Revelado há poucos meses, o Bayon é o menor suve da marca sul-coreana, para competir com Renault Captur, VW T-Cross, Dacia Sandero Stepway, Ford Puma, entre outros.
O nome Bayon remete à vila francesa de Bayonne, na região dos Pireneus, famosa pelas belas paisagens costeiras. A cordilheira dos Pireneus separa a Península Ibérica do restante da Europa, estendendo-se por mais de 430 quilômetros entre a Espanha e a França e chegando a até 3.400 metros de altitude.
Baseado na plataforma do i20, o Bayon mede 4.180 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 1.490 mm de altura e entre-eixos de 2.580 mm. O porta-malas tem capacidade para 411 litros (37 litros a mais do que o Kauai). Embora essas dimensões sejam parecidas com o as do Kauai, o novo Bayon está posicionado pelo fabricante num segmento abaixo deste.
Equipado com o sistema de segurança Hyundai SmartSense, o Bayon utiliza os mesmos motores a gasolina já usados pelo Hyundai i20. Na Europa isso significa o 1,2-litro MPi com 84 cv e câmbio manual de cinco marchas e o 1-litro T-GDi com dois níveis de potência, 100 cv ou 120 cv, estando estes dois disponíveis com sistema híbrido de 48 V como opção na variante de 100 cv e de série na de 120 cv. Com os motores 1,0 T-GDi o câmbio é automático com dupla embreagem e sete marchas ou o manual inteligente (Intelligent Manual Transmission – iMT) que dispensa o pedal da embreagem, e tem seis marchas.
O interior é idêntico ao do i20, com painel de instrumentos digital com duas telas, uma de 10,25 polegadas para instrumentação digital e outra de 8 polegadas ou também de 10,25 polegadas no centro, para infotenimento, compatível Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio. Tem espaço para cinco ocupantes.
Os faróis encontram-se separados das luzes de rodagem diurna (foto de abertura), criando uma assinatura de luz única e um visual diferenciado. Na traseira, as lanterna têm o formato de uma seta, estando ligadas entre si, reforçando a aparência ampla.
Tem a habitual garantia da Hyundai no exterior – sete anos sem limite de quilometragem (cinco anos no Brasil) – e pode ser encomendado com a pintura em dois tons, com teto em cor diferente da carroceria.
AB