Em setembro 2020 testei por uma semana o Renault Zoe (clique aqui) e nessa oportunidade foi possível constatar sua vocação para uso urbano e as principais desvantagens eram a autonomia limitada e o alto consumo energético em trajetos rodoviários, onde a velocidade superasse a 95 km/h. A atualização apresentada em sessão online pela Renault nesta semana vai além mudanças estéticas no veículo. Passa também por uma atualização no sistema elétrico de propulsão.
Logicamente que há uma atualização de preços também e conta com duas versões: Zen por R$ 204.990 e Intense por 219.990.
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Propulsão elétrica
O conjunto motor e bateria foram atualizados em conjunto de modo a proporcionar melhor desempenho e maior autonomia. O novo motor entrega 135 cv e 25 m·kgf permitindo aceleração de 0-100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima limitada a 140 km/h. A Renault ainda informa que a retomada de 80 a 120 km/h é feita em 7,1 segundos, 2,2 segundos melhor que a versão anterior. Pelos números, parece que houve um avanço.
A nova bateria de 52 kW·h (era 41 kW·h) cresceu em densidade energética e não em tamanho, não prejudicando o espaço interno, e permite até 385 km (ciclo WLTP) de autonomia. Outro ponto positivo ao apresentar 25% a mais de autonomia.
O carregamento da bateria agora pode ser feito através de carregadores de corrente alternada (AC) de até 22 kW ou com a novidade de permitir carregamento de corrente continua (DC) de até 50 kW, porém está disponível apenas na versão Intense. Uma pena essa segregação. Com esta nova opção de carregamento é possível incrementar 150 km de autonomia em apenas 30 minutos.
Utilizando-se um carregador residencial de 7,4 kW a recarga da bateria de 0 a 100% se dá em 8h33min, o que permite uma folga para carregamento noturno. A Renault fez uma parceria e homologou a WEG como fornecedora oficial de estações de recarga domiciliar/empresarial, e o contrato é feito através da EDP, empresa especializada em mobilidade elétrica que dará assistência a todos interessados.
Não só o consumo, mas também a regeneração energética foi tema dessa atualização. E para isso foi introduzido o modo “B” de condução, onde ao soltar o pedal do acelerador o carro desacelera de maneira mais pronunciada, aumentando a regeneração de energia, aproveitando a energia cinética do veículo. Na versão anterior a regeneração era discreta.
Como todo carro elétrico o Zoe não tem caixa de câmbio, e sim, apenas um redutor de rotação com diferencial para tração às rodas, e nesta nova versão a alavanca de câmbio foi substituída por um dispositivo eletrônico chamado “e-shifter”(alavanca seletora elétrica), onde os comandos são feitos através de simples toques no pomo da alavanca. O freio de estacionamento é eletromenânico, que atua também automaticamente nas paradas no trândito.
Exterior renovado
O desenho externo foi modernizado mas sem perder o ar rechonchudo que identifiquei na semelhança com as obras de Botero, artista plástico colombiano. O capô do motor foi redesenhado, os faróis passam a utilizar tecnologia LED total e incorporam a assinatura luminosa em formato “C” do DNA Renault. Com a introdução dessa tecnologia o consumo energético é menor e melhora a iluminação frontal ao incorporar o comutador automático de farol alto.
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Para-choque dianteiro foi totalmente remodelado e carrega em destaque as molduras cromadas nos faróis de neblina e entradas de ar que melhoram a circulação do ar, e consequentemente a aerodinâmica. Integrado ao para-choque está a grande frontal que abriga o losango holográfico destacado por um friso azul. Atrás do logo da marca está a tomada de carregamento AC/DC com tomada do tipo 2.
Na traseira as modificações são mais singelas e contempla apenas a introdução da tecnologia full LED e luzes indicadoras de direção (setas) com iluminação dinâmica.
Pela lateral o diferenciador visual fica por conta das novas rodas de 16 polegadas e repetidores de seta incorporado às carcaças dos espelhos retrovisores.
Interior inovador e ecológico
O aspecto visual do painel de instrumentos e seus agregados agrada pelo desenho mais moderno proporcionado por linhas retas e formas bem definidas. O quadro de instrumentos é uma tela de 10 polegadas que permite acompanhar todos os parâmetros necessários para a condução de um veículo elétrico. Este mostrador é configurável em informações e cores ao gosto do usuário.
No centro do painel encontra-se a central multimídia com tela tátil de 7” que permite acesso aos recursos de navegação e entretenimento a bordo. As principais funções do carro são ajustadas através dessa central que também permite a personalização de cores de exibição. O espelhamento de smartphone por Android Auto e Apple CarPlay está disponível também.
O conceito de sustentabilidade está presente nos revestimentos internos com 100% de tecido proveniente de reciclagem utilizado na versão Zen. Quatro peças plásticas visíveis do interior do veiculo são feitas com polipropileno reciclado. Até o momento, apenas peças não visíveis utilizavam esse tipo de reciclagem.
No console central a alavanca de modo de condução “e-shifter” no console central está em posição mais alta e tem o pomo revestido em couro, assim como o volante multifuncional. Com a eliminação da alavanca de freio de estacionamento sobrou espaço para incrementar os porta-objetos.
O cartão handsfree (mãos livres) da Renault substitui a chave presencial para travar e destravar o carro por aproximação, além de permitir a energização do carro pelo botão de ligar.
Em termos de ajuda ao motorista o novo Zoe E-Tech conta com alerta de ponto cego dos espelhos retrovisores externos (Intense), auxiliar de partida em aclives, radar de estacionamento dianteiro e traseiro com os sensores integrados aos para-choques e câmera de ré.
