Como todos sabem, adoro carros. Mas tenho também uma enorme preocupação com a estética em todos os sentidos. Sou capaz de comprar algo nem tão prático, mas que seja incrivelmente bonito — foi assim com uma chaleira. Na verdade, nem esquento muito água nela, pois acabo usando mais o micro-ondas, mas é tão bonita que às vezes apenas a coloco sobre o fogão para curtir o maravilhoso design dela.
Pois é, logo eu que sou tão prática, tenho meus momentos de pura beleza estética.
E por quê toda esta digressão? Em primeiro lugar, porque acabo escrevendo estas não tão mal traçadas linhas como se estivesse conversando com meus queridíssimos leitores e justamente por isso gosto de colocar contexto e, por que não, explicar o quê me motivou a abordar determinado assunto. Em segundo lugar, porque fiz um levantamento sobre estacionamentos bonitos. Tem alguns realmente práticos, mas o critério da minha lista é um misto de originalidade e beleza.
Com quase sempre, não há exatamente uma ordem, pois haveria diversos empates, mas vamos à minha lista de lugares onde deixaria meu carro de muitíssimo bom grado:
Autostadt, em Wolfsburg
Sim, sei, não é exatamente um estacionamento aberto ao público no sentido de que não se pode chegar lá e parar qualquer carro. A tradução é exatamente “cidade dos automóveis” e fica no complexo da Volkswagen em Wolfsburg (Autostadt, foto de abertura). Projetada pelo escritório Henn GmbH, a “cidade” inclui um museu, pavilhões para as marcas do grupo VW, um centro de clientes/revenda onde se pode realmente comprar um veículo, um cinema e, claro, as torres ultramodernas de estacionamento dos veículos prontos. Parecem dois silos de vidro. Têm 60 metros de altura e estão conectados à fábrica por um túnel de 700 metros. Quando os carros chegam às torres, são estacionados automaticamente, isto é, sem manobristas. O charme é que quem compra um carro lá, apesar dele ter sido estacionado, o hodômetro marcará sempre zero pois o veículo não rodou absolutamente nada por conta própria (ver vídeo).
Millennium Point Car Park, Birmingham, Reino Unido
Desenhado pela equipe da prefeitura de Birmingham, o Millenium Point tem painéis de acrílico que criam um cubo de luz sobre uma fachada cúbica. Um marco numa cidade que não tem grandes apelos arquitetônicos.
Michigan Theatre, Detroit, EUA
Como o próprio nome diz, o estacionamento funciona onde havia um teatro/cinema/sala de concertos para 4.000 pessoas, construído em 1926 em estilo neo-renascentista. Ainda mantém seus candelabros de cerca de 9 metros e, como não podia deixar de ser, fica na própria Motor City, embora Detroit não seja mais o que já foi. Quando o teatro fechou, em 1976, chegou-se a cogitar da possibilidade de demolir o prédio, mas os engenheiros receavam que isto pudesse desestabilizar o entorno do teatro e, felizmente, alguém teve a ideia de transformá-lo num estacionamento. O resultado é bizarro, mas extremamente original — meio decadente e deteriorado, mas muito clássico… Em todo caso, extremamente original e único. Não é lá muito grande, mas acomoda 160 carros.
Ballet Valet Parking Garage, Miami, EUA
O diferenciador deste estacionamento é que ele está totalmente coberto por vegetação. Os idealizadores quiseram suavizar o impacto do prédio, que não tinha nada de especial do ponto de vista arquitetônico. Fica em Lower South Beach, sobre o nível da rua e foi criado como parte das renovações de um quarteirão inteiro do histórico distrito art déco. Tem lugar para 650 carros.
1111 Lincoln Rd by Herzog & de Meuron, Miami, EUA
O objetivo de um grupo de arquitetos, designers e artistas foi criar um prédio multiuso de estacionamento, residência e comércio. A estrutura não tem paredes externas e os pés direitos variam de 2,5 metros a cerca de 11 metros. Esses vãos permitem a entrada de luz natural e, claro, lindas vistas de Miami. No térreo há comércios e na cobertura há um apartamento de luxo com belos jardins e uma piscina. O sétimo andar tem espaço em dobro e abriga geralmente eventos, jantares, exibições de arte e até casamentos.
Garagenatelier Car Park em Herdern, Suíça
Projeto do escritório Peter Kunz Architektur esta belíssima obra é uma das minhas favoritas. São apenas cinco cubos de concreto, rodeados pelas belas paisagens das montanhas de Herdern. Há grande uso de vidro para oferecer lindas vistas desde seu interior e, claro, dos veículos guardados lá. O acesso se dá por uma espécie de rua que leva à parte inferior da colina e entra-se por uma das unidades. Os cinco cubos podem abrigar até 8 veículos.
Al Jahra Court, Kuwait
Projetado por Robotic Parking Systems, é considerado um dos estacionamentos mais modernos do mundo. É completamente automatizado. Os motoristas param o carro, trancam-no (uma modesta ênclise) e elevadores especiais levam os veículos até uma espécie de rack específico para carros. Em 2018 este estacionamento da Robotic Parking Systems passou a fazer parte do livro Guinness de Recordes como o maior estacionamento automático do mundo, com seus 2.314 lugares.
Cliniques Universitaires Saint-Luc, Bélgica
Este estacionamento tem um design interessante. Foi criado por Modulo Architects & De Jong Gortemaker Algra Architects e construído em 2016 com sua fachada de concreto e aço. O charme está principalmente na incidência da luz natural sobre o prédio, mais do que nas linhas dele.
Iate
Claro, este estacionamento não é para qualquer um, mas onde mais se poderia estacionar um McLaren destes e, ainda, levá-lo para rodar em qualquer cidade do mundo? Este modelo é um trimarã UltraLuxum de 158 pés que, por enquanto, é apenas um conceito – porém muito estiloso, não?
Sala de estar
Este, vá lá, estacionamento, ganhou o concurso Architectural Digest’s Design Driven de 2009. O projeto é de Holger Schubert que deu uma nova dimensão ao que seria estacionar supermáquinas. Ainda por cima, a sala tem uma belíssima vista de Brentwood, na Califórnia. Se eu fosse vizinha desta casa, morreria de inveja só de ver essa beleza todos os dias.
Ferris Bueller
Quem já assistiu “Curtindo a vida adoidado” (e quem não?) lembrará do endereço 370 Beech Street em Highland Park, Illinois (EUA) — a casa do pai do Cameron e onde ele guarda seu tão adorado carro. Um clássico da “Sessão da Tarde” e uma das mais belas garagens de todos os tempos.
Mudando de assunto: Nem preciso dizer nada, não?
NG
A coluna “Visão feminina” e de exclusiva responsabilidade de sua autora.
(Atualizado em 20/01/21 às 18h45, correções de edição)