Betim, um tricilindro 1-litro, que sai de linha de produção no momento que a Fiat Powertrain está em fase de ampliação com a instalação de nova fábrica de motores turbocarregados. A produção diária, em três turnos, chega a 1,3 mil motores, divididos entre o Firefly 1-litro, de três cilindros, e o Firefly 1,3-litro, de quatro cilindros, ambos com bloco e cabeçote de alumínio. Atualmente, mais de 50% da produção é exportada. Os embarques começaram em setembro de 2019 para Itália e Polônia, totalizando mais de 130 mil unidades para o Fiat Panda, Fiat 500 e Lancia Y. Esse volume já representa a maior exportação de motores da história da FCA no Brasil. A unidade emprega cerca de 800 funcionários.
A Volkswagen alemã apresentou hoje, em première digital, o ID.4, o primeiro suve da marca totalmente elétrico. A bateria armazena até 77 kW·h de energia e permite alcance de até 520 km (WLTP). Ela é instalada embaixo do espaço destinado aos passageiros, o que garante um baixo centro de gravidade. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 204 cv, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à forte tração das rodas traseiras e aos 21 cm de distância ao solo, o suve elétrico também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves. O ID.4 pode ser recarregado com corrente contínua para cobrir os próximos 320 km (conforme WLTP) em uma estação de carregamento rápido em cerca de 30 minutos.
A Audi lançou hoje no país o novo suve grande Q7, com mais tecnologias e sete lugares. O motor é V-6 3-litros TFSI e desenvolve 340 cv e torque de 50,1 m·kgf. O suve acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. O conjunto é complementado por um câmbio automático epicíclico de oito marchas e tração integral quattro. O modelo também é altamente eficiente graças à nova tecnologia de combinação elétrica composta por um motor-alternador conectado ao motor por correia dentada, alimentado por bateria de íons de lítio de 48 volts, e que também é o motor de partida. O veículo pode se deslocar na inércia em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado que volta a funcionar ao tocar o pedal de freio. Há ainda o sistema start-stop, que desliga o motor a partir de 22 km/h e tem como principal objetivo a redução de emissão de CO2. Custa R$ 414.990. A versão topo de linha é a S line, por R$ 459.990.
Hoje houve também o lançamento do Audi e-tron Sportback, de traseira estilo cupê, o segundo veículo da Audi totalmente elétrico.São dois motores, o traseiro de 224 cv e 36,2 m·kgf e o dianteiro, de 184 cv e 31,5 m·kgf que somam 408 cv e 67,7 m·kgf. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge 200 km/h. A bateria de íons de lítio é de 95 kW·h Em estações de carga de 150 kW 80% da capacidade da bateria são atingidos em 30 minutos. O alcance com a bateria a plena carga é de 446 quilômetros.
São duas versões, a Performance (R$ 511.990) e Performance Black (R$ 551.990). Ambas já estão disponíveis nas concessionárias Audi Center.
AE