Notícia da Automotive News Europe com colaboração da Reuters e da Bloombergg
Bruxelas – A Fiat Chrysler Automobiles e o Grupo PSA obtiveram aprovação antitruste da União Europeia para a sua fusão de US$ 38 bilhões, superadas as preocupações dos legisladores a respeito de concorrência de veículos comerciais leves no mercado europeu.A Comissão Europeia disse que a PSA estenderá seu acordo de furgões com a Toyota aumentando capacidade para a Toyota e reduzindo preços de transferência para veículos, peças e acessórios.
“Acesso a um competitivo mercado de furgões comerciais pequenos é importante para quem trabalha por conta própria e para firmas de médio porte por toda a Europa,” disse a chefe de Competição Europeia Margrethe Vestager num comunicado oficial nesta segunda-feira.
A União Europeia tinha receio de que a FCA e a PSA dominassem o mercado de furgões com participação combinada de 34%, afetando severamente a Renault e a Ford, com 16% cada, Volkswagen com 12% e Daimler, com 10%.
Esta dominância poderia significar preços mais altos para os clientes, disse a Comissão.
Em setembro, a PSA se ofereceu para aumentar a capacidade de produção da Toyota na sua fábrica de furgões grandes na sua fábrica de Sevelnort, na França para ajudá-la a enfrentar os obstáculos regulatórios. A PSA produz também um furgão compacto para a Toyota chamado Proace City em Vigo, na Espanha. A PSA fornecerá à Toyota uma versão elétrica do furgão.
A aprovação da União Europeia superou o maior obstáculo à fusão que criará o quarto maior fabricante de veículos do mundo. Ela também abre caminha para acionistas votarem no plano em reuniões separadas marcadas para 4 de janeiro. Aos acionistas será solicitada aprovação para a criação da companhia combinada chamada Stellantis.
A nova empresa seria dona de marcas como Fiat, Jeep, Dodge, Ram e Maserati, bem como Peugeot, Citroën, Opel e DS.
“A FCA e o Grupo PSA dão calorosas boas-vindas à liberação da Comissão Europeia que autoriza a fusão e a criação da Stellantis, líder mundial de nova modalidade,” disseram as empresas. “A concretização da fusão está prevista para o final do primeiro trimestre de 2021.
”A controladora da FCA é a Exor, a holding da família italiana Agnelli, enquanto os investidores da `PSA são a família Peugeot, o governo francês e a chinesa Dongfeng.
AE