A Mercedes-AMG apresentou seus carros de segurança e de apoio médico para a temporada 2021 da Fórmula 1 em nova cor. O vermelho brilhante é a cor da CrowdStrike, empresa de cibersegurança que é um dos apoiadores da Mercedes-AMG Petronas F1 Team e coloca seu nome em destaque tanto no Mercedes-AMG GT R quanto na Mercedes-AMG C 63 S Estate. Segundo Philipp Schiemer, executivo-chefe da Mercedes-AMG, a nova cor ficou extremamente bonita nos dois veículos.
Os carros recebem preparação especial para cumprir com a missão de oferecer segurança e apoio no caso de acidentes ou emergências durante as provas da Fórmula 1. Desde 1996 os Mercedes são protagonistas nos autódromos do mundo todo, certamente atraindo tantos olhares — ou mais até — que os carros de competição. Os primeiros modelos eram os C 36 AMG, da Classe C, internamente conhecidos como W 202 (1993-2000).
As exigências da FIA para os carros de segurança são grandes. Eles devem ser capazes de manter um ritmo de velocidade adequado para que os pneus e freios dos F-1 não esfriem demais nem seus motores superaqueçam. O instrutor de pilotagem da AMG Bernd Mayländer é o piloto oficial escolhido pela FIA desde 2000 e destaca que em todos esses anos os carros nunca apresentaram problemas quando foram requisitados. Para 2021 ele dividirá os Mercedes-AMG com os Aston Martin, já que as duas tradicionais marcas dividirão a glória de ter seus veículos admirados por milhões de fãs.
O Mercedes-AMG GT R tem motor V-8 biturbo de 4 litros e 585 cv, sem alterações significativas em relação à versão 2020. O pacote de competição da AMG acrescenta estrutura de proteção para o evento de uma capotagem e freios cerâmicos de alta eficiência. A velocidade máxima é de 318 km/h e gasta 3,6 segundos para acelerar de zero a 100 km/h.
A Mercedes-AMG C 63 S Estate, que leva a equipe médica, tem motor V-8 biturbo de 4 litros e 510 hp. Também utiliza os freios cerâmicos de alta eficiência. No seu interior estão quatro bancos de competição com cintos de quatro pontos para garantir a segurança dos ocupantes.
Ainda sobre a Mercedes-AMG, a empresa está construindo um novo centro de testes em Affalterbach. A sigla AMG é conhecida por todos os aficionados por carros de alto desempenho. As letras A e M representam as iniciais dos sobrenomes de Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, o G vem de Grossaspach, onde ficava a casa de Aufrecht e em cuja garagem eles preparavam os motores, isso no longínquo ano de 1967. Ambos eram engenheiros da Mercedes-Benz e vislumbraram uma oportunidade de atender ao segmento de alto desempenho.
Desde 2005 a AMG pertence integralmente à marca Mercedes. As novas instalações vão focar principalmente em veículos elétricos de alto desempenho e seus componentes. São cinco mil metros quadrados que vão abrigar áreas de testes dos veículos em rodagem real e testes estáticos em simuladores, que reproduzirão as mais diversas condições de rodagem. Estará disponível uma câmara de temperatura e altitude que pode reproduzir, por meio de vácuo, altitudes de até cinco mil metros acima do nível do mar e temperaturas de até 30 graus Celsius negativos. Os pilotos de testes não ficarão dentro dos veículos nesses testes, mas “pilotarão” remotamente em uma sala com todos os equipamentos automatizados.
Para os testes de baterias as condições serão ainda mais rigorosas: câmaras simularão temperaturas entre 40 graus Celsius negativos e 80 graus Celsius positivos. As baterias poderão então ser testadas quanto à durabilidade, desempenho e segurança em condições extremas.
O prédio será edificado para ser sustentável e de baixo consumo de recursos não renováveis. A previsão de entrada em funcionamento do centro é para 2022. A Mercedes-AMG hoje tem mais de 1.700 funcionários e produz uma linha com mais de 50 opções de veículos, todos de elevado desempenho.
AB