Ultimamente quando se pensa em inovação no setor automobilístico um dos nomes que vem às nossas cabeças é Audi. E basta olharmos ao portfólio de produtos oferecidos no Brasil para constatar que isso não é apenas um jargão, a marca está trazendo para cá o que há de melhor lá fora, e numa rapidez que impressiona.
No final do ano durante a apresentação da linha RS o presidente e executivo-chefe da Audi do Brasil, Johannes Roscheck anunciou a chegada de novos modelos em 2021, e nesta semana, através de uma apresentação on-line transmitida para diversas partes do globo os novos Audi e-tron GT quattro e Audi RS e-tron GT foram revelados em seu desenho final. Primo-irmão do Porsche Taycan Turbo, ao qual compartilha a mesma plataforma, esses novos modelos são muito mais do que um Audi R8 elétrico, são um novo passo na inovação que a marca vem apresentando.
Se mergulharmos nas especificações do Porsche Taycan veremos que há muita similaridade com o que foi apresentado para os novos Audi. Um pacote de bateria de íons de lítio de 93,4 kW.h operando em 800 volts que permite rápida recarga, sendo possível atingir 80% em apenas 23 minutos. Utiliza um motor elétrico em cada eixo que somados entregam 476 cv e 64,4 m.kgf na versão básica e 598 cv e 84,7 m.kgf na versão RS. Adicionalmente há a função overboost que aumenta a potência para 522 e 637 cv, respectivamente.
Com esses números de potência e torque anunciados já é possível imaginar um desempenho equivalente, e o 0-100 km/h da versão standard é de 4,1 segundos, enquanto no RS apenas 3,3 segundos. Sim, os números são ligeiramente inferiores ao Taycan Turbo que promete 0-100 km/h em 2,6 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 245 km/h para o básico e 250 km/h para o RS. Nada mau, considerando que a autonomia pode alcançara até 487 km.
O sistema de suspensão pneumática é similar ao Taycan com capacidade para variar a altura da suspensão em 22 mm para baixo ou 20 mm para cima, tudo comandado pelo motorista. O sistema de direção nas quatro rodas é opcional no e-tron GT e de série no RS. Com esse conjunto a dirigibilidade, agilidade e estabilidade em curvas deve surpreender, principalmente em altas velocidades.
O desenho exterior é de cupê Gran Turismo de duas portas com quatro portas. Leva-se um tempo para notar que há portas na traseira. E isso não deixa o carro mais feio, muito pelo contrário, o carro é muito bonito em todos os ângulos apresentados. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de apenas 0,24, um bom número para um esportivo que ainda lembra as linhas do primo-irmão.
Do interior foram apresentadas apenas as fotos da versão RS, que traz o conceito já visto no e-tron com console central e comandos digitais. No acabamento utiliza materiais premium e agradáveis ao toque. O quadro de instrumentos é uma tela LCD configurável assim como a central multimídia no alto do console central.
O e-tron GT é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi construído na Alemanha, na linha de Böllinger Höfe, na fábrica de Neckarsulm – e-tron e e-tron Sportback são fabricados em Bruxelas, na Bélgica.
Os preços anunciados para o mercado norte-americano são: e-tron GT a partir de US$ 99.900 para a versão Premium Plus e US$ 107.100 para a Prestige. Já o RS e-tron GT será US$ 139.900. Ficamos no aguardo das confirmações de preços para o nosso mercado, já sabendo que os novos modelos aterrissam por aqui ainda em 2021.
GB