A Stellantis informou hoje que a fábrica de transmissões localizada dentro do Polo Automobilístico de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, chegou à marca de 15 milhões de transeixos manuais produzidos. entre o C-510 e o C-513 (foto de abertura), aplicados, respectivamente e na ordem, nas versões manuais do Fiat Toro e Jeep Renegade, e na nova Fiat Strada, Argo, Mobi, Uno, Cronos, Fiorino e Grand Siena.
O marco zero da produção foi em 1976, juntamente com a inauguração do Polo Automobilístico de Betim. portanto há 45 anos, para aplicação no primeiro Fiat fabricado no Brasil, o 147. A produção diária é de mais de 1,7 mil unidades, com expectativa de crescimento de 60% este ano, ultrapassando 500 mil transeixos,, grande parte do modelo C-513. No ano passado a produção atingiu 320 mil unidades.
Com 30.000 m², a fábrica reúne as áreas de usinagem, tratamento térmico e montagem.
Cerca de 10% da produção é exportada para a Argentina. Os transeixos C-513 e C-510 são aplicados em 100% dos veículos com câmbio manual exportados para América Latina, incluindo México.
A fábrica de transmissões faz parte do Polo Powertrain de Betim, que tem capacidade anual de produção superior a 700 mil motores. Esse número irá ampliar, nos próximos meses, com a inauguração da nova fábrica de motores turbocarregados.
Objetivo da Stellalantis é ser o maior centro de motores da América Latina.
AE