No tocante a conforto de rodagem, o gerente de produto da Renault do Brasil, Fernando Pfeiffer respondeu à minha pergunta sobre as adaptações que o novo Zoe sofreu para rodar em nosso território, onde a suspensão teve seu curso total de trabalho aumentado em 20 mm e uma calibração de molas e amortecedores específica foi desenvolvida. A conferir quando tivermos um carro em mãos.
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Mercado em transformação
A Renault vendeu cerca de 200 unidades do Zoe — palavra em grego que significa vida — no Brasil desde seu lançamento, e segundo dados apresentados, 80% desse volume foi para empresas e apenas 20% para pessoas físicas, porém sabemos que esse número acaba sendo mascarado pelos empreendedores individuais que apostam na tecnologia de carros elétricos. A Renault respondeu à pergunta de volume projetado com a afirmação que as vendas já estão abertas nas 300 concessionárias da marca. Ou seja, terá carro para todos os interessados.
O crescimento do mercado de carros elétricos em países como o nosso deve continuar de forma lenta e em duas frentes. Por um lado, os carros premium de alto desempenho ganham seus adeptos, e por outro lado os carros de custo menor e também com requinte inferior devem ter sua própria curva de crescimento.
O investimento em geração de energia através de placas fotovoltaicas já é uma realidade e vem barateando ano a ano. Se o payback de 5 a 7 anos não atrair o investimento, o dividendo mensal de ~2% é tentador, pois é difícil obter o mesmo resultado no mercado financeiro de baixo risco. Com R$ 20 mil de investimento é possível economizar R$ 400 de conta de luz todos os meses.
Esse é apenas um exemplo de como o automóvel elétrico poderá se popularizar com maior rapidez através do baixo custo do quilometro rodado, apesar de ainda ser um investimento inicial de capital elevado.
O Zoe E-Tech está disponível no Renault On-Demand, sistema de aluguel da marca francesa que passa a ser o primeiro a oferecer carro elétrico. No plano de 36 meses com franquia de 1.000 km/mês o custo mensal é de R$ 3.890. Considerando que manutenções preventivas, documentação, seguro, assistência 24 horas estão incluídos no custo mensal, é para fazer bem as contas. O programa ainda inclui entrega do veículo na casa do cliente e seguro proteção financeira para caso de desemprego involuntário e/ou incapacidade física. Hora de pegar a calculadora.
GB
FICHA TÉCNICA RENAULT ZOE E-TECH 2022 | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assíncrono trifásico transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 135 / 11.300 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 25 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção com barra antirrolagem incorporada, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,8 |
FREIOS | |
De serviço | Elétrico regenerativo complementado por hidráulico com disco nas quatro rodas, duplo-circuito em diagonal, servoassistência elétrica |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor /n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, freio de estacionamento eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J16 |
Pneus | 195/65R16H |
Estepe | kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.480 |
Carga máxima | 486 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | Não permitido |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em aço |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,25 |
Área frontal calculada (m²) | 2,16 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,54 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.084 |
Largura sem/com espelhos | 1.730 |
Altura | 1.562 |
Distância entre eixos | 2.588 |
Bitola dianteira/traseira | 1511/1.510 |
Distância mínima do solo | 140 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 338 |
Bateria (tipo, capacidade em kW·h | Íons de lítio, 52 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 140 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kW.h) | n.d. |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Três anos sem limite de km Bateria – 5 anos com limite de 160 mil km |
EQUIPAMENTOS RENAULT ZOE E-TECH 2022 | ||
Zen | Intense | |
CARACTERÍSTICAS EXTERIORES | ||
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular | X | X |
Faróis de LED | X | X |
Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas) | X | X |
Lanternas traseiras de LED | X | X |
Luz de rodagem diurna de LED | X | X |
Rodas de alumínio com acabamento diamantado | o | X |
EQUIPAMENTO INTERIOR | ||
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | o | X |
Para-sóis com espelhos de cortesia | X | X |
Porta-copos dianteiros e traseiros | X | X |
Volante com revestimento em couro | X | X |
DINÂMICA e ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA | ||
Assistente de partida em aclive | X | X |
Câmera traseira | X | X |
Controle de estabilidade e tração | X | X |
Controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade | X | X |
Direção eletroassistida | X | X |
Regeneração de energia através dos freios | X | X |
Tomada de carregamento DC 50 kW·h | o | X |
COMODIDADE e INFOTENIMENTO | ||
Abertura da portas e alarme por cartão hands-free | X | X |
Ar-condicionado de zona única com controle automático | X | X |
Câmera HD 360 | X | X |
Central multimídia com tela LCD tátil de 7″, entrada USB, função audio streaming, conexão Bluetooth | X | X |
Controle por voz | X | X |
Navegação por GPS com mapa do Brasil integrado | X | X |
Porta-objetos dianteiro | X | X |
Pré-condicionamento elétrico da cabine programável | X | X |
Sistema de áudio Premium com 7 alto-falantes e subwoofer | X | X |
Volante com ajuste de altura e distância | X | X |
SEGURANÇA | ||
Alarme antifurto | X | X |
Alerta de ponto cego | o | X |
Alerta de pressão de pneus | X | X |
Aviso de cinto de segurança desatado | X | X |
Engates Isofix para dois bancos infantis | X | X |
Quatro bolsas de ar infláveis (duas frontais, duas laterais) | X | X |
Travas de segurança para crianças | X | X |
Legenda: X – equipamento de série / o – não disponível |